时间  4小时 49分钟

记录日期 三月 2021

3.4
6.8

邻近 São Mamede, Viana do Castelo (Portugal)

O trilho desenvolve-se no território montanhoso, denominado serra de Santa Luzia. Trata-se de uma montanha onde dominam as rochas graníticas, fazendo parte de um anfiteatro com altitude crescente desde a orla costeira, até aos píncaros das serras do Soajo e Gerês. A área planáltica mais elevada, corresponde à Chã de Carreço e culmina na pequena elevação do Talefe, também denominada Guarita do Couço. Este local é um excelente miradouro natural, mas há outros espalhados pela serra. Zona pouco arborizada, onde pontifica o eucalipto, espécies infestantes e grandes áreas de urze e mato. Daí, ter sido esta zona, desde tempos muitos antigos, utilizada para o pastoreio e fornecedora do mato, para a produção de estrume, o adubo orgânico natural, utilizado nos campos da orla costeira, ou seja, nas veigas da plataforma litoral.
A área por onde o trilho corre, é também a área dos garranos - " os burros da Chão " , cavalo de pequeno porte, criado em liberdade e bem adaptado a este ambiente montanhoso, de clima hostil, e aos caminhos da serra - íngremes e pedregosos. Estiveram em vias de extinção, quando os baldios passaram para o regime florestal, e também devido à desertificação rural. A sua dieta alimentar, concorre para a prevenção do risco de incêndio, dadas as quantidades de matéria fibrosa de elevada carga térmica, que é capaz de digerir. Esta serra é pois, um espaço priveligiado para os observar.

Este trilho não está sinalizado, embora um ou outro troço, coincida com os percursos da C.MV.C. Vai necessitar de meios auxiliares de navegação. Por outro lado, na zona aplanada é fácil de estabelecer a rota.

- Cartografia - folhas 40 ( Viana do Castelo ) e 27 ( Vila Praia de Âncora ) do IGE - escala 1/
25000.

Pontos de interesse :
As chãs de Areosa, a da Carvalha e a de Carreço
A zona recuperada dos antigos viveiros florestais da Fonte de Loçã ( chã da Carvalha - Areosa).
Vistas do Talefe e outros pontos altos.
Garranos.
Rio de Oliveira ( que vai desaguar ao Ribeiro de Cabanas ( Afife ).
Ribeiro de Bouças( um dos braços, nasce na zona dos antigos viveiros ).

Descrição do percurso:
Abandonando o parque de viaturas em S. Mamede, tem à sua direita uma estrada alcatroada ( considera-se que o percurso é feito no sentido do percurso - ponteiros do relójio). Opta pelo caminho do meio, que o vai levar a subir gradualmente a encosta. Mais à frente, vai abandonar este caminho para entrar num carreiro à sua esquerda. Continue por este carreiro, embora, mais à frente, vai ter de o abandonar, tomando à esquerda um outro carreiro, que o levará aré ao encontro com o estradão florestal. Vira à sua direita e mantém-se no estradão durante cerca de 320 metros. Aparece um caminho à esquerda, por onde seguirá, levando-o a passar junto do Ribeiro de Bouças e ao cruzamento com um novo estradão. Entre os dois estradões são cerca de 1 km. Ainda está na chã da Areosa. Vira à sua esquerda e mantém-se no estradão cerca de 420 metros. Vai deparar-se com um caminho de subida íngreme, muito danificado pela erosão, que o vai levar ao parque das eólicas tendo à sua esquerda o VG do Porqueiro. Entre o abandono deste estradão e o cruzamento com o da Chã de Carreço são cerca de 1080 metros. Está agora na Chã de Carreço. Foge do estradão e corta para o rio de Oliveira depois de passar a lagoa, não sendo mais de 690 metros. Ao chegar ao desvio de trilhos, segue para o curral onde ferram os garranos. Entre o curral e o desvio são cerca de 480 metros. Atravessa o curral e abandona-o pelo ponto indicado. Até ao próximo estradão vai seguir um caminho de pé posto, onde a vegetação é abundante. Sai, para o próximo estradão, depois de passar um portão. Progride na direção do VG de SAnta Luzia ( Talefe). Antes do Talefe ( Guarita do Couço),sai do estradão florestal e caminha por um carreiro que vai subindo a encosta. Tem alguns mariolas. Entre o desvio e o Talefe são cerca de 480 metros. Aproveite para descansar e retemperar as forças, ao mesmo tempo que vai observando a paisagem em redor. A partir daqui a navegação está facilitada, pois pode observar com facilidade, os antigos viveiros da Fonte de Louçã, na Chã da Carvalha, recuperados pela Associação dos baldios da Areosa.
Continue pela cumeada até encontrar de novo o estradão. Daqui ao ponto alto seguinte são cerca de 600 metros. Pode no entanto, continuar no estradão e seguir para muito perto dos antigos viveiros florestais, com um excelente parque de merendas. Seguindo de novo pelo estradão florestal, vai progredindo, para a subida ao novo ponto alto, que dista do desvio 370 metros. Aqui as vistas são magníficas. Está de novo na Chã da Areosa e deste miradouro natural até encontrar o próximo estradão florestal, serão cerca de 1500 metros. Tem que que estar atento, pois tem dois desvios para fazer. Ao atingir este, mantenha-se nele cerca de 300 metros e tome um dissimulado desvio à sua esquerda. Deste ponto, vai descendo a escosta por um caminho mariolado, até passar a carreiro. Entre os dois pontos não encede os 630 metros. Continuando no carreiro, encontra mais à frente um cruzamento de caminhos, onde está um antigo abrigo de pastores em ruínas.Segue pelo caminho da esquerda e um pouco mais à sua frente encontra uma linha de água. Está perto do Ponto de Partida. Mais umas centenas de metros estará no parque de viaturas, depois de atravessar o povoado de S. Mamede.

frente

esquerda - carreiro

virar à esquerda para o carreiro

virar à esquerda

manter no estradao

caminhar no estradão

esq - abandonar o estradão

tomar o caminho do lado esquerdo do estradão

ribeiro das Bouças

esq.

desviar para a esquerda

direita - sobe eólica

tomar o carreiro da direita, subindo até aos geradores eólicos

dir- estradão

desviar para adireita seguindo pelo estradão

esq - estradão

tomar o estadão da esquerda ( por pouco tempo )

dir.

desviar para a direita

lagoa

rio de Oliveira

carreiro - direita

tomar o carreiro do lado direito

direita - carreiro

tomar o carreiro à direita

照片

curral de ferrar os garranos

saída do curral

zona de saída

caminho certo

trilho pouco definido devido à vegetação

portão

saída

cruza frente

atravessar estradão e seguir em frente

esquerda

abandonar o estradão, para subir ao Talefe

Talefe

esquerda para o estradão

abandonar estradão

ponto alto

pequeno outeiro

X FRENTE

Cruzar e seguir em frente

DIR

carreiro

废墟

esquerda

Virar à esquerda neste local - antigo abrigo pastoril

l.inha de água

passar pelas rochas
教堂

São Mamede

Pequeno lugar da freguesia de Areosa ( Santa Maria de Vinha de Areosa) onde se realiza em Agosto, a festa do Mel. Acolhedor e pitoresco aldeamento, na base da serra.