-
-
444 m
208 m
0
2.6
5.2
10.4 km

浏览次数: 59次 , 下载次数: 4次

邻近 Vila, Aveiro (Portugal)

Percurso circular com início junto ao coreto da Vila e passagem por todos os lugares da vertente Norte da freguesia de Mansores: Crasto, Juncido, Estrada, Barrosa, Agras, Avitureira, Mata e Casal. Antes de iniciar o percurso, saúde do adro da capela o vale que o espera e as serranias que, ao longe, não deixarão de o vigiar. Depois, faça-se ao caminho em direção ao Crasto e ao Juncido. Atente à cale de pedra que conduz a água a par do carreiro da Igreja. Suba pelo sítio das Lombas em direção à Barrosa. Passará por algumas quintinhas muradas para defesa do gado que por ali transitava. Repare na vastidão da floresta circundante antes de se embrenhar nas margens do ribeiro da Barrosa, luxuriantes e povoadas de castanheiros, carvalhos e amieiros, diversos açudes, uma dezena de moinhos e vários socalcos.

No lugar da Estrada, após passar por um imponente sobreiro, faça um curto desvio e visite o calvário. Regresse ao caminho e siga por um estradão até ao lugar das Agras, no qual se situa a capela de Santo António. Chegando às imediações da Avitureira, terá diante de si mais um vale agrícola presidido por mais um moinho. Daqui, seguirá ao lado de uma longa levada de água em cale de granito, até ao lugar da Mata. Em torno da linha de água, um bosque de castanheiros e loureiros e mais um núcleo de moinhos. Da Mata regresse às Agras. Atente aos diversos afloramentos (fragas) de xisto. Atravesse o vale mais amplo da freguesia no sítio dos “Reguengos” (nome que indicia que estas foram terras do rei). Chegado ao lugar do Casal, ladeie a Casa da Terça – casa semi-senhorial oitocentista com pedra de armas, capela privada e muita história: aqui nasceu o visconde Manuel Baptista Camossa Nunes Saldanha (1834-1918). Suba por entre o casario e atravesse o parque da Serra da Vila.

Quase a terminar, será convidado a entrar pelo vale da Ribeira, na vertente Sul da freguesia; um dia que cá volte, visite-o.

Outros pontos de interesse: Cruzeiro dos Centenários; Monte ou Sítio do Côto do Crasto; Calvário; Sobreiro centenário; Casa da Terça.

CARATERÍSTICAS DO PERCURSO
Ponto de partida: Largo da Capela da Sr.ª do Rosário (Lugar da Vila)
Ponto de chegada: Largo da Capela da Sr.ª do Rosário (Lugar da Vila)
Distância: 11,00 km
Grau dificuldade: Médio
Duração: 4,00 h
Altitude máxima: 422 m
Altitude mínima: 290 m

评论

    You can or this trail