时间  22小时 28分钟

航迹点数 1521

上传日期 2018年4月11日

记录日期 四月 2018

  • Rating

     
  • 相关资料

     
  • 可循迹程度

     
  • 景色推荐程度

     
-
-
799 m
332 m
0
2.3
4.6
9.11 km

浏览次数: 2291次 , 下载次数: 166次

邻近 Piçaras, Bahia (Brazil)

POR GENTILEZA, LEIA A DESCRIÇÃO.

O tracklog compreende o trecho a pé entre a Comunidade da Capivara e o Cânion do Rio Capivari. A marcação não vai até a cachoeira por ser necessário atravessar dois poços nadando e por se tratar de um cânion bem estreito, então a qualidade da recepção do GPS não é boa.

COMO CHEGAR:
A trilha de acesso à cachoeira do Mixila, Capivari e Poção tem início nas proximidades da Comunidade da Capivara, próximo ao Rio Capivara, a cerca de 8km do centro de Lençois e a 23km de Andaraí.

O melhor acesso é via Lençois, pela Estrada Velha (também conhecida por Trilha do Garimpo ou do Roncador). A estrada está em condições precárias, acesso recomendado somente para veículos 4x4 e motos, embora seja possível chegar com um veículo alto até a comunidade.

Desde Andaraí o acesso está muitíssimo precário após o Rio Roncador (aprox. 7km da comunidade da Capivara), sendo recomendado somente para motos, já que até para veículos 4x4 a dificuldade é grande e a economia de quilometragem não compensa o tempo gasto.

Em Lençois, sem veículo próprio, o ideal é pagar um moto táxi até o início da trilha. Outra opção é fazer o percurso caminhando, mas recomendo somente para quem vai pernoitar na trilha. Para quem vai a pé, o acesso à comunidade da Capivara é fácil e boa parte é por trecho sombreado e sem grandes desníveis.

Segue link do tracklog da Trilha do Roncador, que pode ser utilizado para se chegar ao ponto inicial da trilha. A comunidade da Capivara está bem próxima ao ponto "Rio Capivara":
https://www.wikiloc.com/trail-bike-trails/chapada-diamantina-trilha-do-garimpo-andarai-x-lencois-20002337

A TRILHA:
Iniciando na Comunidade da Capivara, a trilha segue sentido sudoeste se embrenhando nos capões de mata atlântica, em ligeiro aclive. Após alguns minutos de trilha, é preciso passar por um portão, adiante terá uma pequena propriedade agrícola, com um pequeno cômodo de pau a pique.

A vegetação vai perdendo o porte arbóreo e rapidamente estamos em uma área de caatinga, com vários afloramentos rochosos e resquícios do garimpo na serra. Depois de passar por uma erosão que quase engoliu a trilha, começa a extenuante subida da Serra do Bode, com mais de 200 metros de ganho de elevação. O trecho crítico é a subida bem inclinada por um lajeado.

Com aproximadamente 1h de trilha chegamos a uma antiga toca de garimpeiro, onde a subida vai estabilizando e passa a ser mais suave. Depois da toca mais um trecho pouco batido da trilha por lajeados e resquícios do garimpo. No ponto marcado seguimos à esquerda e adiante adentramos a um rego de garimpo, por onde corria a água para lavar o cascalho.

Neste trecho a trilha é bem tranquila, sem irregularidades e praticamente plana. Vai margeando toda a serra até se aproximar do Córrego Piçarras, primeiro ponto de água após a subida da Serra do Bode. Adiante seguimos à esquerda numa bifurcação, passando bem rente ao córrego e saindo numa trilha batida logo depois. Em ligeiro aclive a trilha vai em direção a outro rego de garimpo. Um pouco antes do rego, porém, há uma outra bifurcação: seguir à direita caso queira visitar a cachoeira Capivari e à esquerda caso queira ir direto para o Poção ou Mixila. Da bifurcação até a cachoeira Capivari são pouco mais de 30 minutos de caminhada, caso esteja de cargueira, o ideal é deixá-las em algum canto para fazer o ataque.

Próximo ao topo da cachoeira Capivari há uma pequena área de camping, com espaço para uma barraca pequena, além de um pequeno espaço numa espécie de toca.

No topo da Capivari, cruze o rio paralelamente à queda, descendo por uma trilha batida em meio a um capim. Chegando ao leito, suba pulando as pedras até chegar ao poço. No período que fomos, havia sol no poço até por volta das 15h.

Voltando ao ponto logo após a bifurcação, seguimos direto pelo rego de garimpo, em ligeiro aclive. Após o tanque, onde a água que corria no rego era armazenada, começa um trecho em declive em direção ao Poção. Após chegar em um pequeno riacho, que corre para a direita de quem chega, são duas opções: atravessá-lo e continuar por uma trilha que sobe do outro lado, para ir direto aos pontos de acampamento; descer no sentido do riacho, para chegar no Poção. Optamos por subir a trilha e ir direto para a área de acampamento, deixando as cargueiras para, posteriormente, visitar o Poção.

Neste ponto, são várias áreas para acampamento pequenas nas duas margens do Rio Capivari, inclusive com algumas tocas, mas que ficam no nível da água (não recomendado). Também há árvores dispostas de forma que é possível armar uma rede.
Montamos acampamento neste ponto para fazer o ataque ao Mixila na manhã seguinte.

No dia seguinte, saímos do acampamento às 09:00 para fazer o ataque à cachoeira do Mixila. A trilha continua discreta à esquerda do Rio Capivari. Adiante adentramos em um rego de garimpo, por onde continuamos até o rego acabar. Chegando ao leito do rio, a trilha continua bem discreta também à esquerda, evitando o pula pedra. O cânion vai estreitando e a trilha na margem acaba, então continuamos pulando pedra.

Logo que o cânion estreita de vez, chegamos a um poço onde a forma mais prática de passar atravessar é nadando. Talvez seja possível passar agarrado aos paredões verticais do cânion, mas é perda de tempo. rs. Depois de nadar por cerca de 20 metros ou mais (é possível se apoiar nas margens para tomar fôlego), é preciso subir uma pequena queda d'água.

Após a queda d'água há um lajeado e rapidamente chegamos ao segundo poço, onde é preciso nadar mais uma vez. A distância desta vez é menor, por volta dos 10 metros de natação. Após este ponto o cânion abre em algumas partes e a "trilha" segue por lajeados ou pulando algumas pedras.

Bem próximo à cachoeira, é preciso subir por outra pequena queda d'água, para acessar ao poço principal. Mixila é uma cachoeira relativamente alta e com um bom poço para banho. A água do Rio Capivari é fria em condições normais, mas nada demais. Sol na cachoeira somente pela manhã, sol no poço somente em algumas épocas do ano e em alguns horários. Chegamos ao local às 10:10, após 1h10 de trilha/natação.

OBSERVAÇÕES:
> Cachoeira inserida no Parque Nacional da Chapada Diamantina, com acesso livre e gratuito;

> Trilha de alta dificuldade técnica, com caminhada sobre terrenos muito irregulares, aclives e declives muito acentuados, trechos de natação, pula pedra e subida/descida de pequenas quedas d'água.

> NÃO É RECOMENDADO fazer essa com o rio Capivari muito cheio, o melhor é abortar esta trilha se nos dias anteriores choveu forte por dias seguidos ou se na noite ou madrugada anterior tenha chovido bastante;

> As subidas e descidas das pequenas quedas d'água do rio Capivari são os trechos mais críticos do trajeto, tendo em vista que um escorregão pode ocasionar um acidente grave. Por isso não é recomendado fazer em época de cheias, já que neste trecho o contato com a água é direto (sobe contra a correnteza e desce a favor).

> Em caso de cabeça d'água (tromba d'água) dentro do cânion do rio Capivari, procure se abrigar nos lajeados mais altos. Dentro do cânion existem trechos potencialmente perigosos para se estar em caso de cabeça d'água, mas também há locais que podem oferecer segurança caso o rio suba rapidamente. Procure abrigo e espere a correnteza diminuir. De maneira alguma tente descer o rio em um momento de cheia.

> Desde o primeiro poço, são aproximadamente 600 metros até a cachoeira, percorremos em 25 minutos;

> Não há qualquer infraestrutura no local ou nas proximidades, leve lanche. Boa disponibilidade de água no caminho, principalmente após subir a Serra do Bode, recomendo somente uma garrafa d'água;

> Caso opte pela pernoite, utilize as áreas de acampamento existentes, não abra novas áreas, a não ser em caso de emergência. O último ponto para acampamento é acima do Poção.

> Caso opte por fazer um bate-volta até o Mixila, comece a trilha O MAIS CEDO POSSÍVEL. Tenha em mente que serão pelo menos 3h30 de CAMINHADA (sem corrida) até a cachoeira, somente ida. Neste caso, deixe a cachoeira Capivari e o Poção para a volta.

> Sinal de celular na Serra do Bode, do meio pra baixo.

> Tem experiência em trilhas? Vá sem medo. Alguns guias de Lençois tem o costume de "botar medo" em trilheiros, dizendo que só é possível chegar ao local com guia. É uma trilha normal, com alguns ingredientes a mais na parte do cânion.

> Não tem experiência em trilhas? Tem experiência, mas não sabe utilizar um GPS ou tem dificuldade em seguir rastros ou se localizar? Contrate um guia. Existem alguns trechos um pouco confusos, principalmente no início da subida da Serra do Bode. Fora isso, é uma trilha exigente para iniciantes na atividade.

> Uma das cachoeiras mais incríveis da Chapada Diamantina. Imperdível.

View more external

Waypoint

Rego de garimpo

Waypoint

Esquerda

Waypoint

Cânion estreitando

Waypoint

1º poço: atravessar nadando

WAYPOINT 4
Waypoint

Direita

Waypoint

Acampamento

Waypoint

Poção

Descer pela esquerda
Waypoint

Atravessar riacho

Waypoint

Manilha

Waypoint

Entroncamento com trilha da bifurcação

Waypoint

Lençois

WAYPOINT 29
Waypoint

Topo Capivari

Waypoint

Leito do rio

瀑布

Capivari

Waypoint

Comunidade da Capivara

Waypoint

Riacho

Waypoint

Direita

Waypoint

Portão azul

Waypoint

Girau

Waypoint

Água

Única fonte antes da Serra do Bode
Waypoint

Erosão

Waypoint

Toca de garimpeiro

Waypoint

Esquerda

Waypoint

Córrego Piçarras

Waypoint

Esquerda beirando o córrego

Waypoint

Direita Capivari esquerda Poção-Mixila

Waypoint

Direita Capivari

Waypoint

Área para acampamento

Waypoint

Esquerda Capivari - Direita Capivara

Waypoint

Área acampamento pequena

WAYPOINT 26
Waypoint

Mixila

Waypoint

2º poço

4则评论

  • 的照片 rickbrasileiro

    rickbrasileiro 2019-3-19

    我已使用过这条航迹  View more

    Os tracklogs de Hélio são sempre os melhores que encontro. Este não seria diferente. Seguimos o caminho indicado no GPS e todas as bandeiras marcadas batiam corretamente com o que encontrávamos. Parabéns Hélio!

  • 的照片 wesleyluso

    wesleyluso 2019-3-26

    我已使用过这条航迹  View more

    Fiz essa trilha utilizando o tracklog de Hélio e foi tudo perfeito, pegamos os úlitmos dias de sol da Chapada, logo! Uma das melhores trilhas que fiz na Chapada, realmente chegar no Mixila não é pra qualquer um! E o melhor dessa trilha é que você ainda é recompensado pelo Poção e pela linda Cachoeira do Capivarí!

  • gacarvalho 2019-8-6

    我已使用过这条航迹  验证  View more

    Hélio valeu demais pela generosidade em compartilhar as informações e parabéns pela dedicação! Fantástico, tuas marcações e dicas foram essenciais para conhecer essas cachoeiras fabulosas. Grato demais!

  • 的照片 Hélio Jr

    Hélio Jr 2019-8-6

    Rick, Wesley e gacarvalho, obrigado pelo feedback e bons ventos!

You can or this trail