时间  2小时

• 景色推荐程度

1.8
3.5

邻近 Abelheira, Viana do Castelo (Portugal)

O monte de Santa Luzia é um dos cartões de visita da cidade de Viana do Castelo, coroado com o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, símbolo da da fé e persistência do povo do Alto Minho. Do seu topo, as vistas perdem-se na linha do horizonte, que só são superadas, por quem subir ao zimbório deste magnífico monumento. São muitos os trilhos, os motivos de visita e interesse, apesar da luta contra as espécies invasoras, não conseguir erradicá-las. Visitar esta cidade minhota e não subir ao monte de Santa Luzia, é esquecimento indesculpável. A pé, de bicicleta ou de moto TT, são muitos os que diàriamente se internam nos seus trilhos e caminhos florestais.

- alguns pontos interessantes.
Paisagens
Sistema de canos de água
Santuário do S. C. de Jesus de Santa Luzia.
Citânia

O início de percurso, foi estabelecido no parque de viaturas da Escola da Abelheira, em frente à pastelaria Ameadella. Utiliza-se um troço da estrada que demanda o monte, e depois da primeira capela, inicia-se a subida até à carreira de Tiro, pela calçada das mulas.
Depois das instalações militares, fácilmente se identifica a CGF, tomando aí um caminho florestal, que vai descendo o monte até junto dos canos de água. É aí que abandonamos o caminho florestal ( c.f. ) e vam;os percorrendo os canos, em granito até aos Arcos do Fincão. Passando sob o arco, tomamos um c.f. que vai subindo até atingir a estrada que faz a ligação entre a cidade, o santuário e o hotel, até à carreira de tiro. A partir daqui, depois de uma volta junto ao monumento, descemos pelo escadório até ao início da quelha do Peneireiro. Depois de a percorrer, rápidamente atingimos o ponto de partida.

- Cartografia - Folha 40 do IGE - escala 1725.000

desvio dir.

desvio à direita para o início da subida da calçada das mulas. Por onde subiam o exército com os seus animais, com destino à Carreira de Tiro.

calçada das mulas

calçada das mulas, com o piso em bom estado.

fim calçada

fim calçada, vira-se à direita. Atinge-se a estrada onde está a Área militar e mais à frente o início da carreira de tiro.

área militar - C. Tiro

Carreira de Tiro. O caminho florestal vai virar à direita e nós à esquerda, para o que resta da Casa da Guarda Florestal.
废墟

CGF(ruínas) e parque lmerendas

Casa da Guarda Florestal e parque merendas.

esq. caminho florestal

Viramos à esq. pelo caminho florestal

c. florestal

cruzamento ( X )de caminhos

X frente

linha de água

linha de Água

canos de água

antigo sistema de abastecimento de água, que era captada em vários locais da montanha. Sistema de tubos em granito, com orifícios para a sua limpeza. Ao cruzarmos com este sistema, vamos segui-lo até aos Arcos do Fincão.

canos de água.

desvio

Desvio para atravessar a linha de água, que passa sob o arco dos canos de água. Neste local, é perigoso, continuar o percurso pelos canos.

arco sobre a linha de água.

arco sobre a linha de água, que é fàcil de transpor.

ruínas - moinho

moinho de rodízio

canos de água

Retoma-se o percurso pelos canos de água, que nos vão levar aos Arcos do Fincão.

Arcos do Fincão

Os canos continuam na parte superior, atravessando o caminho. Aqui, abandonamos os canos e viramos à esquerda passando sob o arco.

camino florestal

caminho florestal, que nos vai levar à estrada que passa junto ao santuário.

esquerda sobe

subindo viramos à esquerda.
水源

fontenário

全景

miradouro natural

路口

direita escadório, junto ao terminal do funicular

escadório junto ao terminal do funicular, que foi inaugurado em 2 De JunhO de 1923

desvio à direita.

desvio à direita, para a quelha de Valverde.

quelha do Peneireiro

教堂

capela

废墟

ruinas

ruinas junto à estrada do nosso lado direito
名胜

Santuário do S.C. Jesus monte S. Luzia

Santuário cujos trabalhos se iniciaram em 1904 e terminaram em 1959. Iniciativa da Confraria de S. Luzia. A Santa Luzia é padroeira da visão, e a criação da confraria deveu-se a um militar da arma de cavalaria, que teve um grave problema na vista. Foi projetado pelo Arquiteto Miguel Ventura Terra, que entretanto faleceu e foi substituído pelo arquiteto Miguel Nogueira. Afirma-se que é inspirado no Sacré Coeur da cidade parisiense, mas há uma grande polémica sobre o assunto. As obras de cantaria ficaram a cargo do mestre - Emídio Pereira Lima e os belíssimos vitrais das rosáceas, foram executados na oficina de Ricardo Leone. O carrilhão tem 26 sinos. Na fachada principal, há uma estátua do Sagrado Coração de Jesus.

escadório junto ao Calvário

escadório

2则评论

• 的照片 Makca

Makca 2021-2-26

Muito bom! Ai quando isto passar..., até vamos dormir no Gerês/Xurês... :) :) ;)

• 的照片 TRUKA

TRUKA 2021-2-26

Até pode dar para ... pastar .....