时间  5小时 25分钟

上传日期 2018年3月31日

记录日期 三月 2018

1,236 m

邻近 Mucugê, Bahia (Brazil)

Circuito de mountain bike partindo de Mucugê e passando pela cachoeira da Matinha.

COMO CHEGAR:
Mucugê é uma cidade serrana da Chapada Diamantina, localizada próxima da região centro-sul do Parque Nacional. É uma pequena cidade às margens da rodovia BA-142, dista 475km de Salvador, 125km do aeroporto de Lençois e 265km de Vitória da Conquista.

A TRILHA:
Saindo de Mucugê, o circuito começa pelo asfalto da rodovia BA-142, sentido Ibicoara/Barra da Estiva. Apesar de não ter acostamento, é uma rodovia pouco movimentada em condições normais, o que dá certa tranquilidade ao ciclista. Em alguns trechos, há também a opção de seguir por trilhas paralelas à rodovia. São 7.3km pelo asfalto, o trecho inicial em ligeiro declive e o restante em aclive suave.

Depois de pegar a entrada para a Fazenda Sol do Paraguassu, segue-se por um estradão em boas condições até o povoado de Caraíbas. O trecho de terra começa com um aclive um pouco mais inclinado que o do asfalto e na sequência alterna subidas e descidas curtas, os "falsos planos". São aproximadamente 17km desde a entrada no estradão até as primeiras casas do povoado de Caraíbas.

Caraíbas é um pequeno povoado pertencente ao município de Mucugê, é bem simples e não possui pegada turística. Há alguns bares que devem abrir somente no período da tarde/noite.

Antes de chegar ao miolo do povoado, toma-se à esquerda em um acesso vicinal, dando início à subida da Serra do Sincorá. O primeiro lance da subida é por uma estradinha que atravessa a vegetação de gerais, ou seja, bem aberta. Nesta primeira parte a subida possui cerca de 1.5km, mantendo, aparentemente, o mesmo grau de inclinação até o final. Após há uma breve descida, para tomar fôlego, seguida pelo segunda lance da subida.

A inclinação da segunda parte é superior aos 15%, a subida possui algumas valas e um pouco de cascalho e areia. Esta parte final tem aproximadamente 800 metros de extensão, é uma transição entre gerais e floresta, então possui algumas sombras ideiais para tomar fôlego.

Mesmo sendo bastante inclinada, a subida é totalmente pedalável, inclusive para os que precisam retomar.

Após o forte aclive, adentramos a um vale com algumas propriedades rurais. A localidade é conhecida como Capão de Correia e está inserida no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Segue-se pela única estradinha local, tomando à esquerda na primeira bifurcação. Em aclive, passa-se por duas tronqueiras, a última dá início ao single track que se estende até após a cachoeira da Matinha.

O single track tem início em uma área roçada e ampla, adiante, depois da segunda tronqueira, a trilha embrenha na vegetação local, uma transição entre gerais (cerrado) e capões de mata (próximo aos córregos). O trecho de trilha tem pouco mais de 9km de extensão e se caracteriza por: afloramentos rochosos, descidas irregulares com muitas pedras, travessias de córregos e rios, terreno arenoso, vegetação rente.

Próximo ao fim do single track está a Cachoeira da Matinha, acesso fácil por trilha com menos de 150 metros de extensão. Como não é uma cachoeira muito visitada, achei tranquilo deixar a bike encostada numa rocha e descer o restante da trilha a pé.

Saindo da cachoeira, o single track segue por mais 1km, até ter início o trecho por uma estrdinha arenosa, que dá acesso à cachoeira da Matinha e outras trilhas da região. Pela estradinha, são mais 8.3km até retornar ao centro de Mucugê, com passagem por aclives e declives suaves.

OBSERVAÇÕES:
> Pedal sem restrições, boa parte da trilha está inserida no Parque Nacional da Chapada Diamantina, com acesso livre e gratuito;

> Dificuldade técnica moderada, devido ao trecho de single track. O esforço físico é alto, devido ao fortíssimo aclive para atravessar a Serra do Sincorá, trechos de single tracks bem travados e terrenos arenosos.

> Empurra/carrega bike em trechos curtíssimos, como nas travessias dos córregos e do Rio Mucugê, trilha 99% pedalável no sentido proposto;

> Recomendo realizar a trilha nos sentido proposto, para pegar o single track com mais descidas. Se optar por fazer no sentido contrário, saiba que a dificuldade técnica e física será maior.

> Não há pontos de apoio no caminho, com exceção de algum possível comércio no povoado de Caraíbas. Leve lanche e água!

> Exposição UV altíssima. Use protetor solar!

> O trecho final, após a cachoeira da Matinha, possui sinal de telefonia móvel (CLARO);

> Sem restrições no quesito segurança, fiz boa parte do pedal sozinho em tempo de feriado;

> Parte do percurso comum ao Brasil Ride.

Mucugê

Cemitério Bizantino

Estrada de terra à esquerda