时间  5小时 19分钟

• 景色推荐程度

1.7
3.4

邻近 Piódão, Coimbra (Portugal)

"Um Pouco de história"

Piódão é uma freguesia portuguesa do concelho de Arganil, com 36,57 km² de área e 178 habitantes (2011).

A aldeia de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.

- O conjunto arquitectónico da povoação forma uma das aldeias históricas protegidas. Com efeito, recebeu, na década de 1980, o galo de prata, condecoração atribuída à "aldeia mais típica de Portugal".
- Aldeia classificada como Imóvel de Interesse Público.

"A nossa passagem pelo Piodão"

O grupo chegou ao largo da "pequena aldeia" de Piodão e tomou o café da praxe, em seguida seguimos pela margem direita do rio (montante para jusante), ou por outras palavras pelo alcatrão...

Segundo a nossa experiência é o sentido do percurso que melhor se adequa, iniciamos o percurso em frente ao átrio da igreja e subimos umas escadas estreitas, em seguida viramos a esquerda em direção a uma fonte e começamos a descer para o lavadouro (tanques a onde se lava roupa), atravessamos o ribeiro junto à praia fluvial. Já na estrada, seguimos contemplando sempre do lado direito o percurso de regresso. junto a um entroncamento a onde se pode observar uma capela/alminhas do lado esquerdo, do lado direito encontra-se uma placa de caça branca e vermelha é por ai que se inicia a descida para a "aldeia" de Foz D'égua.
Já na aldeia podemos encontrar mais uma praia fluvial, rodeada de várias pontes, a nossa escolha foi subir para a estrada a fim de passar pela ponte de cordas/cabos, começamos a subir e tomamos o acesso da esquerda para podermos ver o presépio e a águia esculpida em madeira, subimos mais um pouco e vimos o que aparenta ser o altar da Nossa Senhora da Conceição (santa da aldeia)em seguida descemos para a ponte de corda/cabo e entramos no caminho de regresso a Piodão.

Sacred architecture

7则评论

• Parakedista 2016-5-28

我已使用过这条航迹  View more

O trilho está corretamente identificado, nivel de dificuldade é medio, passa por zonas com bastante inclinação.
    Feito num dia com bastante sol, ou seja, num dia espetacular...
    A paisagem é brutal....

• norbertofh 2017-7-14

Constato que o vosso trilho tem pouco mais de 6km, mas encontro outros trilhos deste PR2 com cerca de 10km, como por exemplo o seguinte:

Existe alguma variante do PR2 que passe por Chãs de Égua (que me parece ser a diferença), ou a vossa versão do trilho é a única oficial e que está marcada como tal?

• Parakedista 2017-7-14

Eu comecei logo na aldeia, perto dos restaurantes, e depois foi só seguir a trilha

• norbertofh 2017-7-14

Obrigado pela rápida resposta.
    Entretanto já percebi a razão da diferença do track: creio que o percurso que fez no regresso (desde Foz D'Égua até Piodão) coincide com o PR2.1 e não com o PR2. O PR2 continua até Chãs de Égua:

• Parakedista 2017-7-14

Mas passei aí, e numa parte do trilho entrei no pr2 mas depois voltei pro pr1.

• 的照片 Tania Fartaria

Tania Fartaria 2018-4-23

我已使用过这条航迹  View more

Adorei :D A chuva não ajudou, mas vale a pena :D

• 的照片 mariomendesaraujo

mariomendesaraujo 2018-9-30

我已使用过这条航迹  验证  View more

Uma caminhada entre dois lugares que testemunham o povoamento da Serra do Açor.