时间  7小时 39分钟

路线点数 1945

上传日期 2020年8月24日

记录日期 八月 2020

-
-
1,186 m
437 m
0
3.9
7.9
15.71 km

浏览次数: 143次 , 下载次数: 8次

邻近 Fafião, Vila Real (Portugal)

Partimos da Portela do Monte, com destino à Sesta da Amarela, miradouro natural de um imenso território serrano, onde a Natureza arranjou forças e engenho, para modelar a paisagem. Daquele enrocamento granítico, aparecem-nos alguns dos mais emblemáticos cabeços da serra. O sossego que dali se desfruta, convida-nos a ficar, saboreando aqueles momentos únicos e tentando adivinhar os mais diferentes e variados sítios, que se deparam na nossa frente. Portas Ruivas e o que resta do carvalhal no fundo do vale, Iteiro d´Óvos, Borrageiro, o fojo de Pincães, Touça, a cabeceira do rio do Laço, e tantos outros locais, estão ali na nossa frente. Deixando o marco triangulado, ainda se pode avançar mais um pouco. para observar com mais atenção o ravinoso vale, até à Touça.
Abandonando o lugar de Fafião. passamos pela fonte da Regideira com destino à ponte da Matança. A Lage da Figueira lá estava atenta, à nossa passagem. A partir da ponte, o trilho está um pouco fechado, obrigando-nos a progredir com atenção, para escolher o caminho certo. Num pulo estavamos no Bebedouro ( ou Bebedoiro) e no curral, há muito abandonado. Continuamos subindo para o Cortiço, passando um " portelo " em pedra, e andando até ao cruzamento de carreiros. Decidimos rumar para o curral da Amarela, deixando para outra altura a visita ao Lagarinho. Não foi uma boa opção, pois o carreiro está muito fechado. Os cantis estavam vazios, pelo que fomos à fonte da Amarela, onde brotave um minúsculo fio de água, que deu para contrariar a sede. Da nascente, caminhamos até à velha carvalheira do curral da Amarela, saboreando a única sombra visível naquela área serrana.
Prosseguimos para a Sesta da Amarela, regressando àquele curral e orientando a marcha para vermos parte da cumeada N dos Bicos Altos. Atalhamos para o caminho de pé posto que vem do Estreito, só parando no Pradolã. A sua nascente, encontrava-se muito debilitada, pelo que descemos para a Carvalhosa e daqui ate à fonte do Salgueiro, onde conseguimos de novo, encher os cantis. A partir desta fonte, tivemos por companhia o pastor do curral do Salgueiro, que fez questão de descermos ao rio pelo estradão florestal. A partir da ponte, é mais uma subida custosa, até ao ponto de partida, mas todos sabemos que, em Fafião, ou se sobe ou se desce.

- Cartografia - Folhas 31 ( Outeiro ) e 44 ( Ruivães ) do IGE - escala 1/25.000

- Currais - Bebedoro, Cortiço, Amarela, Pradolã e Salgueiro.
- Fontes - Regideira, Amarela, Pradolã e Salgueiro.
- Lapa da Figueira.
- Ponte da Matança.
- Sesta da Amarela.
水源

fonte da Regideira

fonte da Regideira

ponte da Matança

ponte da Matança
照片

ponto alto

ponto alto
照片

Bebedouro

Bebedouro
照片

curral do Bebedouro

curral do Bebedouro
照片

Cortiço

Cortiço
照片

ponto alto

ponto alto
水源

fonte da Amarela

fonte da Amarela

carvalho centenário

carvalho centenário
全景

Sesta da Amarela

Sesta da Amarela
全景

vista para Portas Ruivas

vista para Porta Ruivas
照片

curral da Amarela

curral da Amarela
照片

vista para os Bicos Altos

vista para os Bicos Altos
山间小屋

curral Pradolâ

curral Pradolâ
水源

fonte do Salgueiro

fonte do Salgueiro

评论

    您可以这条路线