-
-
341 m
26 m
0
28
55
110.27 km

浏览次数: 15次 , 下载次数: 1次

邻近 Carvalhais de Baixo, Coimbra (Portugal)

Passeio de bicicleta que sobe ao longo do vale do Rio Ceira desde a sua foz até Góis, daí seguindo para Arganil.

De Arganil continua até retomar a EN17, pela qual passa em Ramal de Pombeiro e Catraia dos Poços.
Sai da Estrada da Beira para se manter na via paralela ao IC6, atravessando Cruz de Soito, Silveirinho e Porto da Raiva. Apanha o vale do Mondego para regressar novamente a Coimbra.

As estradas são todas "secundárias", não havendo nenhum IP nem IC no percurso.
É um trajecto interessante, sempre com muitas curvas - a única parte monótona é a subida da vila de Arganil para a zona industrial, que mais não é que uma enorme recta ascendente.

As estradas que acompanham o Ceira são aprazíveis: primeiro a EN17, que sai de Coimbra pela margem esquerda do rio.
É sinuosa, tem um alcatrão excelente e sucessivas subidas intermediadas por descidas.

Sai da EN17 no 1.º cruzamento para a Lousã, continuando beira-rio até a Foz de Arouce, sem contudo o atravessar para a outra margem.
Chega a Casal do Ermio e depois Serpins - cruzando finalmente para a margem oposta, através duma bonita ponte cuja origem se sugere medieval - pouco antes da zona em que o Rio assume das suas mais espectaculares passagens: a garganta do Ceira, conhecida como Cabril.

Da estrada alcatroada não se vê o tesouro de praia fluvial que lá está escondida, mas percebe-se minimamente a profundidade que o vale ali assume no meio das enormes rochas, que no topo têm o Santuário de N.ª Sr.ª da Candosa.

Chega então à belíssima Vila Nova do Ceira e entra na EN2, que acompanha o Rio até Góis, deixando-o finalmente para trás quando se vira direito a Arganil.
No total, acompanha o Ceira ao longo de mais de 35 kms.

Pena ser quase tudo eucaliptal naqueles montes, muitos deles queimados

As estradas têm bom piso na generalidade do percurso, mas em Vila Nova de Ceira, Cruz de Soito e Silveirinho não há alcatrão, é calçada. No entanto, são trechos que se fazem sem problemas e até dão mais colorido ao percurso.

Bons passeios

评论

    You can or this trail