时间  2小时 51分钟

记录日期 三月 2021

2.3
4.7

邻近 São Mamede, Viana do Castelo (Portugal)

Sem grande liberdade para extensas caminhadas, decidi revisitar os antigos viveiros da Fonte de Louçã, na Chã da Carvalha, da muito antiga freguesia de Areosa. Foram criados no tempo do Estado Novo, na época em que os Serviços Florestais, tomaram conta de forma compulsiva, os baldios de Areosa ( e também Carreço, Afife e Outeiro ) integrando-os no Regime Florestal. Espaço que em boa hora, foi recuperado pela Comissão dos Baldios da Areosa e são um pequeno oásis, na Chã da Carvalha, inserida numa Chã muito maior - a "Chão" da Areosa ( designação popular de Chã ) no planalto da serra de Santa Luzia. Aproveitei, como o dia estava primaveril, e fui visitar o " penedo da era " que faz a delimitação das freguesias de Outeiro (O) e Areosa (A). Neste território serrano, dominam as rochas graníticas, com pequenos afloramentos. Paisagem serrana, dominada pela penedia e vegetação rasteira e arbustiva, muito procurada no período da 2ª. Guerra Mundial, para a extração do Volfrâmio ( quem estiver atento, ainda encontra escombreiras ). A chã da Areosa foi desde tempos muito recuados, utilizada para o pastoreio e para o fornecimento do mato, com vista ao fabrico do estrume, fertilizante orgânico, para adubar os campos férteis da veiga, na plataforma litoral.
Percurso sem grandes exigências, em que o Talefe ( Guarita do Couço ) vai servindo de guia, a partir do momento em que abandonamos o estradão florestal e que faz a ligação desde a Carreira de Tiro até à Senhora da Cabeça, atravessando esta montanha minhota.

Pontos interessantes.
- Miradouros ( naturais ) com paisagens para todos os gostos. Serra, rio e mar. Em dias limpos, as serranias minhotas estão lá todas, até à serra Amarela.
- Vistas para as Torres Eólicas no Oceano Atlântico.
- Antigos viveiros da Fonte de Louçã, agora recuperados.
- Penedo da Era.
- Escombreiras - exploração do Volfrâmio.

Cartografia - Folhas 27 ( Vila Praia de Âncora ) e 40 ( Viana do Castelo ) do IGE - escala 1/25.000

Trilho não sinalizado, pelo que vai precisar de GPS, a menos que seja conhecedor da zona.
Ponto de Partida - Parque do aldeamento de S. Mamede ( da freguesia de Areosa).

linha de água

braço que vai alimentar o ribeiro de Pégo. Pégo é a queda de água no poço Negro. Mal escrito na carta militar

esquerda

废墟

ruinas

antigo abrigo pastoril. Já conheceu melhores dias. O carreiro de regresso, vem aqui ter

cruzamento de caminhos

desvio para a direita

direita

cruzamento de caminhos

cruzamento

cruzamento - desvio para o caminho da direita

cruzamento com o estradão florestal

desvio para a esquerda

cruzamento da caminhos.

desvio para a direita. PLaca indicando a direção dos viveiros florestais.

frente

seguir em frente. À nossa direita está uma torre eólica. No regresso vai virar à esquerda para subir ao miradoro.
路口

seguir pela estrada das eólicas.

desvio esquerda.

seguir pelo bosque à esquerda.

linha de água

afluente do das Bouças

poldra

Viveiros da Fonte de Louçã

antigos viveiros dos S. Florestais e parque de merendas.

esquerda.

Saímos do caminho. subindo para atingir o miradouro ( natural).
全景

兴趣点

desvio para a esquerda

abandona o estradão florestal

caminho certo e mariolado.

atenção aos mariolas
兴趣点

o caminho passa a carreiro

carreiro de pé posto - sem mariolas
水源

fontenário

照片

Tanque de apoio no combate aos incêndios.

apoio a incêndios - vista para as eólicas no mar.