Moving time  2 hours 35 minutes

Recorded 七月 2019

2.8
5.6

near Murtinheira, Coimbra (Portugal)

A Serra da Boa Viagem é daquelas serras que percorremos todos os anos, de ano para ano fazemos algumas alterações ao traçado.
Para alguns esta Serra era uma novidade, para outros uma repetição, com saída na Praia de Quiaios, seguimos por um trilho de floresta para a povoação da Murtinheira, nesta povoação, após percorrer alguns metros em alcatrão, começamos uma subida dura em direção à Capela Senhor dos Aflitos.
A partir daqui entramos novamente em trilho de montanha, com uma subida bastante acentuada lá fomos nós pelo trilho de pé posto até ao alto da Serra, por vezes uma paragem para observar a Praia de Quiaios bem ao fundo. Chegados ao alto da Serra viramos à esquerda e percorremos o trilho mais encostado possível à encosta até chegar ao Miradouro da Bandeira, local com uma paisagem fantástica e muito frequentado pelos turistas porque é um Miradouro também acessível de carro. Este local foi também o escolhido para o reforço matinal aproveitando o parque de merendas existente.
Após o reforço e agora no alto da Serra através de um caminho em terra batida sem qualquer dificuldade técnica descemos em direção ao Farol do Cabo Mondego, o caminho largo e sem qualquer dificuldade leva-nos até ao Farol (com marcação pode ser visitado).
Perto do Farol, entramos na estrada em terra batida, passamos pelo meio da pedreira e seguimos em direção à Praia da Murtinheira, a descida a esta praia faz-se por um trilho bem demarcado, mas bastante acentuado, a descer o trilho muita atenção que a gravilha existente pode provocar alguma escorregadela perigosa.
Agora seguimos pela areia da praia até à povoação da Murtinheira e nesta povoação apanhamos os passadiços existentes que nos leva até Quiaios onde iniciamos o percurso.
O percurso com cerca de 11 km é fácil e sem qualquer dificuldade, apenas a subida até ao Miradouro da Bandeira com cerca de 1.50 km, pode ser difícil para alguns, mas a chegada ao alto da Serra compensa todo o esforço.
Logicamente para quem não conhecer a Serra devem levar o GPS, ter atenção que esta Serra muda bruscamente de clima, tanto pode estar sol, como rapidamente chegar o nevoeiro vento e frio, em qualquer altura do ano devem ir prevenidos.

• Photo of Jocasiba

Jocasiba 2019-7-23

Terra da minha falecida mãe. Não passo por esse local à já alguns anos. Belas fotos.