时间  一小时 47分钟

记录日期 二月 2021

1.1
2.2

邻近 Areia, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso de pequena rota, de âmbito ecológico e paisagístico, aproveitando os carreiros no interior dos seus bosques, onde o medronheiro e algumas folhosas, vão resistindo à invasão das espécies invasoras. O monte é coroado no seu topo pelo castro e uma atalaia medieval, dominando o rio Lima. Apenas um troço coincide com o percurso da Câmara M. de V. do Castelo (CMVC), pelo que vai precisar do GPS, para se embrenhar nos trilhos que atravessam os bosques. Sugere-se levar bastões, devido às subidas e descidas acentuadas.
Iniciando o percurso junto à placa do trilho da CMVC, segue-se pela estrada que vai até ao topo do monte, durante algumas dezenas de metros. Do nosso lado direito temos um tanque e um parque de merendas, onde nasce um carreiro, que mais acima vai atravessar a estrada, junto à ultima moradia. Continua-se por um caminho de terra batida até um marco em pedra , do nosso lado esquerdo, junto a um cruzamento de carreiros. Um pouco à frente, desviamo-nos para a direita, até atingir uma pequena represa. Muito perto está o que resta de um moinho de vento. Depois de o visitarmos, retomamos o caminho, na direção do Alto das Bandeiras e daqui até à atalaia medieval, no interior do castro. É um dos pontos mais altos do monte. Retoma-se o carreiro, até uma área alargada, onde a estrada termina. Aqui desviamo-nos para a direita até encontrar as placas de sinalização do trilho da CMVC. Seguimos por ele, descendo até à estrada, virando à esquerda, para uns metros acima, tomarmos a nossa direita e entrar num trilho sem sinalização que nos vai levar, pela encosta abaixo, até perto dos tanques de abastecimento de água. Atravessando o caminho alcatroado, entramos numa zona de castanheiros e carvalhos, tomando um trilho à nossa direita. Ao chegar à estrada alcatroada, seguimos por um novo trilho, à nossa esquerda, que inicialmente tem uma subida bem empinada. Este trilho vai terminar num miradouro natural, perto das antenas. Regressamos ao ponto de partida, virando à esquerda depois da casa das antenas, descendo por um carreiro marginado por eucaliptos. No seu fim, encontramos a estrada de acesso ao cimo do monte, virando à nossa direita. Percorrendo alguns metros, tomamos o carreiro da nossa esquerna e que nos vai levar até ao parque de merendas. Mais uns metros, atingimos a placa do trilho da CMVC.

Cartografia - Folha 40 do IGE - escala 1/25.000

Pontos importanteS.

Castro e Atalaia Medieval.
Bosques
Panorãmicas de encher o olho.