时间  4小时 35分钟

记录日期 七月 2020

3.5
7.0

邻近 São Martinho de Vascões, Viana do Castelo (Portugal)

A Paisagem Protegida do Corno de Bico (PPCB) é um extenso bosque, onde reina o carvalho roble. Acompanham-no outras espécies indígenas, que abrigam uma fauna variada. Engloba no seu interior, alguns afloramentos graníticos, cujas formas arredondadas, resultam da sua intensa meteorização, também responsável pelo tipo e permeabilidade do solo. No Outono, as diversas tonalidades das folhas, quando a Natureza começa a envelhecer, dão-lhe um brilho especial, enriquecendo a paisagem. Esta extensa área, foi florestada pelo Estado Novo , sendo, nos dias de hoje, um sítio classificado pela Rede Natura, resultante da aplicação de duas diretivas comunitárias ( Aves e Habitats).

Partimos da freguesia de Vascões, apontando ao cruzeiro de Túmio pela Portela. Continuamos até apanharmos os trilhos no coração do bosque. Não conseguimos, utilizá-los todos, devido ao último incêndio. Em breve, atingimos o VG " mais baixo" da PPCB. Depois de observarmos o planalto de Coura, regressamos até à casa da Atalaia, aproveitando os carreiros no interior do carvalhal. Regressamos ao ponto de partida, atravessando a encosta do Alto dos Morrões.

Cartografia - Folha 16 do IGE - escala 1/25.000

Este percurso, foge ao sinalizado no terreno pelo Município de Paredes de Coura. Alguns carreiros, poderão em breve, dificultar ou impedir a progressão.

Aspetos Interessantes - Trilho de ãmbito ECOLÓGICO.