下载

• 相关资料

• 可循迹程度

• 景色推荐程度

邻近 Meio do Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

Antigo Caminho do ouro a estrada Real ou caminho velho da Serra é uma estrada construída de pedras pelos escravos com a finalidade de subir a serra de Petrópolis com as carruagens reais, dentre outros interesses. Hoje, ainda é possível admirar o belíssimo trabalho feito pelos escravos.
Fica entre a localidade de Raiz da Serra, no Município de Magé, e o ponto a dois quilômetros antes do Alto da Serra. A Calçada de Pedra fica na margem esquerda do vale do rio Carioaba, tem o seu início na raiz da Serra que lhe deu o nome, na localidade de Vila Inhomirim, e finaliza na garganta que se abre para o atual bairro petropolitano Alto da Serra. O calçamento utilizando-se de lajes de pedra, visava prover melhor conservação da estrada pela qual era feito todo o trânsito de passageiros, animais e mercadorias, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Essa trilha pode ser feita tanto subindo quanto descendo , em época de chuva tem que se ter cuidado com as pedras que acumulam limo e se tornam escorregadias, no trajeto existem alguns poços de água cristalina e no final da trilha você pode ir até o Bar do Peixe na Raiz da Serra o lugar serve porções de peixe com preço bem acessível vale a pena terminar a trilha lá , perto do bar do Peixe existe um outro bar com piscina que cobra bem barato o uso da mesma , ótima dica pra dar uma refrescada no calor !

Existe uma linha de ônibus que faz a ligação entre Petrópolis e a Raiz da Serra em Piabetá o valor da passagem é de R$ 3,50 e o intervalo costuma ser de meia hora entre as viagens !

Hora de Inicio: 10/06/2012 08:18

Hora de Fim: 10/07/2012 12:04

Distancia Percorrida: 7,6 km (03:45)

Tempo em andamento: 01:29

Perca de altitude: -771 m

Tempo de Subida: 01:08

Tempo de Descida: 02:35

Trilha mapeada por Alessandro Texe e Edson Pereira / Fotos Edson Pereira e Flavio Texe .
路口

Entrada da trilha siga pela esquerda

路口

Começo da Trilha de Pedras

Água potável

山间小屋

Bar do peixe

Bar com Piscina

兴趣点

Final da trilha ponto de onibus

Bairro Alto da Serra - Petrópolis ( Cabine da Policia )

Ponte da Grota Funda

Poço

兴趣点

Segundo Pontilhão

10则评论

• 的照片 wiltonaraujo

wiltonaraujo 2015年1月2日

我已使用过这条路线  查看更多

Apenas descida é fácil, descer e subir como fiz é moderado. Recomendo subir e depois descer não tem erro.

Deve ter cuidado na descida, seguem se os postes até aparecer uma trilha bem batida à esquerda, depois há uma bifurcação que pega se à direita, depois começa o calçamento de não tem erro mais.

Vale a pena.

• Lanzetti 2015年8月12日

我已使用过这条路线  查看更多

Esta trilha vale a pena pela paisagem dos pontilhões e pelo caminho através da mata. Infelizmente as pedras dificultam um pouco quem vai descer pela trilha, por isso recomendo que façam a trilha subindo a Petrópolis. Alguns trechos mais íngremes, mas indo devagar (3-4h) é possível chegar sem maior esforço. Os pontos de água infelizmente estão secos ou quase secos, então recomendo que levem o tanto de água que irão consumir.

• 的照片 Anderson Lima

Anderson Lima 2015年9月4日

Paisagens belíssimas.

• murilopbraz 2016年5月10日

Fiz esta trilha a mais de 15 anos e tenho vontade de voltar, mas não sei como está a questão da violência pois esta trilha não tinha sinalização e passava por dentro de algumas comunidades da Serra Velha da Estrela.
    Mesmo assim , valeu muito a pena!

• 的照片 Ricardo Gonçalves.

Ricardo Gonçalves. 2016年11月23日

Essa trilha tem como denominação Atalho do Proença, que era o dono de terras na região e foi incumbido de fazer uma nova via para fugir dos assaltantes que atacavam na Trilha do Ouro tradicional.

我已使用过这条路线  查看更多

Trilha tranquila de ser feita, somente com cuidado se tiver chovido pois as pedras ficam escorregadias...

• deolindooliveira 2017年6月29日

Alguem sabe se é possível subir de mountain bike?

• Lanzetti 2017年6月29日

Subir é bem complicado. Descer é possível, mas difícil.

• 的照片 sharkeugenio

sharkeugenio 2020年2月12日

Trilha tranquila de subir e depois descer de transporte público a partir do Alto da Serra (R$ 7 em fev/20). Em alguns pontos do Rio Carioaba percebe-se o acúmulo de resíduos plásticos e restos de tecidos que são jogados na parte alta da drenagem. Belo visual dos Maciços da Tijuca e Pedra Branca, fundo da Baía de Guanabara e montanhas do entorno da subida da serra!

• 的照片 Thiago Kling

Thiago Kling 2020年10月18日

acabo de chegar dela (18/10/20) e foi muito tranquilo. A fiz descendo, e reitero que é preciso cuidado com as pedras escorregadias. Recomendo que a façam com um bom calcamento e se possível, uma calça Jeans. Passamos por uma cobra peçonheta bem grande (marrom e preta. Reconheci peçonha pela cabeça triangular). Água recomendo apanhar apenas logo após a bifurcação. Infelizmente mais lá pro fim da desc. a água me pareceu beeeem suja e até mau cheirosa em alguns pontos.