时间  2小时 30分钟

记录日期 三月 2021

2.2
4.3

邻近 São Mamede, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso não sinalizado, com origem no lugar de São Mamede, muito conhecido pela festa do mel, na freguesia da Areosa. Neste percurso, faz-se a travessia de duas linhas de água muito importantes, na encosta virada ao mar- a Ribª.das Bouças e o Rio do Pégo. Nos períodos de grande caudal, será muito difícil a travessia da primeira nas poldras e o rio do Pégo, no Lajão. Pégo, é uma queda de água do rio do Pégo, situada no Poço Negro, e daí o nome do ribeiro. A carta militar não tem o nome correto. Subida ao Alto do Mior (A. M. ) ou miradouro das Bandeiras, excelente varanda com vistas para o oceano. Antes do A. M., faz-se um curto desvio para ver as figuras rupestres. O pequeno carreiro que sai à direita do caminho para o A, M. , percebe-se bem, mas é necessário ir atento.O penedo das gravuras tem várias cavidades circulares, designadas pias. São cavidades que se formam na superfície dos blocos graníticos. Resulta da erosão provocada pela retenção nas irregularidades ou nas fendas dos blocos. As figuras estavam visíveis com facilidade, quando o penedo foi limpo. Neste momento, percebe-se que elas estão lá, mas não é fácil identificá-las. A partir do Lajão só um há uma linha de água - o ribeiro do Pégo, uma vez que a ele, junta-se a Ribeira das Bouças. Neste percurso, também é frequenter encontrarmos os garranos, que se movimentam em liberdade, conforme os locais de pasto.

Cartografia - Folhas 40 ( Viana do Castelo ) e 27 ( Vila Praia de Âncora do IGE - escala
1/25.000.
Pontos interessantes:
- Lajão.
- Alto do Mior. e as suas vistas para o Oceano Atlântico
- poldras do ribeiro das Bouças.
- figuras rupestres.
- garranos em liberdade.

Breve resumo do percurso:
Abandona o parque de viaturas e caminha para N., tomando o caminho da esquerda. A determinada altura, vai abandoná-lo desviando para a sua direita, caminhando por um carreiro, que inicialmente vai descer. Este carreiro, após alguns desvios, vai levá-lo até um estradão florestal. Vira à sua esquerda e mantém-se no estradão, até à Casa da Guarda Florestal (CGF) que está em ruínas. Neste local, dirige-se para a sua direita com vista a atravessar o ribeiro das Bouças, nas poldras.Depois da travessia, continua no caminho fazendo dois desvios até chegar à estrada alcatroada. Vira à sua direita e vai manter-se na estrada cerca de x metros, fazendo um pequeno desvio para a sua esquerda, abandonando o alcatrão. Está agora, muito perto do Alto do Mior ( A.M.). O caminho leva-o a um cruzamento. Faz um desvio para a sua esquerda, estando atento ao desvio para as gravuras rupestres. Regressa ao caminho e continua até ao desvio para o A.M., que tem uma indicação do percurso camarário PR8. Deste local até ao A.M. é muito curto. A partir deste local, vai encetar o regresso ao ponto de partida, caminhando por uma zona um pouco indefinida, que o leva de novo à estrada alcatroada. Desvia para a sua esquerda e após alguns metros de caminhar no alcatrão, abandona a estrada, por um atalho com algum pendente, até encontrar de novo a estrada alcatroada. Segue para a sua esquerda e no próximo caminho em terra batida do seu lado esquerdo, envereda por ele. Mantém-se neste caminho, até a um desvio para a sua direita, que o leva a caminhar com o rio do Pégo à sua esquerda. Em breve, está no Lajão e daqui vai de novo até à CGF, passando por ela como fez no caminho de ida, para um pouco à frente efetuar um desvio para o seu lado direito. Está a aproximar-se do ponto de partida, mas estes últimos troços do percurso, requerem alguma atenção, pois têm alguma vegetação. Abandona o estradão num desvio para a esquerda e# conforme vai progredindo, está a ver onde deixou a viatura. Mais à frente, desvia para a sua direita descendo e subindo novamente até encontrar o primeiro desvio do caminho de ida. Não tarda nada, estará no ponto de partida.

direita

acesso ao carreiro
路口

segue pelo carreiro da direita
兴趣点

esq.

o carreiro vira à esquerda, numa zona confusa
路口

encontro com o estradão. Seguir para a esquerda
废墟

Casa da antiga Guarda florestal

Ponto de passagem do caminho de ida e vinda

Ribeira das Bouças

atravessar nas poldras

caminho florestal da esquerda

Ribeiro do Pégo

Ribeiro

direita - estrada alcatroada

estrada alcatroada

esquerda

abandona a estrada alcatroada - caminho da esquerda

cruzamento de caminhos rurais

segue para a esquerda
考古遗址

gravuras rupestres

Bloco granítico com " pias " e gravuras rupestres.
全景

Alto do Mior

全景

miradouro natural

兴趣点

troço confuso

estrada alcatroada

caminho para a estrada, virar à esquerda

caminho

desvia para a direita saindo da estrada e desce pelo atalho

estrada

chegando à estrada segue pela sua esquerda

caminho

abandona a estrada alcatroada, seguindo pelo caminho da esquerda.

caminho da direita

desvia à direita acompanhando o rio do Pégo ( à sua esquerda)

Lajão

Zona que retâm as águas do ribeiroo das Bouças e rio o do Pégo. A partir daqui, só há o ribeiro do Pégo.

. estradão

desvio para o estradão da sua direita.

caminho da esquerda

direita desce

Desvia para a direita. O caminho vai descer.