-
-
302 m
18 m
0
2.8
5.5
11.05 km
浏览次数: 176次 , 下载次数: 11次
邻近 Pedrogo, Porto (Portugal)

Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure
PARQUE DAS SERRAS DO PORTO
O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.
Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).

TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO
O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…
DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL
O trilho, conforme o próprio nome designa, percorre a Serra do Castiçal, que com uma altitude de 324 metros é a 3050º elevação de Portugal Continental. Está situada no concelho de Gondomar, a leste de Belói, a nordeste de Salgueiro e ao sul de Serra de Pias. Neste percurso é possível o contacto com a natureza e o desfrute da paisagem, bem como o contacto com um aglomerado rural como o de Belói. O percurso é realizado por caminho florestal, onde predominam os eucaliptos. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.
Iniciamos o trilho em Belói, na Rua do Ramalho, na margem direita do Rio Ferreira, não sabemos se será o local oficial de inicio e fim deste trilho, mas aqui encontramos um amplo estacionamento e serviços de apoio. No local não encontramos qualquer painel informativo ou sinalética do percurso, atravessamos a ponte sobre o Rio Ferreira e pouco depois à nossa esquerda seguimos a escadaria de acesso à Capela da Nossa Senhora das Mercês, onde encontramos a sinalética de PR e GR.

A Capela de Nossa Senhora das Mercês foi construída em 1834, por um proprietário do Lugar de Belói, a expensas suas, por benesses recebidas, manifestando, deste modo, a Nossa Senhora das Mercês as graças recebidas. Foi durante todos estes anos, até 1994, o único lugar de culto da zona Sul da freguesia, onde se celebravam todos os atos de Culto. Conta-se que foi construída pelos habitantes do lugar de Belói em especial pelos "Lavradores" como agradecimento a Nossa Senhora pelas mercês concedidas, daí advém o nome: Capela Nossa Senhora das Mercês. Sofreu várias obras de remodelação, o que originou alterações do seu traçado original.
O percurso atravessa o casario de Belói, pela ingreme Rua Nossa Senhora das Mercês, até intersetar a estrada N209-1. Percorremos 300 metros da estrada para seguir à nossa direita por um caminho florestal, onde predominam os eucaliptos, que em ziguezague nos faz vencer o principal desnível do percurso. Na cumeada, o amplo caminho florestal dá lugar, por alguns metros, a um trilho de pé posto, onde as panorâmicas são o principal atrativo. Voltamos a caminho florestal, descemos ligeiramente, aqui requer alguma cautela, intersetamos outro PR podendo levar a erros de orientação.
O trilho continua por amplo caminho florestal até ao ponto culminante do percurso, o alto da Serra do Castiçal. Não chegamos aos 324 metros de altitude, o PR mantem-se pelo caminho florestal e não encontramos nenhum acesso evidente até ao conjunto rochoso do cume da Serra do Castiçal. Mesmo assim, nesta cota mais baixa, tivemos panorâmicas sobre Gondomar, Fânzeres, São Pedro da Cova e o Rio Douro.

Atingido o ponto mais alto do percurso, iniciamos a descida em direção a sul. Continuamos por caminho florestal, onde a vegetação predominante continua a ser o eucalipto, dois quilómetros depois estávamos nas Lagoas de Midões.
As Lagoas de Midões, situadas na confluência das freguesias de Gens, Foz do Sousa e Covelo são vestígios de antigas minas de carvão, encerradas por volta de 1927. A zona, em forma de vale, densamente arborizada por eucaliptos e pinheiro bravo tem quatro lagoas de um azul intenso dispostas ao longo do vale, atualmente só se tem acesso fácil às duas lagoas de cima.

Agora o trilho segue para norte, continuamos por caminho florestal, onde a vegetação predominante continua a ser o eucalipto. Intersetamos uma linha de água e uma levada, voltamos a subir ligeiramente por um antigo caminho entre muros, recentemente limpo e paralelo ao amplo caminho florestal, para iniciar a descida até à estrada EM611, que intersetamos por 50 metros. Seguimos à direita pela Rua do Soutinho que desemboca no caminho florestal da margem esquerda do Rio Ferreira.
O Rio Ferreira inicia o seu percurso, em labirinto, na freguesia de Campo, concelho de Valongo, desaguando as suas águas tão apetecíveis por turistas, veraneantes, pescadores e população em geral, no rio Sousa, este afluente do famoso Rio Douro. Serviu este rio em tempos idos, de praia muito animada e concorrida, de regadio dos campos que lhe limitam o leito, de instrumento de grande e verdadeira higiene às gentes que habitavam nas suas proximidades, que aproveitando os seus "braços" mais propícios e/ou "levadas" mais acessíveis lavavam, nas suas águas grandes "carregos" de roupa.

O caminho da margem do rio desemboca na Rua Aldeia de Belói, e daqui até à Rua do Ramalho, ponto de inicio e fim deste trilho é um instante.
FICHA TÉCNICA
Realização: 9 de janeiro de 2021
Percurso: Belói - Alto da Serra do Castiçal - Lagoas de Midões - Belói
Distancia: 11,0 km
Duração: 3h09min
Tempo em movimento: 2h26min
Tempo parado: 0h43min
Movimento médio: 4,6km/h
Acumulado positivo: 531m
Acumulado negativo: 527m
TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE DAS SERRAS DO PORTO
MUNICÍPIO DE GONDOMAR
TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DO VOLFRÂMIO - SERRA DAS FLORES
TRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS
TRILHO DE BELÓI - ALTO DA PENECA
MUNICÍPIO DE PAREDES
TRILHO HISTÓRICO - SERRA DE SANTA IRIA
TRILHO DO VALE DO TORNO - SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DA RIBEIRA DE SANTA COMBA
TRILHO DE ALVRE
TRILHO DOS MOINHOS
TRILHO DE PIAS E CASTIÇAL
TRILHO DO MEL E DO OURO ROMANO
MUNICÍPIO DE VALONGO
TRILHO DO CASTELO+CORREDOR ECOLÓGICO+ROMANOS

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.
Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.
If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.
A equipa Caminhantes

Tagarelas do monte 2021-1-24
我已使用过这条路线 查看更多
相关资料
可循迹程度
景色推荐程度
简单
O início é bom para aquecer. Obrigado pela partilha. Boa caminhada
Caminhantes 2021-1-24
Olá ct2jzr!
De facto a maior parte do acumulado positivo é feito nos primeiros quilómetros.
Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.