时间  一小时 35分钟

记录日期 三月 2021

1.1
2.2

邻近 Abelheira, Viana do Castelo (Portugal)

Já muito se tem escrito, sobre a excelência das vistas a partir do monte de Santa Luzia. Melhor ainda, só do zimbório do santuário, para aqueles que se aventurarem a subir as escadinhas. Apenas acrescentava, que a conceituada National Geographic, também se perdeu de amores por estas paisagens, considerando-as, umas das melhores vistas panorâmicas do Mundo. Têm tudo - mar , rio, montanhas, praias na faixa litoral, enfim, tudo que consegue encher o ôlho humano. Não é porém, o único ex-libris da cidade, pois Viana do Castelo, tem muito mais para nos surpreender.
Desta vez, escolhi um itinerário que fazia parte dos roteiros dos vianenses entre 1950 / 1960, quando os meios de transporte e os recursos, eram escassos. Passeatas muito asgradáveis, aproveitando as quelhas do Penereiro e do Camarido, juntando-lhe a calçada das mulas e parte do escadório. Lá em cima, faziam-se os pique-niques, nos parques de merendas, com mesas e bancos talhados, no granito da região. Chegar ao Santuário, cujo padroeiro é o Sagrado Coração de Jesus, era meio caminho andado, pois a partir dali, partia-se para os merendeiros e a regressava-se à cidade, pela " tardinha ".

Cartografia - Folhas 40 ( Viana do Castelo ) do IGE - escala 1/25.000.

Descrição : Depois de estacionar no parque junto à Escola da Abelheira, toma a estrada para Santa Luzia, caminhando pelo passeio do seu lado esquerdo. Vai passar o nó da saída para o monte de S. Luzia, continuando em frente. Na próxima passadeira para peões, muda para a outra berma. Vai passar pela capela de S. J. d´Arga e logo a seguir vira à direita, iniciando a subida pela quelha do Peneireiro. Como é de declive acentuado, aproveite as paragens, para olhar para o rio Lima. Continue, até encontrar a estrada principal. Aqui, vira à esquerda e depois de umas dezenas de metros de caminhada, toma o escadório que se inicia do seu lado direito. Vá aproveitando as paragens, para apreciar a paisagem. Depois de mais uma travessia de estrada, vai deixar o escadório e chegar à base do Santuário. Aproveite para observar a fabulosa paisagem, que dali se observa. Continue pelo parque, podendo aproveitar para tomar uma bebida no equipamento de apoio. Continuando, suba as escadas até atingir de novo a estrada principal. Num dos parques de merendas, observa-se no seu todo, a serra d´Arga. Continuando pela estrada, vai passar junto à Citânia ( em terrenos da freguesia da Areosa ), e mais à frente toma um caminho à sua direita. Este, vai desembocar na estrada para a Carreira de Tiro. Se pretender visitar o Reservatório e o antigo miradouro, faz um desvio à sua esquerda e depois, regressa à estrada. Mais à frente, desvia para a sua direita, tomando a calçada das mulas. Conforme vai descendo, as paisagens vão abrindo. Esta calçada, termina na estrada. Atravessa-a , e toma de imediato a quelha do Camarido, que o vai levar de novo à capela de S. João d ´Arga, ficando esta à sua direita, numa curva . Está na hora de regressar, pelo caminho inicial.

Pontos de interesse:
- Panorâmicas
- Santuário e Citânia
- os antigos caminhos e o escadório.
- funicular ( 8 minutos).

esquerda

casa funicolar

terminal do funicular e fim escadório
名胜

Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Santuário Sta. Luzia - O padroeiro é o Sagrado Coração de Jesus. Obras iniciadas em 1904 e terminadas em 1954. Risco do arquiteto Miguel Ventura Terra, que entretanto acabaria por falecer, tendo sido substituído pelo colega Miguel Marques. Afirma-se que é inspirado no Sacré Copuer de Paris, o que era rebatido por Ventura Terra. Há porém grande polémica sobre esta questão.Carrilhães de 26 sinos e vitrais magníficos. Não falta documentação sobre este templo.
公园

Parque e Jardim

Parque , jardim e equipamento de apoio, aos visitantes.

escadas

escadas - ligação entre o parque e a estrada para a Citânia - C. Tiro e Pousada

野餐

parque de merendas

direita

direita para um caminho paralelo À estrada.

cruza

cruza estrada

Reservatório

Reservatório de água para abastecimento de água.
全景

antigo miradouro

antigo miradouro . Hoje completamente tapado pela vegetação. Em dias limpos, via-se a cúpula do Sameiro ( Braga).

direita

desvio para a calçada das mulas

Calçada das mulas

Calçada Por onde seguiam os cavalos carregados com equipamento militar, para a C. de Tiro

cruza frente

Atravessar a estrada e seguir pela quelha

Quelha do Camarido

Quelha do Camarido. Ligação entre a calçada das mulas e a capela de S. João d´Arga

Esquerda, após a capela ( do nosso lado direito).

Início da quelha do Peneireiro, com a capela à nossa direita.
停车场

Ponto de partida e chegada.

Ponto de Partida - frente à pastelaria Ameadella
教堂

capela S. J. D´Arga

capela

capela à direita

Capela S. João d? Arga. Fica à nossa direita na curva que antecede a estrada.

início escadório

Coincide com o início do Calvário. Vai até ao terminal do funicular, após atravessar a estrada.