下载

累积高度

484 m

技术难度

中等

海拔下降

484 m

最高海拔

582 m

Trailrank

89 4.8

最低海拔

297 m

路线类型

环路

时间

6小时 17分钟

路线点数

2052

上传日期

2017年2月13日

记录日期

二月 2017
  • 评分

     
  • 相关资料

     
  • 可循迹程度

     
  • 景色推荐程度

     
成为第一个鼓掌的人
7则评论
 
分享
-
-
582 m
297 m
12.87 km

浏览次数: 3337次 , 下载次数: 167次

邻近 Bemfeita, Coimbra (Portugal)

Com início perto da Junta de Freguesia da Aldeia do Xisto da Benfeita, caminhamos pelo passeio que ladeia a rua asfaltada, no sentido da Igreja Matriz (Torre da Paz) e, antes deste passeio curvar à esquerda, subimos o primeiro lanço de escadas que avistamos ao alto da rua (as placas do trilho estão junto à casa, escondidas por detrás da folhagem dos arbustos) e seguimos pela direita, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, pelo caminho rural estreito que ladeia muros de xisto que acompanham a Barroca do Vale, seguindo mais adiante as margens da Ribeira do Carcavão, por trilhos de pé posto, onde encontramos as primeiras cascatas.

As fortes chuvadas da véspera deram vida a este bonito percurso, com o piso húmido a não criar grandes complicações, contrariamente ao que se esperava, até porque os desníveis que temos que vencer são facilitados pela existência de vários lanços de escada, no entanto, recomenda-se o uso de bastão e calçado adequado.

Percurso de grande beleza, bem equipado com mesas de piquenique e bancos de madeira ao longo do trajeto, onde o elemento água é quase uma constante e cujos caminhos estreitos foram objeto de manutenção à pouco tempo, como pudemos verificar pela limpeza de silvas e matos em algumas zonas e a remoção de ramadas e de árvores que tombaram para os caminhos.

Em geral está bem sinalizado, embora se deva ter em conta que se partilham sinaléticas de outros percursos (Grande Rota e do ICNF), mas com algumas falhas na aldeia de Pardieiros.

Nota final para o desvio que leva a um conjunto de sucessivas quedas de água, a Fraga da Pena, e que se faz por um trilho que pode passar despercebido e que começa ao km 6.4, junto a um pilarete de madeira com marcas laranja e azul e que se destina a marcar o sentido de outros percursos do ICNF para a Serra do Açor. A partir daí descemos em ziguezague, pela floresta da Mata da Margaraça, em direção á ribeira da Barroca de Degraínhos e vamos seguindo a sucessão de cascatas, antes de retomarmos ao caminho inicial.

Início

兴趣点

Placa do Percurso

兴趣点

Vista para aldeia da Benfeita

瀑布

Cascatas da Ribeira do Carcavão

兴趣点

Pormenor do percurso

野餐

Zona de merendas

水源

Fonte

兴趣点

Pormenor do percurso

Ponte 1

Ponte 2

兴趣点

Pormenor do percurso

兴趣点

Cruzar estrada via aldeia do Sardal

兴趣点

Aldeia do Sardal

Ponte 3 e pormenor do percurso

路口

Desvio para Cascatas da Fraga da Pena

瀑布

Cascata 1

瀑布

Cascata 2

瀑布

Cascata 3

瀑布

Cascata 4

教堂

Igreja da aldeia de Pardieiros

Ribeira da Mata da Margaraça

兴趣点

Vale da Ribeira da Mata

兴趣点

Vista para aldeia da Benfeita.

系泊点

Fim

7则评论

  • 的照片 rubenmff.pt

    rubenmff.pt 2019年5月25日

    Um dos melhores que já fiz

  • 的照片 João Marques Fernandes (CSM)

    João Marques Fernandes (CSM) 2019年7月30日

    我已使用过这条路线  查看更多

    Obrigado, Ulisses, pela partilha. Trilho lindíssimo!! Sobretudo o troço entre a Benfeita e o Sardal. Pena que, a partir daí, os fogos tenham consumido toda a encosta, deixando um cenário desolador. Salvam-se algumas partes ainda verdes, e a incrível Fraga da Pena, qual oásis lá no meio, isolada. Já no final, a passagem pelo vale da Ribeira da Mata, junto à levada, coroa com chave de ouro o regresso a Benfeita. Sem dúvida, um trilho para repetir, especialmente no outono. Continuação de boas caminhada!!!

  • 的照片 Ulisses Silva

    Ulisses Silva 2019年7月31日

    Caro João Marques, é sempre um gosto partilhar os percursos e o caminho de xisto da Benfeita também é para nós uma das pequenas rotas que nos deixam boas memórias.
    Lamenta-se que não tenha tido a sorte de o percorrer sem a paisagem devastada pelos grandes incêndios, esperemos que a natureza seja rápida a recuperar.
    Bons e seguros trilhos.

  • 的照片 rubenmff.pt

    rubenmff.pt 2019年10月27日

    我已使用过这条路线  验证  查看更多

    Um dos melhores que já fiz

  • 的照片 migueleloi

    migueleloi 2020年6月18日

    Belíssimo percurso, que para além da paisagem natural, revela uma grande obra humana em Xisto: Casas, moinhos, pontes, muros, socalcos, levadas...
    Muitos pontos de interesse ao longo de todo o trajecto, sempre na companhia de ribeiras e algumas cascatas.

  • 的照片 Ulisses Silva

    Ulisses Silva 2020年6月18日

    Caro migueleloi, pela descrição do trilho deduzo. e fico agradado em saber, que as cicatrizes do incêndio de 2017 estão a sarar a bom ritmo. Este é um dos percursos de que guardo boas memórias e que penso em repetir.
    Boas caminhadas.

  • 的照片 Paulo teles

    Paulo teles 2020年9月27日

    我已使用过这条路线  查看更多

    um dos melhores trilhos que fiz amei...

您可以这条路线