路线点数 500

• 景色推荐程度

2.8
5.5

邻近 Ursulinas, Viana do Castelo (Portugal)

Este trilho faz parte da lista de percursos pedestres do concelho de Viana do Castelo. Infelizmente, esta documentação fornece muito pouco detalhe sobre este percurso em concreto.

O percurso inicia-se junto à Igreja de Santa Luzia e brinda-nos logo aí com uma panorâmica magnífica sobre a cidade de Viana do Castelo, o Rio Lima e a costa atlântica. A visita à igreja de Santa Luzia, a Citânia de Santa Luzia (um castro, muito próximo) e o cenário da foz do Lima são o que considero os principais motivos de interesse deste trilho. Como complemento temos o passeio junto aos canos de água na encosta poente da Serra de Santa Luzia e a visita à localidade de São Mamede.
Os miradouros da casinha dos aviões e do reservatório de água estão muito rodeados de vegetação e não merecem a expectativa que se dá a um miradouro. No caso da casinha dos aviões, o vandalismo tomou conta do edifício.

No início e fim deste trilho encontramos marcações que indicam que partilha partes do traçado com o PR10 VCT. Porém, como não encontro mais elementos para detalhar este PR10 VCT, apenas deixo aqui a referência à sua existência.

O trilho está sinalizado e, regra geral, orientamo-nos facilmente ao longo do percurso.
A cobertura florestal é abundante pelo que a exposição solar é baixa.
No momento em que percorri o trilho, os caminhos estão todos desimpedidos e em perfeitas condições, não havendo obstáculos a ultrapassar. As excepções são os desvios até à mina de água (ao km 2,2) e até à Azenha Velha (ao km 4,0) que têm muito mato a barrar a passagem. No caso da Azenha Velha, não a consegui alcançar.
Apesar da presença de mato que já referi, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil".

Boas Caminhadas!
教堂

Igreja de Santa Luzia

野餐

Parque de Merendas

废墟

Azenha Velha. Queda de Água.

教堂

Capela de São Mamede

全景

Casinha dos Aviões. Miradouro.

野餐

Parque de Merendas

考古遗址

Citânia de Santa Luzia

山间小屋

Pousada Viana do Castelo

火车站

Elevador Funicular de Santa Luzia (Estação Superior)

Elevador Funicular de Santa Luzia (Estação Inferiror)

兴趣点

Escadório de Santa Luzia

5则评论

• 的照片 Filipe Abreu

Filipe Abreu 2020年6月8日

我已使用过这条路线  验证  查看更多

A primeira parte do percurso até São Mamede, é bastante interessante, com alguns (poucos) pontos dificultados pela vegetação.
    Foi possível visitar todas os ramais, mas apesar de pitoresco, não encontramos nenhum motivo de interesse acrescido no ramal da Aldeia Velha de São Mamede.
    A saída de São Mamede pela estrada é quase desnecessária, podendo fazer-se a saída do lugar por uma caminho rural a SE; o troço necessário de estrada é monótono e exige atenção à circulação rodoviária mais frequente que o expectável.
    O percurso na estrada florestal de volta pela "casa dos aviõezinhos" é bastante amplo e rápido.
    Considero o percurso como "moderado" por limitar a circulação a fila indiana nos canos de água, acrescida das limitações inerentes à progressão num caminho estreito e sobrelevado.

• 的照片 pgomesmonteiro

pgomesmonteiro 2020年7月3日

我已使用过这条路线  查看更多

Trilho muito interessante tanto pelo património natural como construido.
    A marcação está bem feita e bem conservada, apenas nalgumas zonas ramos secos e troncos de árvore caidos, mas sem nunca impedirem a progressão.
    Obrigado pela partilha

• 的照片 Sandra.Silva

Sandra.Silva 2020年9月15日

我已使用过这条路线  查看更多

Percurso muito bonito. O trajeto feito pelos canos de água não apresenta grandes dificuldades, salvo algumas árvores caídas, mas com possibilidade de contornar.
    Vista incrível da Casinha dos Aviões!!

• 的照片 Drago3

Drago3 2021年4月15日

我已使用过这条路线  查看更多

trilho interessante bem perto de Viana do Castelo!