时间  8小时 35分钟

路线点数 1956

上传日期 2020年7月14日

记录日期 七月 2020

  • 评分

     
  • 相关资料

     
  • 可循迹程度

     
  • 景色推荐程度

     
-
-
1,267 m
726 m
0
4.6
9.3
18.52 km

浏览次数: 237次 , 下载次数: 9次

邻近 Sirvozelo, Vila Real (Portugal)

A primeira vez que me deparei, com o problema da travessia da Ribeira da Dola, foi em Agosto de 2008, num dia , como este, de muito calor. Já naquela altura, não era fácil, e havia menos alternativas. Recordo-me bem, que o problema não foram os caudais, mas a forma de progredir no terreno.
Uma vez chegados à margem esquerda do ribeiro, depois de atrvessar o seu leito seco, fomos recebidos pelo mato. Passados tantos anos, o problema mantém-se, mas muito mais difícil, devido à densidade e altura da vegetação. Nota-se que a área ardeu. Decidimos utilizar, a passagem pela ponte pedonal, obrigando-nos a enfrentar o Alto de Pejeiroz. De início, ainda há uns mariolas, mas à medida que a vegetação aumenta, torna-se mais complicado. Depois de uma dura batalha com a carqueja, giesta, urze, silvas e os seus associados, de grande porte e densos, conseguimos submergir, quando avistamos a primeira clareira. A partir daqui, orientamos a marcha. no sentido de ir ter com um velho carreiro, que nos levou à " portela " do Alto da Abelheira. Os mariolas são muito antigos e a espaços o carreiro desaparece, ora tomado pelos fetos ou noutras zonas, coberto de mato, obrigando a desvios. Passada a portela, baixamos para um bosque na margem direita do Corgo da Pala Nova, onde paramos. Daqui até ao topo dos Cornos de Candela, ainda rende, mas o esforço é merecido. Os Cornos de Candelas represemtam o limite oriental, da glaciação da serra do Gerês, sendo para alguns, um ponto de referência na travessia da serra. Regressamos por Urzelo, com muitos carreirros fechados pela vegetação. Valeu, pela fonte que encontramos, reabastecendo os cantis. A descida para a margem esquerda da Dola, foi outro desafio. Fomos seguindo uns mariolas, conseguindo atravessar a ribeira, num dia em que o mato foi rei. A travessia do seu leito, nesta altura não apresenta dificuldades. A tenacidade dos dois companheiros, de aventura, foi determinante, para concluirmos a atividade. Foi bem merecida, a comemoração, nas termas do Cabril.

Cartografia - Folha 31 do IGE (Outeiro) - escala 1/25.000

Percurso - muito exposto, com poucas sombras. Dficuldades nas travessias e descida para Urzelo.

O que se pode ver do topo dos C.Candelas - Desde os mais recõnditos currais, até á cumeada da linha de fronteira.

ponte pedonal

ponte pedonal
照片

ponto alto

ponto alto
照片

portela da Abelheira

portela da Abelheira

bosque junto ao Corgo da Pala Nova

bosque junto ao Corgo da Pala Nova
高峰

Cornos de Candelas

Cornos de Candelas
兴趣点

zona aplanada

zona aplanadal
山间小屋

Urzelo

Urzelo

Travessia

Travessia
高峰

Alto da Abelheira

Alto da Abelheira

2则评论

  • 的照片 PQ@

    PQ@ 2020-7-15

    Tinha razão o trilho estava lá o problema é o mato.
    Temos de ser duros💪

  • 的照片 FranciscoJFC

    FranciscoJFC 2020-8-19

    Excelente percurso, magnífica descrição, como de costume., com um pequeno senão : a falta da referência às coordenadas geográficas das Termas do Cabril ...

您可以这条路线