时间  2小时 39分钟

路线点数 613

上传日期 2018年12月24日

记录日期 十二月 2018

  • 评分

     
  • 相关资料

     
  • 可循迹程度

     
  • 景色推荐程度

     
-
-
427 m
124 m
0
1.6
3.2
6.45 km

浏览次数: 2035次 , 下载次数: 66次

邻近 Espantar, Viana do Castelo (Portugal)

Com a chegada desta época festiva, manda a tradição que se leve a cabo uma caminhada " mais macia " , isto é - o troço final, tem que ser para o aconchego do estômago, ou seja, com os pés debaixo da mesa. A praxe recomenda ainda, que o percurso tem que ser diferente em relação ao do ano anterior - pormenor que não foi seguido com rigor, porque não é fácil deslocar o " Caçana " - para outro lugar !!! Mesmo assim, tem algumas diferenças.
Caminhando sempre muito perto, da margem direita da linha de água que vai engrossando com os regueiros da Lapa do Ladrão, dos Enxurros e da Póvoa, fomos seguindo o curso de água, para além da junção daqueles três regueiros.
Por precaução, colocamos as viaturas no lugar de Espantar, perto do Caçana, pois havia o receio que alguém se perdesse, no troço final, que é sempre o mais exigente.
Como sempre, os caudais estavam muito fortes, fruto das últimas chuvadas, que proporciona belas fotos aos rápidos ou aos poços mais conhecidos. Uma palavra de agradecimento ao anónimo que foi pintando setas, na zona do Outeiro das Cabras, pois poupou-nos a tentação de subir a encosta´, para atingirmos a ermida de São Mamede.
A caminhada tem início e fim, junto às alminhas dos moinhos de Espantar e continua junto a uma levada, até uma rústica ponte, que não foi possível atravessar. Continuamos, fazendo a travessia na ponte que liga ao parque de merendas. A partir daqui, a diferença de cota é mínima, mas fomos atentos ao piso, muito escorregadio, nalguns locais.Prolongamos o trilho até aos desvio para o antigo bosque do Porrilhão e continuamos até à ermidinha de S. Mamede, um bom local para espreitar para os lados do Oceano Atlântico, na tentativa de avistar Vila Praia de Âncora. Depois de passarmos o lugarejo de Mousela, prosseguimos junto à Encosta da Branca até à ponte, esta sim, já sobre o rio Âncora, onde há muita coisa para ver. Aponta-se então ao carreiro da margem esquerda, que nos leva até ao Poço Negro. Deste local, após uma ligeira subida, segue-se para o local de partida. Termina esta etapa, seguiu-se a mais exigente - a caminhada de pica no prato, onde o grau de dificuldade era mais elevado, prevendo-se alguns erros de navegação, o que felizmente não aconteceu.

Cartografia - Folha 27 do IGE ( Vila Praia de Âncora) - escala 1/25000

Pontos com interesse:

- o património construído - moinhos de rodízio, fontes, alminhas, ermida de S. Mamede
- património natural - rápidos e o Poço Negro
- a paisagem rural de minifúndio
兴趣点

levada

levada
野餐

parque merendas

parque merendas
瀑布

rápidos

rápidos
瀑布

rápidos

rápidos
瀑布

rápidos

rápidos

travessia

travessia
教堂

capela S. Mamede

capela S. Mamede
水源

fonte

fonte

ponte

ponte

poldras

poldras
瀑布

queda água

queda água
兴趣点

moinho da ponte - margem dir.

moinho da ponte - margem dir.
废墟

moinho da ponte - margem esq.

moinho da ponte - margem esq.
瀑布

rápidos

rápidos
废墟

antigo moinho

antigo moinho
瀑布

poço negro

poço negro

3则评论

  • 的照片 PQ@

    PQ@ 2018-12-24

    Dia completo.

  • 的照片 Nuno Naf Franco

    Nuno Naf Franco 2021-5-23

    我已使用过这条路线  查看更多

    Trilho feito no mês de abril 2020. Sempre em redor do rio Âncora e das suas quedas de água. Apenas não o considero fácil pois no vale existe dificuldade em perceber o caminho e fui dar a uma subida com uma "parede" de rochas que tive de subir. De resto as paisagens são magníficas e fáceis de fazer. Recomendo deixar a viatura junto ao "Caçana". Bons caminhos

  • 的照片 TRUKA

    TRUKA 2021-5-23

    A partir de certa altura o percurso municipal vira não sei para onde. Prosseguimos conforme registo do GPS, que permite progredir sempre, evitarndo corta- matos, para chegar ao estradão florestal. Não sei se ainda estão visíveis, mas o percurso junto ao regueiro ( ainda não é rio Âncora) estava sinalizado ( e bem ) por umas setas cor de laranja. Há sim umas rochas para subir ou ladear. Sem dúvida que a parte mais difícil do percurso, é a saída do Cassana. Por isso é que se recomenda deixar as viaturas por perto, para ninguém se perder. Nos dias de fortes caudais, fazer o percurso até ao Poço Negro, pode ser perigoso. Há um caminho, antes da ponte, na estrada alcatroada que permitia chegar ao Poço Negro, mas está com muita vegetação. Boas caminhadas

您可以这条路线