下载

1,293 米
792 米
31.04 公里

邻近 Jundiaí, São Paulo (Brazil)

Chegamos antes das 6 h, estacionamos o carro próximo ao Bar Recanto e iniciamos a caminhada na Estrada da Laranja Azeda, seguindo por estradas de terra, subindo quase que o tempo todo, até a Antena da TV Cultura. Apesar da Antena estar no topo do morro, não tem visual de lá, ao contrário das montanhas de outras serras, as do Japi não possuem laje rochosa no topo, sem essa superfície rochosa a mata cresce de forma frondosa e impede o visual da região abaixo da montanha. Parece que isso ocorre em toda a Serra do Japi, a mata é impressionante, muito bonita e frondosa, com muitas nascentes e cursos d’água. A quantidade e tamanho das samambaiaçus que vimos é um bom sinal de mata preservada.
Deixamos a Antena para trás, descemos um quilometro, saímos da estrada de terra e seguimos por uma trilha na mata. Esse foi o trecho mais bonito da caminhada. Uma descida suave, com alguns trechos um pouco liso, mas bem tranquila pra descer. Existem várias bifurcações, é preciso atenção pra não errar. Por essa trilha chegamos à Cachoeira do Pinheirinho, não sei o nome das outras cachoeiras. Próximo à trilha da cachoeira encontramos um rancho abandonado, logo após o rancho a trilha é à esquerda. Essa cachoeira é bem bonita e tem um poço raso que até daria pra tomar um banho. Na trilha para a cachoeira encontramos o maior cogumelo tipo guarda chuva que eu já vi, com 15 cm de diâmetro e uns 40 cm de altura.
A partir da cachoeira seguimos a trilha e chegamos a duas bifurcações muito próximas uma da outra, pegamos a primeira e seguimos descendo até encontrar o rancho abandonado novamente. Pegamos a trilha à esquerda e continuamos o caminho até a trilha terminar na estrada de terra. Seguimos à direita para chegar às outras cachoeiras, andamos 400 metros já chegamos à entrada da segunda Cachoeira. Aqui cruzamos o rio duas vezes pulando pedras. Essa cachoeira também é bonita, o rio se divide em duas quedas uma de cada lado da pedra.
Voltamos para a estrada e continuamos mais 400 metros e lá está bem ao lado da estrada a terceira Cachoeira. Aqui tinha uma viatura da Guarda Municipal de Jundiaí, eles nos informaram que não pode descer nem no barranco pra tirar foto da cachoeira, a foto tinha que ser da estrada mesmo. Faço aqui uma observação, tem várias placas por todo o percurso alertando da proibição de nadar, ou seja, entrar nas cachoeiras, por se tratar de uma região preservada, quem desobedece pode ser multado.
Seguimos o caminho para a próxima cachoeira, esta foi uma decepção, não tem nem um metro de queda e o volume d’água estava bem mirrado apesar de ter chovido nos últimos 4 dias.
Fizemos uma pausa pra lanche numa mureta na beira da estrada e depois percorremos os 8 km de estrada de terra para chegar ao ponto de partida e ao carro.

Gravado com Etrex 32x

D

Antena da TV Cultura, ponto mais alto do percurso

路口

Virar a esquerda e entrar na trilha

Aqui se inicia a trilha na mata.

Trilha

Cogumelo

Pinguela

Rancho

Cogumelo gigante

Cogumelo guarda chuva com 40 cm de altura e 15 cm de diâmetro

Atravessar o Rio

瀑布

Cachoeira do Pinheirinho (1)

D

Virar a esquerda

O rancho abandonado está do lado direito deste ponto

Trilha

Vire a esquerda

12则评论

mv_mao 2021年1月17日

Boa tarde! Obrigado pela dica de Joaquim Egidio! Em relação ao Japi, teve que pedir autorização à Guarda de Jundiaí?

aacoelho 2021年1月17日

Esse percurso é fora do Parque. Pode fazer tranquilo.
    Eles só não permitem a entrada na água da Cachoeira.
    Quando fui tinha um guarda municipal vigiando a Cachoeira que fica ao lado da estrada, nas outras não tinha fiscalização.

mv_mao 2021年1月31日

我已使用过这条路线  已验证  查看更多

Log bem completo.

Como dito pelo aacoelho, a parte mais bonita começa nas antenas.

Sugiro deixar o carro lá e ir e voltar, evitando assim quilômetros de estrada de terra ou mesmo no fim da trilha, próximo à cachoeira da Macumba.

mv_mao 2021年1月31日

Obrigado aacoelho!!!

aacoelho 2021年1月31日

Que bom que gostou!! Bem legal essa trilha.

• Daiane.andradedeoliveira 2021年4月12日

Ontem fui até a cachoeira do Pinheirinho pelas suas dicas , conseguimos achar fácil e a turma adorou ! Obrigada por compartilhar sua experiência

aacoelho 2021年4月12日

Legal Daiane! Aquela Cachoeira é muito boa.
    Que bom que gostaram.

• 的照片 maerciodiogo

maerciodiogo 2021年4月18日

我已使用过这条路线  已验证  查看更多

Informações muito boas e precisas.
    Trilha tranquila de se fazer e seguir. Só deve-se levar em consideração a distância que pode cansar se não estiver com bom preparo.
    Em abr/21 parte das cachoeiras estavam bloqueadas por conta da pandemia.

aacoelho 2021年4月18日

Olá Maercio!
    Realmente o percurso é bem longo, é preciso preparo físico.
    É uma pena que as cachoeiras estejam bloqueadas. Em breve devem liberar novamente

• nmsassaki 2021年5月5日

Trilha fácil de seguir e com belas cachoeiras. A trilha é longa precisa de preparo físico.

• allanblopes 2021年9月1日

Olá, obrigado por compartilhar! Acha que dá para fazer de mountain bike?

aacoelho 2021年9月1日

Olá Allan.
    Dá pra fazer de moutain bike. A maior parte do percurso é de estrada de terra e os trechos de trilha são bons para bike. Você vai curtir.