时间  7小时 31分钟

记录日期 十一月 2017

2.8
5.7

邻近 Capim Melado, Rio de Janeiro (Brazil)

Seguindo o tracklog do usuário Adlevel, consegui finalmente conquistar o Taunay: o último grande pico do PNT que faltava na lista.

Considerado quase como inacessível por quem vinha do Largo do Bom Retiro, o Pico Taunay ou Pedra do Dente era servido por uma longa e difícil trilha que serpenteava parte do Vale dos Perdidos. Mas agora foi aberto um novo caminho para dar suporte à um grande multirão de reflorestamento do morro, vítima constante de grandes incêndios.

A subida pelo Anil é bem tranquila. Até a lagoa Azul temos uma trilha bem aberta e frequentada, perém depois deste ponto fica mais fechada, mas que dá para acompanhar de boa, já que uma série de marcações de facão indicam o caminho certo.

Na volta do Escragnolle, cometi um erro, pois tentei voltar pela trilha tradicional, que pra variar, ficou bloqueada pela vegetação cerrada num certo ponto. Andei dando umas voltas e levei certo tempo até achar o traçado da nova trilha, que corta um bom caminho até chegar ao início da Serrilha do Papagaio. De lá emendei com o Bico do Papagaio e Cocanha, completando a travessia na Estrada da Paz.
照相

4则评论

• 的照片 adlevel

adlevel 2017-11-11

Boa! Tá difícil achar uma trilha que vc já não esteve! Tem uma trilha "oculta" (https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=20898603) que leva direto do Escragnolle até o topo da Serrilha. Fiz uma rota subindo do Anil, entrando por essa variante que leva direto ao topo da Serrilha e voltando pelo percurso deste post. Oculta porque devido a pouca manutenção, e passando por um bambuzal, tem uns trechos que precisamos passar agachados, rsss.... Mas é bom conhecer novas rotas, segue pra você que é um verdadeiro mapeador desse espaço maravilhoso, e que é de todos nós!

• 的照片 dsilva.rocha

dsilva.rocha 2017-11-14

A grande maioria das trilhas que posto aqui conheci ao longo de anos de exploração do PNT, e agora estou mapeando. Mas essa parte voltada para Jacarepaguá, realmente não conhecia muito. O seu track foi fundamental para que eu acertasse o caminho. Essa variante aí que você citou eu já fiz há muitos anos atrás, quando ela não estava tão fechada assim...(Por sinal o link acima não tá abrindo pra mim.) Como eu mencionei, na volta do Escragnolle, até tentei voltar por ela, mas tava muito bloqueada mesmo! Aí voltei e continuei seguindo o seu roteiro. Foi bom ver que o acesso à estes dois picos está bem mais fácil agora!

• 的照片 adlevel

adlevel 2017-12-15

Voltei lá no último mês (novembro). Durante 3 sábados fiquei dando uma limpeza na trilha com facão. Realmente tava fechando (alguns pontos tinha de rastejar), mas agora dá pra passar na boa. Contudo, é um bambuzal e, o mesmo, está em constante movimento sobre a trilha. Continuarei subindo e fazendo a limpeza ainda por muito tempo, pois é boa pra mim (próximo de casa). Com o tempo que tem feito, a subida pelo Anil até o Escragnolle também está fechando, mas já é uma vegetação que dá pra passar.
    Tenho algumas variantes a serem exploradas, e que não encontrei qualquer referência, mas estou deixando pra 2018.

• 的照片 dsilva.rocha

dsilva.rocha 2017-12-16

Que excelente trabalho o seu! Pretendo retornar aí assim que concluir a trilha Transcarioca.