时间  3小时 18分钟

记录日期 九月 2020

2.0
4.0

邻近 Vila Franca, Viana do Castelo (Portugal)

Com a previsão de precipitação para o início da tarde, sem muito espaço temporal para grandes caminhadas, optamos pelo monte de Roques, também conhecido pelas gentes das suas redondezas, por monte Santinho. Situa-se bem perto da cidade de Viana do Castelo, na margem esquerda do rio Lima. O seu ponto mais elevado, oferece excelentes vistas, para a Ribeira Lima. Encerra no seu seio, um dos maiores castros do noroeste, coroado pela " Pegadinha ", rochedo associado à lenda do santo venerado no monte de S. Silvestre, do outro lado do rio e no seu alinhamento. Contém ainda ouitras curiosidades naturais, comos os penedos do rato e do galo. Uma vez que, da parte da tarde, estava agendada uma importante reunião gastronómica, escolheu-se um itinerário acessível e curto, para matar o " vício", dos que não dispensam um passeio pela serra. Há um trilho sinalizado, que não utilizamos, partindo do largo das Neves. Também se pode aceder a partir de Subportela, itinerário que segui em 2005 e bem mais simples, que este, subindo desde a Parinheira até ao topo e regressando pela Portela.

Itinerário:
Partimos junto à Igreja de Vila Franca, continuamos pela estrada do padre Quesado, caminho do Manco, caminho de Figueiredo, corta mato ( pontos 7 e 8 ), estrada das Vilas, até encontrar o acesso ao monte. Fomos subindo e paramos no VG ( o marco branco, como também lhe chamam ), donde avistaríamos uma bela paisagem , se as mimosas deixassem. Passamos por uma uma das muralhas do castro, progredimos até ao balneário, acrópole, penedo da pegadinha, chegando assim à crista do monte, a ver a paisagem. Regressamos pelo caminho florestal e paramos na Boca da Serpe. Descemos até encontrar o caminho do Rapadeiro e terminamos no ponto de partida, com a chegada da chuva.

Cartografia - Folha 40 do IGE ( Viana do Castelo ) - escala 1/25.000
Notas :
i - Corta mato - o corta mato é desnecessário. Pode ser evitado, andando mais um pouco,
para apanhar a estrada das Vilas.
ii - O desvio para o penedo do galo e do rato, tem muito mato, como aliás todo o monte.
iii - Os monumentos escavados, não têm placas de identificação e informação.
- Pontos interessantes.
. Penedo da pegada.
. Acrópole.
. Casa circular
. Balneário
. As vistas a partir da crista do monte.