时间  3小时 58分钟

路线点数 916

上传日期 2020年11月30日

记录日期 十一月 2020

  • 评分

     
  • 相关资料

     
  • 可循迹程度

     
  • 景色推荐程度

     
-
-
797 m
429 m
0
2.7
5.4
10.79 km

浏览次数: 144次 , 下载次数: 3次

邻近 Manín, Galicia (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"


RUTAS DA SERRA DO XURÉS

Voltamos ao Município de Lobios para percorrer algumas das "rutas" do Parque Natural Baixa Limia - Serra do Xurés. O parque natural galego, reconhecido desde 1993, com 20.920 hectares, está localizado a sul da província de Ourense e estende-se pelas montanhas dos municípios de Entrimo, Lobios y Muiños até à fronteira com Portugal, donde limita com o Parque Nacional de Peneda-Gerês. É uma zona montanhosa, agreste e pedregosa, em que o material geológico predominante é o granito, que forma os conhecidos “bolos”, espalhados por toda a serra. A água é outro dos elementos físicos com presença marcada no parque, com numerosas linhas de água originadas pelo desgelo das neves invernais e que formam as denominadas “corgas”, espetaculares quedas de água caraterísticas da zona.




1º DIA
RUTA DE PADRENDO


Estamos na raia, a sul da província de Ourense, terra fronteiriça onde o Parque Natural Galego "Baixa Limia-Serra do Xurés" e o vizinho Parque Nacional Português "Peneda-Gerês" esqueceram os limites administrativos e conformam um Parque Transfronteiriço único na Europa.

A “Ruta”, como o próprio nome indica, começa na aldeia de Padrendo e decorre pelo vale, entre a Serra de Sta. Eufémia e a de O Xurés. Para além dos valores ambientais, exuberantes florestas de carvalhos e riachos, esta área conserva uma grande riqueza etnográfica com amostras interessantes da arquitetura rural da região. Antigas adegas na floresta, moinhos, espigueiros e museu de utensílios rurais. O percurso surpreende pela sua diversidade e pode ser dividido em duas partes distintas, uma, nas cotas mais baixas com pequenos núcleos habitacionais, frondosos bosques e linhas de água, e outra, nas zonas altas de montanha, com magníficos miradouros naturais e formações graníticas “bolos” (conhecidas nos Xurés como “picas”).

Estacionamos o carro logo à entrada da aldeia de Padrendo (482m), local facilmente identificado com um grande painel informativo da Ruta de Padrendo. Seguimos, por alguns metros, o caminho de terra, numa curva acentuada à direita, seguimos à esquerda por um caminho antigo, entre muros, através de uma exuberante floresta mista de carvalhos e castanheiros, zona conhecida como “O Loiro”.

O caminho tradicional leva-nos a um “regato” (518m), aqui cortamos à direita, por caminho de pé posto que acompanha o riacho até A Chan de Ventoselo (670m). Ao longo deste troço, sempre a subir, encontramos vários moinhos de água.



Agora seguimos por um amplo estradão florestal à zona mais alta da rota, conhecida como Costa do Santo. As panorâmicas são magnificas, a Oeste, a Serra de Santa Eufémia, a Este, a Serra de Gerês-Xurés, com destaque para os Altos de Fonte Fría. Esta área montanhosa do trilho apresenta vegetação mais rasteira e formações graníticas de milhares de formas que parecem olhar-nos e querer falar-nos, tal como olham para a Serra de Santa Eufémia. Figuras enigmáticas, formas gigantes e silenciosas, que ao nosso olhar se assemelham a qualquer coisa, uma cabeça de baleia, de um cão…

Atingimos o ponto mais alto da “ruta” aos 800 metros de altitude, passamos por um imenso apiário “colmenar”, que se encontra suficientemente afastado do percurso para representar algum receio das suas avelhas. Sem qualquer dificuldade ou engano seguimos o estradão florestal, sempre ladeado de enigmáticas formas rochosas, até um entroncamento, aqui seguimos pela esquerda. Continuamos a descer em direção à aldeia de Torneiros. Num dos vários possíveis miradouros naturais (689m) paramos para almoçar enquanto desfrutávamos das magnificas vistas sobre o Parque Natural Galego "Baixa Limia-Serra do Xurés” com destaque para a Corga da Fecha e o Balneário de Río Caldo.



A “ruta” continua a descer, e à medida que vai perdendo altitude, muda a zona envolvente, voltamos a exuberantes florestas e linhas de água. Seguimos por um caminho antigo através de uma bonita floresta de carvalhos e grandes exemplares de sobreiros, atravessamos um “regato” (503m) e continuamos para a aldeia dos Torneiros.

Em Torneiros (431m) percorremos o casario da aldeia, com as suas casas amontoadas à sombra das vinhas. Junto à Ermida de S. Amaro (445m) fizemos um pequeno desvio para visitar um conjunto de espigueiros em granito e eira comunitária (437m). Deixamos a pequena aldeia por um antigo caminho através de um bosque de carvalhos e sobreiros, zona conhecida como Tapada Vella, com mais um “regato” (467m).



Assim chegamos à aldeia de Bubaces, a rota não passa no núcleo da aldeia, logo cortamos à esquerda onde temos a oportunidade de visitar as antigas adegas (465m), minas no meio da floresta, onde os habitantes guardavam o vinho e outros produtos. A rota continua por antigos caminhos entre muros e exuberante floresta, zona conhecida como O Olmo, até passar na Igrexa Santa María de Río Caldo (494m) e chegar a Padrendo pelo Lugar de Riba (481m) que antecede o núcleo habitacional de Padendro (473m) onde podemos visitar o pequeno museu, que contém utensílios agrícolas da tradicional vida rural, no que chamam de “Parque Etnográfico do Pão e do Vinho”, antes de regressar ao ponto de partida e dar por terminada esta simpática e surpreendente “Ruta de Padrendo”.


FICHA TÉCNICA
Realização: 29 de novembro de 2020
Percurso: Padrendo - A Chan do Ventoselo - Costa do Santo - Torneiros - Tapada Vella - Bubaces - Padrendo
Distancia: 10,8 km
Duração: 3h58min
Tempo em movimento: 2h42min
Tempo parado: 1h16min
Movimento médio: 4,0km/h
Acumulado positivo: 709m
Acumulado negativo: 712m



TRILHAS REALIZADAS PELA ZONA
RUTA DE PADRENDO
RUTA DE BOUZAS Á FONTEFRÍA
RUTA DA CORGA DA FECHA Y CABANIÑA DO CURRO EN CIRCULO POR VIA NOVA ROMANA
RUTA DA MINA DAS SOMBRAS
RUTA TRANSFRONTEIRIÇA GERÊS-XURÉS (TRES DÍAS EN AUTONOMIA)





Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
兴趣点

INICIO/FIN RUTA (PADRENDO)

兴趣点

REGATO

兴趣点

MOLINO

兴趣点

MOLINO

兴趣点

A CHAN DE VENTOSELO

兴趣点

PANEL

兴趣点

VISTA ALTOS DE FONTE FRÍA

兴趣点

COLMEAR

兴趣点

MIRADOIRO NATURAL

兴趣点

REGATO

兴趣点

REGATO

兴趣点

TORNEIROS

兴趣点

ERMIDA DE S. AMARO

兴趣点

CONXUNTO HÓRREOS DE PEDRA

兴趣点

REGATO DE TAPADA VELLA

兴趣点

ANTIGAS ADEGAS DE BUBACES

兴趣点

COLMEAR

兴趣点

IGREXA SANTA MARÍA DE RÍO CALDO

兴趣点

LUGAR DE RIBA (PADRENDO)

兴趣点

PADRENDO

1条评论

  • Fernanda Pacheco 1 2020-12-5

    我已使用过这条路线  查看更多

    Bonito trilho com exuberantes bosques de carvalhos e magníficas panorâmicas nos pontos altos do percurso.

您可以这条路线