时间  2小时 18分钟

记录日期 三月 2021

1.7
3.5

邻近 Cova, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso não sinalizado, efetuado no sentido dos ponteiros do relójio. Muitos dos carreiros e caminhos, estão cobertos, por manchas de mimosas, formando túneis, não deixando entrar a luz do sol, possibilitando porém uma caminhada agradável, nos dias de sol intenso. Partindo do rústico lugar da Abelheira, junto ao estádio Municipal Manuela Machado, apontamos as botas para a montanha de Santa Luzia. Há dois caminhos de acesso, para o estradão florestal que nos leva ao desvio para o convento de S. Francisco do Monte. No inverno, apenas o de cota mais elevada permite caminhar, embora se encontrem, muito perto um do outro. O acesso ao convento faz-se por uma calçada em lages de granito, com as bermas limitadas pelas acácias e a quererem ganhar espaço. Depois do cruzeiro, aparece de repente, o pórtico do convento. As ruínas, merecem contudo uma visita. Inicialmente, seguimos por um carreiro bordejado de acácias e assim, de desvio em desvio, vamos subindo até à junção de dois caminhos. O da esquerda leva-nos para a Área Militar, um pouco atrás da carreira de tiro. O que vamos seguir, vai para o nosso lado direito, e depois de alguns desvios, entronca com o caminho de acesso à - " casinha dos aviões"- (CA), por onde seguimos até lá. É um troço de um percurso sinalizado. Na CA , vale a pena perder tempo, para apreciar as vistas, quer para a cidade, quer para o vale do rio Lima e a sequência de montanhas na sua margem esquerda. Continua-se, por um largo estradão florestal, que iremos abandonar por momentos, com o objetivo de observar o VG - Bouça Velha do lado direito daquele estradão. Está meio escondido entre os finos caules do arvoredo, encimando um pequeno enrocamento granítico. Voltando ao estradão, continuamos até nos internarmos num carreiro, que desce a encosta até à estrada calcetada em paralelepipedos. Estamos a descer perto da Bouça do Frade, que penso estar associada ao convento e também nos aproximamos do final do percurso. Entretanto, surge um atalho depois de passarmos o tanque de abastecimento, para o combate aos incêndios. Em breve, estamos a caminhar no estradão que nos vai levar ao primeiro desvio que efetuamos.

Cartografia - Folha 40 ( Viana do Castelo ) do IGE - escala 1/25.000

Pontos que merecem uma visita:
- convento de S. Francisco do Monte.
- Cruzeiros - Do que estava no adro só ficou o fuste. O da calçada está intacto.
- A " Casinha dos Aviões " no Alto do Frade.
- VG da Bouça Velha - Marco de 3ª. Categoria ( Bolembreano).
- A rusticidade que ainda resta do lugar da Abelheira.
路口

saída do estradão e desvio para a calçada á direita.

Desvio para a calçada de acesso ao que resta do convento.
教堂

cruzeiro

cruzeiro de base quadrangular, em granito. Assenta em 4 degraus. A coluna é octogonal, mas a sua parte inferior é quadrada, onde se pode observar o símbolo da Ordem. É rematado, por uma cruz
废墟

convento de S. Francisco do Monte

Convento do séc. XIV e remodelado nos séculos XVI e XVIII - Ordem Franciscana - Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público. Presentemente, em ruínas.

Desvio para a esquerda.

Abandona o carreiro e segue Pelo caminho da direita.

Cruzamentos de caminhos

Cruzamento, onde se deve seguir pelo da direita. O piso é mau, devido à erosão e é a subir.a
路口

X cruzamento. Seguir pelo da direita.

O caminho da esquerda leva-nos para a Área Militar, antes da C. de Tiro. O da direita leva-nos em paralelo à carreira de tiro.

Desvio para a esquerda.

caminho da esquerda.

direita.

Seguir pelo caminho da direita.

caminho para a ' casinha dos aviões '

Troço de caminho com uma subida acentuada, já muito perto da " Casinha dos Aviões ".

Cruzamento - dir. sobe

Cruzamento com o caminho que vem da estrada alcatroada e que liga à " casinha dos aviões . AQui desviamos pela direita caminhando no caminho principal
全景

' Casinha dos Aviões ' ou ' Casa dos Radares '

Casa dos Radares ou Casinha dos Aviões, está situada no Alto do Frade, que a carta militar, não assinala. É um edifício onde esteve para ser instalado um posto de controloaéreo, durante a 2ª. Guerra Mundial. Nunca chegou a ser utilizado para este fim. estando ao abandono. Excelente Vistas para a cidade de VIana e rio Lima.

VG - Bouça Velha

Vértice Geodésico de 3ª. ordem, com a altitude de 397,42 metros.Os de primeira ordem denominam-se Talefes e os de segunda e terceira ordem denominam-se de Bolembreanos. Esta designação é em homenagem à povoação onde foi colocado o primeiro VG deste tiopo - Bolembres ( Sintra ). A diferença entre os de segunda e terceira ordem é na listagem ( faixa pintada ).

direita

Abandonamos o estradão florestal

esquerda

Virar à esquerda, no carreiro no interior do bosque ( de mimosas ).

direita - estrada

Ao chegar à estrada, segue-se pela direita.

tanque

tanque para apoio dos meios envolvidos no combate aos incêndios.

direita

atalho - abandonar a estrada e seguir pelo atalho
路口

Fim do atalho. Seguir pelo caminho florestal.