• 的照片 Rota das 5 Aldeias - Serra da Lousã
  • 的照片 Rota das 5 Aldeias - Serra da Lousã
  • 的照片 Rota das 5 Aldeias - Serra da Lousã
  • 的照片 Rota das 5 Aldeias - Serra da Lousã
  • 的照片 Rota das 5 Aldeias - Serra da Lousã
  • 的照片 Rota das 5 Aldeias - Serra da Lousã

时间  6小时 49分钟

航迹点数 2185

上传日期 2015年11月9日

记录日期 十一月 2015

  • Rating

     
  • 相关资料

     
  • 可循迹程度

     
  • 景色推荐程度

     
-
-
717 m
377 m
0
3.3
6.5
13.08 km

浏览次数: 1977次 , 下载次数: 121次

邻近 Candal, Coimbra (Portugal)

Com inicio na aldeia do Candal, e percorrendo os primeiros caminhos até uma bela cascata, com uma altura imponente, me com bastante água, proporcionando uma vista fantástica após uma descida ingreme até chegar perto da parte mais baixa da queda de água.
Depois o trilho segue por pequenos carreiros, descendo a encosta até chegar a uma levada, que quase nos leva até ao Castelo da Lousã, mas antes, temos uma cortada para o Talasnal, e aí temos uma primeira subida acentuada, até que chegamos a esta bela aldeia, e podemos aí saborear uns belos petiscos, ou mesmo provar os licores da Serra.
A caminhada segue rumo ao Chiqueiro, aqui ainda houve algumas dúvidas quanto ao caminho a seguir, uma vez que os trilhos existentes não têm as marcações oficiais, mas tivemos a sorte de ir sempre no bom caminho.
O destino a seguir passava pela pequeníssima aldeia do Vaqueirinho, aqui foi chegar ao “fim do mundo” e seguir para o Catarredor, porque ainda havia muito pela frente.
Já no Catarredor houve dúvidas entre o seguir o percurso que nos indicava o gps e o trilho oficial aqui indicado, que tinha como destino o Candal, mas 4Km pela frente. Como não havia tempo para dúvidas, fomos pelo trilho marcado. É bem exigente, e a progressão faz-me muito lentamente, mas tem uma compensação enorme pelas paisagens marcantes que a cada passo nos são reveladas.
Waypoint

Candal

É a única das sete aldeias com acesso pela estrada nacional, o que lhe confere uma configuração diferente da que tinha há cem anos atrás, com casas não construídas em xisto. Pelo seu fácil acesso possui um papel privilegiado no desenvolvimento de actividades lúdicas na serra. Desenvolve-se no sentido vertical, acompanhando a encosta. Do topo tem-se uma espantosa vista panorâmica da aldeia e sua envolvente. É atravessada pela ribeira do Candal cujo som desperta os sentidos, transformando recantos de xisto em momentos de encontro com a natureza.
瀑布

Cascata

Waypoint

Catarredor

No conjunto das sete aldeias é a de maior dimensão. A aldeia apresenta uma forte unidade de conjunto. É atravessada por alguns trilhos pedonais importantes. Ponto relevante para as actividades de recreio na serra. Miradouro natural sobre a serra e aldeias. A população jovem dinamiza eventos culturais. Os festejos de verão incluem espectáculos de música. Pensa-se que o nome Catarredor se atribui ao facto desta aldeia se situar num ponto alto, de defesa, e proporcionar uma vista abrangente e de grande beleza: "cata-redor", ou seja, "olha em redor". Espaços públicos: eira, capela e fonte.
Waypoint

Chiqueiro

Apenas um casal de habitantes e o seu numeroso rebanho parecem contrariar a sensação de que aqui o tempo parou há muito. A aldeia é delimitada por duas pequenas linhas de água e dissimulada pela frondosa vegetação que a envolve. Possui malha urbana simples, basicamente organizada por duas ruelas íngremes ladeadas pelo casario. O material de construção predominante é um xisto escuro, de aparelho tosco e, à exceção da capela, nenhum outro edifício é rebocado. A envolvente florestal e a fauna que a povoa tornam-na num ponto de partida de eleição para caminhadas de descoberta.
地理藏宝

GC166CQ

Talasnal by almeidara & X, Traditional Cache (2/2)
地理藏宝

GC1Q3GM

LINHA ESTREITA-NARROW LINE by TIMEARTH, Traditional Cache (2/4)
地理藏宝

GC212JY

Catar em Redor [Lousã] by exmágalos, Traditional Cache (2.5/2.5)
地理藏宝

GC5F4MW

O Homem da Marreta by Merlin022, Traditional Cache (2/4.5)
地理藏宝

GC5K44T

Tesouro do Candal by tOny kOxx, Carla Santos, Pedro Sequeira, Multi-cache (4/4)
地理藏宝

GC5QZQB

V@queirinho... Yeahhhhh by difus3, Traditional Cache (2.5/2)
地理藏宝

GC5ZG9Z

Campânula do rebanho by D1N12, Traditional Cache (2.5/2.5)
河流

Levada de Água

河流

Ribeira de São João

Waypoint

Talasnal

Visto de longe, com o Trevim como fundo, o Talasnal é um quadro fantástico. É uma aldeia bem conservada sendo uma das que apresenta maior movimento turístico aos fins de semana. Dois lagares de azeite tradicionais movidos com a força da água, são pontos de interesse. Alguns percursos pedestres passam pelo Talasnal. A actividade curiosa dos Neveiros era característica da serra da Lousã. Estes homens transportavam para Lisboa, desde o século XVII, gelo feito com a neve armazenada em poços, como os de Santo António das Neves no cume da serra. A neve era conservada até ao verão e envolvida em fetos ou palha para ser transportada em carros e mulas de almocreves. Com a revolução industrial e a adopção da produção artificial do frio, esta actividade foi extinta.
Waypoint

Vaqueirinho

Aldeia afastada da estrada nacional e próxima do Catarredor. Edificações dispostas de modo compacto com passagens estreitas e difíceis. Existia muito gado nesta aldeia, talvez daí o seu nome. Envolvente de castanheiros, cerejeiras bravas e muitas borboletas. Algumas aldeias da serra da Lousã, nomeadamente o Vaqueirinho e o Catarredor, têm acolhido novos habitantes provenientes de vários locais da Europa, que encontraram nestes locais a tranquilidade e qualidade de vida que dizem não trocar por nada.

4则评论

  • The Team 2017-4-24

    Maravilhoso

  • The Team 2018-12-5

    我已使用过这条航迹  View more

    Maravilhoso

  • 的照片 joaosilva

    joaosilva 2019-3-11

    我已使用过这条航迹  View more

    Percurso muito agradável com algumas zonas um pouquinho mais técnicas mas nada de transcendente, diria que é de dificuldade moderada.

  • 的照片 endivas

    endivas 2019-4-14

    我已使用过这条航迹  验证  View more

    Impecável! obrigado pela partilha

You can or this trail