下载

1,366 米
793 米
15.92 公里

邻近 Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Percurso pedestre circular, não sinalizado, localizado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Para realização deste percurso, é necessária a autorização do ICNF (Divisão de Cogestão de Áreas Protegidas do Norte)

O percurso atravessa terrenos baldios ou comunitários de Vilar da Veiga, devendo ser solicitada a devida autorização para autorizar os terrenos em causa.
Algumas zonas são efectuadas caminhando em rocha, por isso deve ser evitada fazer em tempo chuvoso.

Inicia-se junto à antiga casa florestal de Leonte, seguindo os primeiros 1.500 metros pela estrada Florestal da Mata da Albergaria.
Segue posteriormente num carreiro junto ao Rio de Maceira, até à Cabana do Curral de Carris de Maceira.
Daqui, começa uma subida íngreme, até atingir o Curral das Tábuas, e um pouco mais adiante, o majestoso penedo do Pé de Medela.
Nesta zona avistámos ao longe algumas cabras selvagens, que nos observavam com curiosidade.
Na descida para os Prados da Messe, atalhámos um pouco, até encontrar de novo o caminho das mariolas.
Aproveitámos este local mágico dos Prados da Messe, para o nosso almoço, e abastecer alguma água.
Depois de uma parte em planalto, voltámos a subir até ao Prado do Conho e Chã da Fonte
Na descida final, fizémos nova pausa no Prado do Vidoal.

É um percurso difícil, para aqueles que não estejam habituados a este tipo de montanha, e deve ser evitado fazer com chuva, ou muito calor.

Outros percursos que fiz na Região:
Silhas dos Ursos (21-03-2010) - PNPG
Fenda da Calcedónia (10-06-2011)
Ponte da Mizarela (Ponte do Diabo) (11-06-2011)
Soajo -Trilho do pão e da fé (PNPG) (19-04-2019)
Soajo - Ponte da Ladeira - Poço Negro (PNPG) (19-04-2019)
Soajo - Cunhas - Adrão (PNPG) (20-04-2019)
Trilho do Megalitismo do Gião (PNPG) (21-04-2019)
Lamas de Mouro - Campo das Veigas - Portelinha (PNPG - Parque Nacional Peneda-Gerês)
Trilho Castrejo + Castelo de Castro Laboreiro (PNPG - Parque Nacional Peneda-Gerês)
PR 17 – Trilho da Peneda (AVV) - PNPG (Parque Nacional Peneda Gerês
Trilho dos Poços Verdes (PR9 -MTR) (Xertelo - Montalegre - PNPG)
Leonte - Pé de Medela - Prados da Messe - Prado do Conho - Prado do Vidoal (PNPG)
Portela do Homem - Minas dos Carris - Pico da Nevosa (PNPG - Parque Nacional Peneda-Gerês)
Cascata do Arado - Vale da Teixeira - Alto do Borrageiro - Rocalva - Poço Azul (PNPG - Parque Nacional Peneda-Gerês)
Cela - Poço da Dola - Cascata Cela de Cavalos (PNPG - Parque Nacional Peneda-Gerês)
Pincães - Lagoa do Marinho - Cascata de Pincães (PNPG - Parque Nacional da Peneda-Gerês)
Mata da Albergaria - Rota das 7 pontes - Geira Romana (PNPG - Parque Nacional Peneda-Gerês)
Trilho da Ponte da Misarela (PR5 - MTR)
Rota do Contrabando - Trilho de Tourém (PR6 - MTR)
Pitões das Júnias - Capela de São João - Mosteiro de Santa Maria - Cascata de Pitões