时间  2小时 55分钟

记录日期 三月 2021

2.3
4.6

邻近 Cova, Viana do Castelo (Portugal)

O percurso tem o seu início e termina, junto à entrada do Estádio Municipal Manuela Machado ( E. M.M.M. ). Rompendo na direção do monte de Santa Luzia, depois de passarmos por um cruzeiro, em breve estaremos, nas ruínas do antigo Convento de São Francisco do Monte. A vegetação, tem tomado conta do que resta do convento, fazendo esquecer desta forma, vários séculos de história. Depois de atingirmos o arco de volta perfeita da entrada, toma-se um carreiro do nosso lado esquerdo, que possibilita uma volta pelo que resta do antigo edifício ( séc. XIV).Daqui sai um trilho, escondido entre as mimosas, que vai entroncar com o caminho florestal e que seguiremos, depois de alguns desvios, até à Área Militar, onde se situa a carreira de tiro. Depois de passar pela antiga casa da guarda florestal (CGF) , entramos num caminho à nossa esquerda. Mantendo-nos sempre neste caminho florestal, em breve encontraremos os " canos de água " , que partindo das captações no lugar de S. Mamede, foram um dos principais abastecedores de água, da cidade de Viana do Castelo. Fazendo um desvio para a nossa esquerda, nos Arcos do Fincão, vamos iniciar a subida até atingir a estrada que dá acesso à Pousada ( noutros tempos - Hotel de Santa Luzia ). Em vez de virarmos para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, ao atingir a estrada, seguimos em frente. Depois de passarmos por um banco e mesa talhados em granito, entramos num carreiro de pé posto, que nos vai levar até junto da Citânia de S. Luzia. Procura-se então o cruzamento da estrada que circunda esta zona do monte e continuamos para o Reservatório de Águas ( outro sistema de fornecimento de água à cidade, mais recente.) junto a um miradouro. Presentemente não cumpre essa função por estar tapado pela vegetação. É um local priveligiado, para, em dias limpos, observarmos a cúpula do Sameiro - em Braga. Regressa-se à Calçada das Mulas, por um carreiro que vai atingir a estrada muito perto do desvio, para aquela calçada. Descendo a calçada, atinge-se a estrada de acesso ao monte de Stª. Luzia. Temos agora de entrar na Quelha do Peneireiro, ou continuar pela estrada até perto dos Depósitos de Água. É aqui, que seguimos por um carreiro, que nos irá levar até à Abelheira, atualmente irreconhecível, dada a quantidade de urbanizações. Atingindo o desvio para o Convento de S. Francisco, continua-se em frente, até ao próximo desvio, que nos irá levar ao Ponto de Partida.

Percurso não sinalizado, embora tenha troços ou parte deles coincidentes com os da C.M.V.C.
Cartografia - Folha 40 do IGE - escala 1/25.000

calçada

calçada de acesso ao convento.
教堂

cruzeiro

convento de S. Francisco do Monte

portão de entrada - pórtico de volta perfeita encimado por três imagens.
废墟

ruínas do convento do séc. XIV e remodelado nos séculos XVI e XVIII. Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público.

direita / sobe

caminho florestal - frente

esquerda

Área militar

Carreira de Tiro
野餐

CGF

Casa da Guarda Florestal - em degradação. Nas imediações há um parque de merendas.

X / frente

linha de água

兴趣点

esquerda - desvio para os canos de água

Canos de água. Antigo sistema de abastecimento da cidade, trazendo a água das captações nas imediações do lugar de São Mamede. Construídos em granito, têm um orifício circular, para a sua limpeza.

arco / canos de água

arco para transposição da diferença de cotas e passagem da linha de água.

esquerda - Arcos do Fincão

acesso do carreiro à Citânia
考古遗址

Citânia de S. Luzia

povoado atribuído à idade do Ferro do Norte do Portugal. Tinha 3 linhas defensivas ( muralhas)

esquerda / sobe

ascesso ao miradouro e Depósito das águaS.

miradouro + depósito

miradouro + depósito de abastecimento de água

frente

acesso à estrada para atingir a Calçada das Mulas

calçada das mulas

calçada de acesso e regresso da C. Tiro
全景

miradouro

miradouro natural. Vistas para a cidade

desvio / direita

acesso Ponto Partida

carreiro

caminho de pé posto para a Abelheira. Início perto dos depósitos da água.