时间  6小时 49分钟

路线点数 4780

上传日期 2021年1月13日

记录日期 一月 2021

-
-
803 m
285 m
0
4.9
9.8
19.67 km

浏览次数: 103次 , 下载次数: 2次

邻近 Montaria, Viana do Castelo (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure





PR1 VCT - TRILHO DA MONTANHA SAGRADA

Trilho circular com inicio e fim no Largo do Souto, São Lourenço da Montaria, junto à Porta do Sítio da Serra d`Arga. Optamos por fazer o percurso no sentido inverso ao proposto pela entidade promotora, isto é, seguimos o sentido contrário aos ponteiros do relógio para beneficiar da maior exposição solar no inicio deste dia frio de inverno. O percurso encontra-se bem sinalizado em ambos os sentidos e percorre as encostas da cercania da serra, atravessando o planalto central, com passagem por vários pontos de referência deste maciço.



Saímos de São Lourenço da Montaria e seguimos por caminho lajeado em direção à Senhora do Minho, passamos pela Casa de Guarda Florestal, uma das poucas ainda hoje usadas, e fomos vencendo gradualmente a forte pendente da Encosta do Curral. Passamos ainda por uma antiga Casa de Guarda Florestal, mas esta em estado avançado de ruína. O trilho continua serra acima até uma curiosa formação granítica, lugar singular que a natureza moldou, ao qual as gentes da Montaria apelidaram de “Porta da Vila”, assim denominada por ser similar a uma porta.



O percurso continua de forma ascendente pela encosta até ao Outeiro do Homem, já no planalto, segue ao longo da Chã Grande até à Senhora do Minho, ponto mais alto do concelho de Viana do Castelo. Aqui, para além de visitar a gruta onde se pode ver uma imagem da Nossa Senhora vestindo um traje minhoto, podemos também desfrutar de toda a paisagem envolvente: os concelhos de Paredes de Coura, Ponte de Lima e Viana do Castelo, o vale do Rio Lima e também o majestoso Oceano Atlântico.



Agora seguimos pela Chã das Sizedas contornando o Alto do Espinheiro, ponto mais alto da Serra d`Arga até à Porta do Lobo, local ou “porta” da Serra d` Arga por onde os lobos passavam. Neste local desfrutamos de um belíssimo planalto onde ainda é possível ver garranos a pastar. No afloramento granítico são visíveis os sulcos feitos por milhares de passagens de carros de bois.



O trilho segue para noroeste, contornando o Alto do Espinheiro e interseta a Fonte da Urze, nascente de água que dá origem ao Rio Âncora. Aqui fizemos uma pausa para almoço. Depois iniciamos uma longa descida, sempre com esplêndidas panorâmicas de São João d'Arga e dos vales dos rios Coura e Minho. Intersetamos, por escassos metros, o estradão do Parque Eólico de Arga e seguimos para oeste e depois para sudoeste em direção a Chã do Guindeiro. Durante esta parte do percurso, podemos fazer um desvio de sensivelmente 3 a 4 kms (ida e volta) para visitar S. João d`Arga, optamos por não o fazer e seguimos diretos para Chã do Guindeiro.



Da Chã do Guindeiro, continuamos a descer por uma calçada mais pronunciada e posteriormente por caminho florestal ao longo da Encosta da Branca. Durante esta parte do percurso, saltam à vista as paisagens magnificas dos lugares da Montaria: Espantar, Trás-Âncora e Pedrulhos, seguidos das Serras de Santa Luzia e Perre e o mar que banha Vila Praia de Âncora e Viana do Castelo. Chegados ao leito do Rio Âncora intersetamos o Antigo Viveiro Florestal e atravessamos o Rio Âncora pela ponte que nos conduz à estrada asfaltada e daqui ao estacionamento onde finalizamos o Trilho da Montanha Sagrada, precisamente no local onde teve inicio.


FICHA TÉCNICA
Realização: janeiro de 2021
Percurso: Montaria - Porta da Vila - Outeiro do Homem - Chã Grande - Senhora do Minho - Chã das Sizelas - Porta do Lobo - Fonte da Urze - Chã do Guindeiro - Montaria
Distancia: 19,7 km
Duração: 6h50min
Tempo em movimento: 4h30min
Tempo parado: 2h20min
Movimento médio: 4,4km/h
Acumulado positivo: 692m
Acumulado negativo: 677m





Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
兴趣点

INICIO/FIM (MONTARIA)

兴趣点

CASA GUARDA FLORESTAL

兴趣点

RUÍNAS CASA GUARDA FLORESTAL

兴趣点

PORTA DA VILA

兴趣点

CHÃ GRANDE

兴趣点

OUTEIRO DO HOMEM

兴趣点

PARQUE MERENDAS

兴趣点

SENHORA DO MINHO

兴趣点

GRUTA SENHORA DO MINHO

兴趣点

CHÃ DAS SIZELAS

兴趣点

PORTA DO LOBO

兴趣点

FONTE DA URZE

兴趣点

PARQUE EÓLICO DE ARGA

兴趣点

MIRADOURO NATURAL

兴趣点

REGATO DA FISGA

兴趣点

PEDRA DOS TEMPLÁRIOS

兴趣点

CHÃ DO GUINDEIRO

兴趣点

ENCOSTA DA BRANCA

兴趣点

ANTIGO VIVEIRO FLORESTAL

兴趣点

RIO ÂNCORA

评论

    您可以这条路线