Coordinates 2052

Recorded 二月 2017

3.2
6.4

near Bemfeita, Coimbra (Portugal)

Com início perto da Junta de Freguesia da Aldeia do Xisto da Benfeita, caminhamos pelo passeio que ladeia a rua asfaltada, no sentido da Igreja Matriz (Torre da Paz) e, antes deste passeio curvar à esquerda, subimos o primeiro lanço de escadas que avistamos ao alto da rua (as placas do trilho estão junto à casa, escondidas por detrás da folhagem dos arbustos) e seguimos pela direita, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, pelo caminho rural estreito que ladeia muros de xisto que acompanham a Barroca do Vale, seguindo mais adiante as margens da Ribeira do Carcavão, por trilhos de pé posto, onde encontramos as primeiras cascatas.

As fortes chuvadas da véspera deram vida a este bonito percurso, com o piso húmido a não criar grandes complicações, contrariamente ao que se esperava, até porque os desníveis que temos que vencer são facilitados pela existência de vários lanços de escada, no entanto, recomenda-se o uso de bastão e calçado adequado.

Percurso de grande beleza, bem equipado com mesas de piquenique e bancos de madeira ao longo do trajeto, onde o elemento água é quase uma constante e cujos caminhos estreitos foram objeto de manutenção à pouco tempo, como pudemos verificar pela limpeza de silvas e matos em algumas zonas e a remoção de ramadas e de árvores que tombaram para os caminhos.

Em geral está bem sinalizado, embora se deva ter em conta que se partilham sinaléticas de outros percursos (Grande Rota e do ICNF), mas com algumas falhas na aldeia de Pardieiros.

Nota final para o desvio que leva a um conjunto de sucessivas quedas de água, a Fraga da Pena, e que se faz por um trilho que pode passar despercebido e que começa ao km 6.4, junto a um pilarete de madeira com marcas laranja e azul e que se destina a marcar o sentido de outros percursos do ICNF para a Serra do Açor. A partir daí descemos em ziguezague, pela floresta da Mata da Margaraça, em direção á ribeira da Barroca de Degraínhos e vamos seguindo a sucessão de cascatas, antes de retomarmos ao caminho inicial.

• rubenmff.pt 2019-5-25

Um dos melhores que já fiz

• Photo of João Marques Fernandes (CSM)

João Marques Fernandes (CSM) 2019-7-30

Obrigado, Ulisses, pela partilha. Trilho lindíssimo!! Sobretudo o troço entre a Benfeita e o Sardal. Pena que, a partir daí, os fogos tenham consumido toda a encosta, deixando um cenário desolador. Salvam-se algumas partes ainda verdes, e a incrível Fraga da Pena, qual oásis lá no meio, isolada. Já no final, a passagem pelo vale da Ribeira da Mata, junto à levada, coroa com chave de ouro o regresso a Benfeita. Sem dúvida, um trilho para repetir, especialmente no outono. Continuação de boas caminhada!!!

• Photo of Ulisses Silva

Ulisses Silva 2019-7-31

Caro João Marques, é sempre um gosto partilhar os percursos e o caminho de xisto da Benfeita também é para nós uma das pequenas rotas que nos deixam boas memórias.
    Lamenta-se que não tenha tido a sorte de o percorrer sem a paisagem devastada pelos grandes incêndios, esperemos que a natureza seja rápida a recuperar.