时间  3小时 8分钟

上传日期 2018年1月9日

记录日期 十二月 2017

8.1

邻近 Andaraí, Bahia (Brazil)

Circuito MTB pela região de Andaraí, na Chapada Diamantina. Maior parte do trecho por estradas de terra vicinais, com pouquíssimo movimento de veículos. Trecho final pelo asfalto da BA-142, rodovia de pouco movimento em condições normais, mas sem acostamento. Visita ao Rio Piabas, ponto de parada para banho.

COMO CHEGAR:
Andaraí é uma pequena cidade na região central da Chapada Diamantina, a 100km de Lençois e a 75km do aeroporto de Lençois. Em relação a Salvador são aproximadamente 420km. Todos esses acessos são por rodovias asfaltadas.

Há ônibus diários entre Salvador e Andaraí (linha Salvador x Mucugê), trajeto feito pela empresa Cidade Sol. Empresas como EMTRAM e Novo Horizonte fazem a ligação de Andaraí com as cidades vizinhas e com São Paulo.

O CIRCUITO:
Início no centro de Andaraí, na Praça do Garimpeiro. O trajeto começa com uma suave subida calçada, em direção à parte alta da cidade. Antes do final da subida saio à direita, por uma estradinha de terra que atravessa a BA-142 e continua do outro lado, até interceptar um estradão de terra.

É uma boa descida por uma estrada de terra dura, com pouco cascalho. Ao final é preciso manter à esquerda, seguindo reto na bifurcação. Daqui até o Rio Paraguaçu o trajeto alterna subidas e descidas suaves, predominando um ligeiro declive até o rio.

Na chegada ao rio mantenho à direita e logo desemboco na margem, por onde atravesso. Em condições normais, o Rio Paraguaçu apresenta uma profundidade razoável, abaixo de 1 metro. Atenção no caso de chuvas fortes nos dias anteriores, pois o rio pode ficar intransponível.

Depois de sair da água, é preciso empurrar a bike por toda faixa de areia. Siga em linha reta e sairá numa trilha em meio a mata, onde é possível pedalar novamente. Na outra margem sigo por uma estradinha precária, passando por algumas propriedades. A localidade é conhecida como Os Nagôs.

Depois de uma cancela há uma encruzilhada, onde sigo o caminho da direita. É um trecho de relevo suave e bastante sombreado, ótimo para o pedal. Essa estradinha vai margeando o rio Paraguaçu, embora não seja possível vê-lo. Depois de uma subida moderada, porém curta, a estrada segue em ligeiro declive até o Rancho WC, onde é preciso cruzar duas porteiras.

Adiante há uma subida pesada, porém relativamente curta. A medida que se ganha elevação a subida vai ficando mais suave e assim permanece por quase 4km até encontrar o asfalto da BA-142.

Entrando no asfalto, sentido Andaraí, é uma rampa inclinada por cerca de 1000m até uma curva à esquerda, de onde é possível ter uma bela visão de Andaraí e da serra. Adiante as descidas predominam até a ponte sobre o Rio Paraguaçu.

Logo no início da descida, há uma saída à esquerda, que dá acesso a alguns atrativos do Rio Piabas, como o Poço da Judith, Cachoeira do Papiaca e da Rosinha. O acesso para o rio é por um single track em ligeiro declive. A trilha é "espremida" em meio a vegetação lateral, então é preciso ter cuidado com troncos e galhos. A cerca de 5 minutos do rio é preciso deixar a bike, pois não compensa pedalar na trilha que se segue.

Retornando ao asfalto, é um forte declive até a ponte sobre o Rio Piabas, seguido por um pequeno aclive e, após, um ligeiro declive até o Rio Paraguaçu. Ao lado da ponte está a Toca do Morcego, que pode ser utilizado como ponto de apoio.

Saindo da Toca predomina um aclive suave até o começo das casas de Andaraí, já na Av. Paraguaçu. O track se encerra na praça do garimpo.

OBSERVAÇÕES:

> Grande parte do circuito não apresenta qualquer dificuldade técnica, sendo composto por estradões e estradinhas vicinais, com pouco fluxo de veículos. O único trecho realmente técnico é o acesso ao Rio Piabas, composto por um single track.

> Não há pontos de água pelo caminho. Recomendo o abastecimento no Rancho WC, se tiver algum trabalhador por lá. Já na parte final da rota, é possível comprar água e fazer um lanche na Toca do Morcego.

> Exposição ao tempo é alta, poucos trechos sombreados neste circuito.

> Sinal de celular em boa parte do caminho, principalmente da CLARO.

> Na Praça do Garimpeiro há opção de restaurante e lanchonete, também existem dois mercados no local.