Moving time  2小时 7分钟

时间  2小时 45分钟

航迹点数 1593

上传日期 2018年9月8日

记录日期 九月 2018

-
-
253 m
113 m
0
2.3
4.6
9.17 km

浏览次数: 473次 , 下载次数: 13次

邻近 Ribeira do Conde, Coimbra (Portugal)

A convite de um grande amigo seguimos para Serpins, concelho da Lousã, para conhecer esta zona banhada pelo Rio Ceira, com passagem pelo conhecido Cabril do Ceira.
Uma vez que o almoço estava agendado para a povoação de Ribeira do Conde, foi nesta aldeia praticamente desabitada que iniciamos o nosso percurso.
Inicialmente percorremos as ruas da aldeia até à última habitação e seguimos em sentido contrário aos ponteiros do relógio em direcção ao Rio Ceira por um caminho outrora agrícola mas que actualmente e derivado aos incêndios de 2017, se encontra com bastante vegetação que dificulta a progressão, ao chegar à margem do Rio Ceira, foi tentar encontrar o melhor trilho para iniciar a subida para o Santuário da N.ª Sr.ª da Candosa, nesta parte do percurso é necessário algum corta mato para encontrar o melhor trilho, mas assim que iniciamos a subida e após subir cerca de 50 metros é possível vislumbrar um caminho florestal que nos leva à encosta do Santuário, onde já existe um trilho em escadaria até ao cimo do monte onde se encontra o Santuário a N.ª Sr.ª da Candosa, esta subida é bastante interessante, por diversas vezes paramos para contemplar a garganta do Rio e o conhecido Cabril do Ceira. O Santuário foi o local escolhido para o reforço matinal, pois o espaço é bastante frequentado com parque de merendas e uma paisagem fabulosa sobre o Rio Ceira.
Após o reforço e as fotos da praxe iniciamos a descida pela encosta contrária através de um trilho que já foi o PR10 de Góis "Rota do Mel e do Azeite", mas actualmente as marcações já não são visíveis pelo que tivemos de escolher o melhor trilho para descer.
Ao fundo do Santuário entramos na aldeia da Murtinheira, localidade que percorremos através da estrada em asfalto, passamos junto à ETAR local e entramos na terra batida em direcção ao Rio Ceira, Rio que atravessamos através de uma ponte em madeira e já na outra margem seguimos por um carreiro agrícola até à povoação do Juncal.
Nesta povoação, iniciamos o regresso pela outra margem do Rio, primeiro por um caminho florestal de fácil progressão, onde predomina o eucalipto totalmente queimado, subimos a encosta até chegar ao alto do Cabril, aqui devem ter algum cuidado na descida para o Cabril do Ceira, pois embora a descida não sendo perigosa requer algum cuidado, principalmente com o piso escorregadio, até porque o trilho não está bem definido. Esta descida leva-nos ao Cabril do Ceira, local onde o Rio Ceira passa num apertado desfiladeiro e onde se encontra um túnel.
Deste local emblemático é seguir pelo caminho em terra batida junto à margem direita do Rio Ceira até chegar à Ponte Maria Mendes já na estrada em alcatrão, passamos a ponte para a outra margem e seguimos agora através da estrada em asfalto até à povoação de Ribeiro do Conde onde iniciamos o percurso e onde esperava por nós em belo almoço.
照相

Habitação Ribeira do Conde

照相

Rio Ceira

照相

Desfiladeiro do Rio Ceira

照相

Panorâmica

照相

N.ª Sr.ª Candosa

照相

Placa Indicativa

照相

Rio Ceira

照相

Rio Ceira

照相

Ponte em madeira

照相

Cabril do Ceira

照相

Cabril do Ceira

照相

Túnel Cabril do Ceira

照相

Túnel Cabril do Ceira

照相

Placa Identificativa

照相

Inicio do trilho

评论

    You can or this trail