Extrema a Joanópolis Via Pico do Lopo
邻近 Extrema, Minas Gerais (Brazil)
浏览次数: 8980次 , 下载次数: 288次
路线照片



行程描述
A Travessia em si é formada por um misto de trilhas e estradinhas vicinais. Partindo de Extrema percorre-se a Trilha da Pedra do Sapo, para a seguir percorrer um trecho da Trilha do Pinheirinho. Já no alto da Serra do Lopo há uma série de estradinhas, inclusive com calçamento; que ligam pousadas, rampas de voo livre e antenas de comunicação.
Para chegar ao Pico do Lopo o caminho mais curto e interessante percorre-se uma trilha de curta distância, passando pela Pedra dos Cabritos e Pedra das Flores. Há também a variante passando por outros mirantes naturais da cumeada da serra, como a Pedra do Altar e a Pedra dos Cinco Dedos.
Já a parte da descida para Joanópolis é uma estradinha vicinal, que apesar da beleza nos arredores pode-se tornar mais cansativa. Neste trecho não há um atrativo especial à beira da estrada.
O Pico do Lopo permite visual 360 graus de trechos de ambos estados, possibilitando visualizar várias cidades da região. Seu cume é rochoso, pequeno, desabrigado e irregular, cujo acesso final é um misto de degraus e pequenas escalaminhadas. Possui uma rocha com um livro cume, que muito embora necessite de um curto lance de escalada para assiná-lo, é sabido que alguns mais ousados o fazem mesmo sem equipamentos, o que não recomendamos em face do risco de acidentes.
Por fim, o Pico do Lopo pode ser visitado através de bate e volta, seja subindo em veículo partindo de Extrema e seguindo até a região das pousadas; ou seja através da Trilha da Divisa (ou da Vargem), que parte diretamente da rodovia Fernão Dias. Há ainda outras opções menos usuais, como aquela que percorre entre matas e liga a rodovia SP 036 ao Pico, porém da última vez que passei por ali a cerca de 8 anos atrás a trilha encontrava bastante fechada; e desde então não tenho notícias que continue a ser utilizada.
Recomendo que visite o Blog Chico Trekking e leia o relato da nossa última visita, pois isto pode ajudar a compreender o tracklog.
Link abaixo (em breve)
路线点
Matinha
Matinha
H2O
H2O
Lajeado
Lajeado
Subindo por Extrema tomar a Direita Trecho em Mata - Olhe para Leste: H2O poucos metros adiante
Subindo por Extrema tomar a Direita Trecho em Mata - Olhe para Leste: H2O poucos metros adiante
Trevo - Sentido Lopo: Dir Extrema - Esq Joanopolis
Trevo - Sentido Lopo: Dir Extrema - Esq Joanopolis
Rampas de Asa Delta
Rampas de Asa Delta
Tronco Caído na trilha - Sentido Lopo subir à direita
Tronco Caído na trilha - Sentido Lopo subir à direita
Lajeado - Mirante Joanópolis
Lajeado - Mirante Joan$polis
Bifurcação: Sentido Lopo seguir Esquerda-Reto
Bifurca$$o
H2O - Último ponto fácil: Abasteça
H2O - Abaste$a
Camp Pedra das Flores
Camp Pedra das Flores
Pedra dos Cabritos - Mirante Sul
MIRASUL
Pequeno Lago à Esquerda
LAG
Pedra Secundária Cinco Dedos
CINCO
Pedra do Altar
ALTAR
Trecho com calçamento
BLOQU
Pousada Brumas
Pousada Brumas
Placa
PLACAVE
Pousada Brumas
Pousada Brumas
Rodovia - Fim Travessia
RODO
Pedra dos Cabritos - Mirante Sul
Pedra dos Cabritos - Mirante Sul
Pequeno Lago
Pequeno Lago
Rocha Secundária
Rocha Secund$ria
Pedra do Altar - Mirante para Extrema
Mirante Pedra do Altar
Bifurcação - Voltando do Lopo tomar Direita - Calçamento
Bifurca$$o - Tomar Direita - Cal$amento
Pousada Brumas
Pousada Brumas

Portal - Sentido Lopo: Esquerda Lopo Direto - Direita Pousadas
Portal - Sentido Lopo: Esquerda Lopo Direto - Direita Pousadas
Placa
Placa
Rodovia - Fim da Travessia
Rodovia - Fim Caminhada
Acesso Pedra Cinco Dedos
Acesso Pedra Cinco Dedos
Sentido Lopo: Pousada Esquerda
Pousada Esquerda
Bifurcação: Descendo pra Joanópolis tomar à direita
Bifurcação: Descendo pra Joanópolis tomar à direita
Trilha que também leva a Pedra Cinco Dedos
Trilha que tamb$m leva $ Cinco Dedos
Caminhada boa, bora voltar!!
Boa mesmo, visual espetacular.
Voltar e fazer diferente, de forma mais aventureira eheh
Abs
Valeu pelo mapa!
Travessia super bacana.
Olá Diego,
Realmente é uma pernada gostosa. Obrigado a você pela visita e comentário.
Abraços
Francisco, muito obrigada por disponibilizar o tracklog e compartilhar com tantos detalhes a experiência. Estarei em Joanópolis este final de semana, você acha que vale a pena subir até o pico do lopo? Entendi perfeitamente que a trilha não oferece tantos atrativos, mas queria muito aproveitar para conhecer o pico, já que estarei na região, mas queria saber se vale mesmo a pena.
Olá Élita, tudo bem?
O Pico do Lopo é um lugar muito bonito e acho que vale a pena visitá-lo. O visual lá de cima é fascinante; e seria muito improvável que não lhe agradasse!
Realmente o trecho da estradinha de terra Joanópolis-Serra da Rampa de Vôo Livre não oferece atrativos específicos, mas de um modo geral possibilita um belo visual. Porém, certifique com moradores locais sobre o estado atual dessa estradinha, pois há trechos bastante íngremes, sendo mais apropriados para 4x4.
Bons ventos pra vc, aproveite e vá lá em cima: vale a pena, pode acreditar!
Grande abraço, obrigado pela visita e comentário!
Olá, Francisco!! Muito obrigada pela prontidão em responder, assim como pela cordialidade. Vou me informar sobre a estrada com os donos do camping Lyrimar, onde estarei. Voltarei pra te contar como foi :)
Simmmm, torcendo pra dar tudo certinho. Obrigado a você pela gentileza. Abraços
OMG ..... que trilha monstra .... eu fiz o contrário Joanópolis - Lopo - Extrema de bike e cheguei destruído em Extrema .... nem imagino fazer trekking .... parabéns mesmo !
Ei Conteudo, corajoso heim? Apesar de estradinha você peguntou umas subidonas bem ajeitadas hahahaha... Acho que caminhando seria mais fácil rsrsrs. Ao contrário, a mim é mais fácil à pé e com cargueira, por isso parabéns pra Ti! Abraços, obrigado pela visita!
Aê Chico!!! Viu, estou só esperando a chuva passar pra fazer as trilhas da serra dos poncianos (Monte Verde - SFX).
Mas depois dos Poncianos eu queria algum trilha ainda seguindo a região e divisa entre estados MG e SP. Sempre me falaram de Extrema e o Pico do Lopo. Essa trilha aqui, vc fez em um dia ou dois? Pela trilha vc ficou no pico das flores, certo? Tem um ponto bom de acampamento, clareira?
Procuro algo para acampar no meio do caminho. Aí voltar pra Extrema, pq pelo que ví o caminho pra Joanópolis é meio "sem grandes aventuras". Talvez seja mais fácil eu voltar pra extrema até pelo logistica do carro pra ir embora depois. Irei eu e minha esposa.
Cara, suas trilhas no wikiloc são as melhores!!!
Fala Dennis, tudo bem contigo?
É isso aí, aquela região chove bastante no verão, deixando mais pra frente certeza que o proveito será maior.
Diria que as rotas pela Poncianos e essa do Pico do Lopo são irmãzinhas próximas. Há amigos meus que qdo vão fazer somente a Poncianos (e não incluem SFX) fazem Poncianos num dia e tocam pra Extrema no outro, indo ao Lopo. A desvantagem é que acabam dormindo na cidade e eu prefiro sempre acampar rsrsrs
Quando realizamos essa pernadinha pernoitamos na Pedra das Flores. Lá há espaço-clareira para acampamento pouco antes da Pedra. Cabem várias barracas, fique tranquilo quanto a isto! Recentemente tive informações de que estão cobrando acesso à essa região das Flores-Lopo; acho que 10,00 ou 15,00 reais; então vá preparado!
Quanto à descida pra Joanópolis é mesmo pouco atraente. Se retornar à Extrema não perderá grandes coisas...
Muito obrigado pelo comentário Dennis, muito gentil de sua parte. E desculpas pela demora na resposta, estava pra roça a descansar eheheh... Precisando de alguma outra info só contatar, por aqui ou pelo Blog/Whats etc
Abração, dê notícias depois. Inté!
Chico utilizei seu track ontem Trilha do Sapo x Pedra do cume, valeuuu!
Trilha boa, tá limpa, subimos 02h da manhã e não vimos nenhuma alma rs, só após chegar nas flores.
Um bom treino e bom pra diversificar quem já foi muito ao lopo.
-
Agora minha duvida é, trilha do sapo e do pinheirinho é a mesma coisa?
E busco novos caminhos, e trilha para as pedras que se vê do cume se souber me fala ;)
-
Abraço!
Ei Nathachi, tudo bem?
Desculpas pela demora na resposta, não sei por que cargas d'água não tenho recebido todas as notificações aqui do Wikiloc.
Que bacana que esteve no trecho. Considero significativo e fundamental pra quem curte a Mantiqueira.
Quanto a sua dúvida, pelo que sei, Trilha do Pinheirinho é o trecho da Pedra do Sapo até as Antenas da Embratel, com um braço na Pedra da Sacerdotisa (esquerda de quem sobe a Pedra do Sapo vindo da cidade). Pra vc identificar, acima da Pedra do Sapo há um ponto de água e uma bifurcação próxima. Para seguir para o cume toma-se a direita. Para ir à Sacerdotisa segue mais ou menos reto. É um trecho curto, de ataque (ida e volta uns 2 km).
Bom, espero ter ajudado. Um abraço, obrigado pelo comentário. Inté!
Bom dia Chico, tem como acampar no Pico?
Fala Eskka,
Se vc se refere ao Lopo acho complicado, pois não há espaço adequado. De toda forma, o acampamento na Pedra das Flores está a mais ou menos 10 minutos do Lopo. Abraços
我已使用过这条路线 已验证 查看更多
相关资料
很容易按路线行进
景观
中等
Trilha muito bonita e fácil de seguir, utilizei na parte alta da travessia que fizemos. As informações dadas pelo Francisco foram muito úteis.
A Coelho, feliz que tenha ido ao lugar e tenha gostado. Claro com o tempo ocorrem algumas modificações, sobretudo em acessos. Mas que bom que a linha principal pode lhe orientar. E peço desculpas pela demora na resposta. Estive por meses no sítio e praticamente sem internet. Muito grato, abraços
Entre o trevo e a pousada, que se faz em estrada pavimentada, há uma trilha que corta caminho e está razoavelmente demarcada.
Francisco possível fazer trail run em 1 dia?
Olá Ferreira
Sim perfeitamente possível e com sobra.
Uma informação: Qdo gravei essa rota os acessos na região do Lopo eram todos livres. Agora se não estou enganado, há alguma cobrança de acesso ao Pico.
Mas, vá esse ponto inicial da Mantiqueira é muito bonito.
Abraço
我已使用过这条路线 查看更多
相关资料
很容易按路线行进
景观
中等
Obrigado por compartilhar o relato! Eu realizei o percurso seguindo o seu tracklog e deu bom! Atualmente é cobrado uma taxa de visitação de R$ 25,00 reais por pessoa para adentrar na propriedade da Pousada Céu da Mantiqueira, a trilha passa dentro da propriedade. Eu realizei o pagamento no local. Passei pela Pedra das Flores, Pedra dos Cabritos, Pedra do Sapo e Pico do Lopo/ Pedra do Cume (consegui assinar o livro com o auxilio de um companheiro que já estava lá com a corda). Depois de assistir ao nascer do sol, eu retornei e desci por uma trilha que segue entre a Pedra das Flores e a Pedra Cume (no final passa dentro de uma propriedade particular), saí em uma rua asfaltada (Rua Pádua, próximo ao CD da Bauducco). Eu curti demais o percurso, valeu!
Ei Walyson
Fico muito grato pelas suas atualizações. Isto é importante pq vamos registrando as mudanças e adaptações de uma rota.
Obrigado também por dividir a sua experiência e deixar por lá registrada a sua presença. Grande abraço