时间  一天 6小时 38分钟

• 景色推荐程度

1,393 m
9.0

邻近 Rio Grande, Bahia (Brazil)

Antiga travessia entre o Vale do Capão e Lençois, conhecida como Trilha das Mulas, com esticada até o topo do Morrão (Monte Tabor) e Águas Claras. Trajeto percorrido em dois dias, com pernoite nas Águas Claras.

LOGÍSTICA:
Esta travessia teve como ponto de partida a cidade de Lençois. Na sexta a noite pegamos o ônibus Lençois x Palmeiras (linha Salvador x Seabra) da viação Rápido Federal. O ônibus passa em Lençois após as 19h00 e chega em Palmeiras em cerca de 40 minutos.

Antes de comprar a passagem, cheque no guichê da rodoviária de Lençois se o ônibus entrará em Palmeiras. Em determinados dias e horários ele só para no trevo de Palmeiras.

Chegando a Palmeiras, é bem provável que algum motorista ofereça transporte até o Capão. Pagamos R$20/pessoa pelo deslocamento, um valor justo em virtude da distância (aprox. 18km) e das condições da estrada. Caso não consiga carro para o Capão, Palmeiras possui algumas opções de hospedagem.

O Capão possui dezenas de opções de hospedagens, de camping a pousadas de todos os tipos e valores.

A TRILHA:
Saindo do centro do Capão, a travessia começa pela estrada de terra, sentido Palmeiras. Após a entrada da trilha da Cachoeira da Fumaça, mantenha à direita para pegar um atalho. Esta parte está com um capim alto e quase fechando a trilha, adiante intercepta-se a estrada.

Esta primeira parte da caminhada é por uma estradinha de terra, com pouquíssimo movimento de veículos. Alterna subidas e descidas suaves, com bastante exposição ao tempo. Depois de 6.6km a estradinha termina, iniciando o trecho pela trilha. Com 8.3km chegamos ao entroncamento com a trilha que vem de Lençois, pelo vale do Ribeirão do Meio, onde retornaríamos na manhã seguinte.

Depois de atravessar um córrego, seguimos pelo caminho da direita, já bem próximos do Morrão. Próximo a uma nascente, é preciso deixar a trilha principal e seguir por um trilho discreto, à esquerda. Este caminho vai ladeando o Monte Tabor, até iniciar a subida pela face oeste do morro. A medida que caminhamos por este trecho discreto a trilha vai ficando mais batida até ficar bem demarcada em meio ao campo de altitude.

A trilha que sobe está bem demarcada na sua parte inicial, mas a medida que sobe vai se confundindo com os afloramentos rochosos e ficando mais discreta. É uma subida muito acentuada e com alguns trechos técnicos, de pequena escalaminhada. O ideal é subir sem peso, deixe as cargueiras na base do Morrão.

No topo do Monte Tabor há uma pequena área para camping, a trilha de acesso aos dois picos (norte e sul) estão bem marcadas. Do alto se tem uma boa visão de toda a região, sendo possível ver uma pequena parte do Pai Inácio.

O retorno é pelo mesmo caminho da ida até o ponto em que saímos da trilha principal. De lá são 1.8km até as Águas Claras. Como as nascentes ficam próximas desses poços, as águas são mais claras que em boa parte da Chapada. Os poços são bem interessantes para banho.

Próximo ao poço, há áreas que são utilizadas para camping. Dê preferência pra essas áreas, não abra novas clareiras. Passando pelo Morrão e esticando até Águas Claras, são 17.7km no primeiro dia.

Depois de pernoitar nas Águas Claras, o retorno é pelo mesmo caminho até o entroncamento com a trilha que vem de Lençois, são 3.5km até lá.

A trilha pelo vale do Rio Ribeirão, que vai pra Lençois, está sendo pouco utilizada. O caminho ainda está bem demarcado, mas é composto por "trilhas sujas", com vegetação bem rente, fechando em alguns pontos.

Após uma primeira subida, que dá acesso ao vale, o trajeto segue sem ligeiro declive, próximo ao fundo do vale. É uma trilha bem sombreada, com boa disponibilidade de água.

Depois de passar por diversos afluentes do Rio Ribeirão e uma lapinha, é preciso cruzar o rio para subir a Serra do Grisante. É uma subida moderada, com vários trechos calçados. Nos diversos lajeados é preciso ter atenção nas saídas, para não seguir por falsos caminhos. A subida tem 800 metros de extensão.

A trilha não segue até a cumeada da serra, em um patamar inferior o relevo estabiliza e a trilha segue em ligeiro declive. Após o entroncamento com a trilha que leva para a Cachoeira do Fundão e do XXI (21), a trilha faz uma passagem pela serra, adentrando no vale do Rio Lençois.

Deste ponto a descida passa a ser mais acentuada, com diversos trechos calçados, sendo bem desgastante. Logo no começo da descida pelo vale do Rio Lençois já é possível ver a cidade se aproximando. Um pouco antes de chegar no hotel Portal Lençois, seguimos pela esquerda numa bifurcação, saindo num afluente do Rio Lençois, num ponto anterior a Cachoeirinha.

De lá descemos pelo leito do rio ou por trilhas da margem esquerda até sair no Serrano. Continuamos pela margem esquerda, tomando algumas trilhas até sair numa rua atrás da Rodoviária de Lençois, onde finalizamos a travessia. Neste dia caminhamos 19km.

OBSERVAÇÕES:
> Travessia considerada difícil, em virtude da subida do Morrão (Monte Tabor), que é bem íngreme e exposta, com alguns trechos de escalaminhada. Evitando a subida do Monte Tabor, passa a ser uma travessia de dificuldade moderada.

> Se optar por não passar no Morrão e nem nas Águas Claras, é um trajeto que pode ser feito tranquilamente em 1 dia;

> Boa disponibilidade de água no caminho, uma garrafa de 1L já basta;

> Não há qualquer infraestrutura ao longo da rota, vá preparado;

> Esta travessia não requer qualquer tipo de autorização, embora atravesse uma parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina;

> Você está em uma unidade de conservação federal, LEVE SEU LIXO DE VOLTA e NÃO FAÇA FOGUEIRAS;

> Sinal de celular (todas as operadoras), na descida que termina em Lençois;

> Travessia pouco frequentada, uma ótima opção para quem deseja tranquilidade em feriados e na alta temporada.

Vale do Rio Ribeirão

Sair à direita

Estradinha

Direita

Fim da estradinha/Seguir pela trilha à direita

Direita

WAYPOINT 21

10则评论

André Luiz Fachardo 2018-7-18

Olá, evitando o Monte Tambor e Águas Claras, esse seria o caminho mais bem demarcado para atravessar Lençóis x Capão e visse versa?
    Obrigado.

Hélio Jr 2018-7-18

Olá André,
    diria que o caminho mais bem demarcado é um que passa pelas Águas Claras e desce para Lençois por uma trilha mais ao norte (se aproximar o zoom será possível ver os traços da trilha no terreno), chegando lá por uma localidade chamada de Barro Branco. Essa outra trilha é mais longa que a marcada no tracklog e é normalmente feita por quem pretende realizar a travessia de bike.
    Este caminho marcado, a Trilha das Mulas, é uma trilha antiga, mas que pela falta de uso não está tão limpa. Ainda assim, acredito que é a opção mais tranquila para quem pretende realizar a travessia a pé.

André Luiz Fachardo 2018-7-21

Olá Hélio, obrigado pela informação.
    Pretendo fazer a travessia saindo bem cedo de Lençóis para o Capão em um dia com mochila cargueira cheia, pelos seu track, esse me parece o melhor caminho e mais curto. Como vou montar camping em Capão na minha primeira fase da expedição ao atravessar a trilha das mulas não vou parar, apenas para almoço. Gostaria que você me ajuda-se com as seguintes duvidas:
    1- Qual é a distancia da vila do Capão até o Monte Tabor ida e volta?
    2- Qual é o GPS que você usa?
    3- É possível chegar nas cachoeiras xx1 e fundão saindo da cachoeira da fumaça? (lembre-se que estarei baseado na vila do Capão).
    Grato.

Hélio Jr 2018-7-21

André,
    pela sua proposta, acredito que esta trilha seja a mais indicada. Sobre suas dúvidas:
    1: saindo do centro da pracinha do Capão, a ida e a volta dá aproximadamente 26km. Quem anda bem consegue fazer em um dia, começando cedo e indo sem peso. Lembrando que os 2km iniciais são pelas ruas do Capão, então dá pra adiantar de moto-táxi.
    2: uso um eTrex 20 da Garmin. utilizo a opção de maior detalhamento (maior quantidade de pontos) e o erro nesse tipo de terreno é de +- 3 metros.
    3: sim, tenho até o tracklog de uma travessia que fiz passando por elas. segue o link: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pn-chapada-diamantina-travessia-capao-x-lencois-via-21-e-fundao-24869597. dá pra fazer o bate-volta em um único dia, mas é uma trilha mais exigente.

André Luiz Fachardo 2018-7-21

Muito obrigado Hélio, por esclarecer minhas duvidas.

• joao.rafalsky 2019-3-27

Salve Hélio Jr! obrigado por compartilhar conosco sua experiência! Estou indo fazer essa trilha semana que vem e utilizarei o seu caminho como referência, porém seguirei no caminho inverso (de lençois p o vale do Capão). Considerando as particularidades do terreno, posso fazer nesse sentido seguindo suas dicas sem problemas?! Onde vc me sugeriria o pernoite?! Em aguas claras e subir o Morrão no primeiro dia ou deixar o Monte p o 2º dia?! Grato pelo apoio.

Hélio Jr 2019-3-27

Olá João,
    independente do sentido escolhido, as dicas permanecem. Como vai começar por Lençois, acredito que não compense ir até a Cachoeirinha, pode iniciar a trilha a partir do Hotel Lençois. Com isso você vai subir a Serra do Grisante com o tempo mais fresco.

Sobre o pernoite, Águas Claras é a melhor opção. Sobre o Morrão, pode subir tanto no 1º como no 2º dia, vai depender do seu ritmo e da sua disposição. Conhecendo a Chapada, talvez a melhor opção seja subir no 1º dia, pois na parte da tarde o tempo costuma ficar bem aberto e você terá um belo visual lá de cima.

Bons ventos!

• joao.rafalsky 2019-3-29

Muito obrigado pelas dicas meu amigo!!!! Forte abraço!

• 的照片 rickbrasileiro

rickbrasileiro 2019-6-10

我已使用过这条航迹  View more

Os tracklogs de Hélio são diferenciados. A riqueza de detalhes pelo caminho impressiona! São de fácil localização e orientação. Recomendo a qualquer um. Fizemos essa trilha em 2 dias e não tivemos nenhum problema com o tracklog. Valeu Hélio! Abraço dos @mixileiros!

Hélio Jr 2019-6-10

Obrigado pelo feedback, Rick! Bons ventos!