Moving time  一小时 45分钟

• 景色推荐程度

2.1
4.3

邻近 Pantano do Sul, Santa Catarina (Brazil)

Pântano do Sul: Dedo de Deus. Felicidade. Morro da Coroa.

A trilha se inicia na entrada convencional da Trilha da Lagoinha.
Mais a frente existe bifurcações que permite acesso ao Morro do Pântano do Sul. Tendo primeiro acesso a uma formação rochosa conhecida como "Dedo de Deus" lugar de onde temos uma vista panorâmica do Sul da Ilha ( praias do pântano do sul, solidão, saquinho e pastinho), e também da região continental (Pinheira, Guarda do Embaú, Gamboa, Garopaba).
Seguindo a trilha acesso possui uma bifurcação para o cume do morro a esquerda ou a direita para acesso a Ponta da Felicidade, fomos em direção a Ponta da Felicidade sem passar pelo cume do morro. Recomendo passarem até o Cume do Morro do Pântano, onde tem umas das mais bonitas vistas da Lagoinha do Leste.
Posteriormente realizamos acesso ao Morro da Coroa.

O Morro da Coroa é outro atrativo da trilha, possui um belo visual contemplativo do local. O Morro da Coroa se deve ao topo da formação rochosa que remete-se a vértices de uma coroa. É também neste morro que se encontra a a "famosa pedra do surfista" tão procurada para realização de fotos dando um aspecto de projeção sobre toda a praia da Lagoinha. No topo do morro, um local singular se apresenta, com as mais belas formações rochosas pontiagudas.
O retorno foi realizado pelo Morro da Coroa que possui uma bela vista de toda região, juntando se a trilha tradicional da Lagoinha do Leste via Pântano do Sul (que foi recentemente revitalizada) em muitos pontos há escadas feitas de pedra ou troncos, que facilitam o acesso.
A trilha da Lagoinha do Leste, oficializada pela Lei Municipal nº 5.979/02, foi revitalizada para o deleite do turistas e visitantes locais. A trilha que une o Pântano do Sul à praia da Lagoinha do Leste passou por uma ampla revitalização recentemente, que incluiu trabalho de manutenção das drenagens, a colocação de roletes de eucaliptos na função de escadas, além do plantio de árvores, colocação de novas placas e retirada de pedras que dificultavam a passagem.
A revitalização foi uma união de esforços entre o Programa Roteiros do Ambiente (PRA), uma parceria entre a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), a Secretaria de Turismo, o Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), a Associação Coletivo UC da Ilha, o Instituto de Estudos Ambientais Trilheiros de Atitude (IEATA), o Instituto Çarakura e a Cooperativa Caipora.

Trilha realizada em amigos: Johnny, Dayanne, Gustavo e Joara.

Dicas: Sempre deixe a flora e a fauna da região do mesmo jeito que estavam antes de você chegar. Não deixe nada pelo caminho. Se você conseguiu levar a mochila cheia, pode muito bem trazer seu lixo de volta (e se possível, dos outros também).
NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas, recolha o lixo que encontrar se for possível.
Toda trilha possui seu esforço é importante conhecer seus limites.
Respeite a natureza! Preservemos a beleza natural do mundo.

Córrego

• 的照片 diego.cotini

diego.cotini 2018-8-20

我已使用过这条航迹  验证  View more

Mias uma trilha bem marcada pelo Johnny.
    No geral uma trilha facil e tranquila de seguir e fazer com visual lindos visuais. Vale a pena fazer.

• 的照片 Johnny S

Johnny S 2018-8-20

Obrigado pelo feedback.
    Abraços e boas trilhas.

• 的照片 diego.cotini

diego.cotini 2018-8-20

Eu que agradeço mais uma boa marcação. Abraços e boas trilhas também!

• 的照片 Bikeando

Bikeando 2019-1-23

Suas descrições são ótimas. Detalhadas e precisas. Estarei fazendo a trilha

• 的照片 Johnny S

Johnny S 2019-1-23

Obrigado Bikeando.
    Divirta-se, abraços e boas trilhas amigo.