时间  3小时 3分钟

记录日期 十二月 2020

2.6
5.2

邻近 Vacaria, Viana do Castelo (Portugal)

Aproveitando a folga dada por São Pedro, até ao início da tarde, resolvemos dar umas voltas pelo monte da Padela, de forma a atravessar o povoado da Vacaria, antiga branda do convento Beneditino de Carvoeiro. Percurso modesto, sem sinalização, ao sabor do tempo disponível, entroncando por vezes com o PR23 - Trilho dos Sobreiros.
Partimos da capela de Santa Justa, local com excelente vista para o vale do rio Neiva, em dias limpos, parando num pequeno miradouro, que permite umas longínquas vistas para o vale do rio Lima, conforme indica a placa do PR 23. Passamos à ilharga do Pena Ruiva, sem o visitar, face à densidade de giestas a vencer, ainda por cima carregadas de gotículas de água. Continuamos até Lubegada, na freguesia de Portela Susã e começamos a caminhar na direção do VG do Cruzeiro. As fragas estavam muito escorregadias e não arriscamos chegar até à " garrafinha". Descemos para Agros e distraidamente entramos numa propriedade particular ( ver Waypoints - caminho errado), onde nem o dono e o cão deram por ela !!! A solução está em, ao sair da última capela, continuar pelo caminho alcatroado. Descemos por um carreiro, a precisar de limpeza e atravessamos a Vacaria, continuando até ao ponto de partida. Nesta última parte, fomos abençoados pelo São Pedro, confirmando o previsto pela metereologia.

- Pontos interessantes - Vacaria e Agros, povoados nas zonas aplanadas, com área para
o apascento do gado, que pertencia ao vizinho mosteiro.
- A área mais elevada onde se desenvolve o trilho, em termos de cobertura arbórea está
carregada de giestas, tojo, e outras, embora se verifique um intenso trabalho de limpeza.
Não faço ideia, como seria noutros tempos, a floresta original desta área.
- Capelas - Não faltam capelinhas nesta zona do monte - Sta. Justa, Srª da Boa Viagem.
- Vistas - em dias limpos para o vale do Neiva e lima e também, para o pequeno oásis que
forma a ribeira do Lourinhal.