下载

累积高度

238 米

技术难度

简单

海拔下降

238 米

最高海拔

1,718 米

Trailrank

72 4.1

最低海拔

1,603 米

路线类型

环路

移动时间

2小时 53分钟

时间

3小时 33分钟

坐标

1872

上传日期

2021年6月6日

记录日期

六月 2021
  • 评分

     
  • 相关资料

     
  • 很容易按路线行进

     
  • 景观

     
分享
-
-
1,718 米
1,603 米
10.27 公里

浏览次数: 365次 , 下载次数: 37次

邻近 Sabugueiro, Guarda (Portugal)

Estamos na Lagoa Comprida, a maior da Serra da Estrela. No covão original existiu um glaciar de cerca de 1km de comprimento que originou a lagoa. Em 1911 iniciou-se aqui a construção de uma barragem para produção de energia elétrica.
Em 1914 este paredão tinha apenas 6 m. Foi crescendo, Blocos de granito uns após outros tirados da pedreira que aqui ao lado está, e em 1934 já atingia os 15 m. Hoje tem exatamente a mesma altura que tinha em 1965, 28 m e, curiosamente, os últimos 3 m foram construídos nos verões de 1964, 1965 e 1966. Em Julho de 1968, foi batizada de Barragem Marques da Silva (fundador da EHESE) .
Saber que aqui pertinho existe o maior campo de blocos erráticos do país e a vontade de ver as paisagens lá em cima, levam-nos a subir aqui pela esquerda. Eis senão quando um dos elementos do grupo lança um desafio: — vamos até ao Covão dos Concho?...
Lembrei-me de conversa que tive com outro amigo, que foi mais ou menos assim:
- Não, pá, nunca lá fui!
- Mas é um sítio tão icónico da Serra e tu nunca lá foste?...
E agora, sem calçado apropriado, de roupa domingueira, numa de descontração total, um passeio do tipo "pousa aqui... pousa ali..." e não é que parece que vai ser desta?...
- São dois ou três quilómetros, vamos lá todos.
O desafio é de quem não é capaz de estar "quedo". E cá vamos...
- É por onde?... Eu não tenho rede... tens aí o trilho?... não?...
- Só pode ser por aqui. Vamos lá.
Ligo o Wikiloc para registar o percurso. Tenho GPS mas não tenho imagem satélite.
Contornamos a Lagoa Comprida no sentido dos ponteiros do relógio. O estradão muito frequentado dá-nos a ideia que é mesmo por ali. Pelo menos algo de especial há de haver para estes lados que leva as pessoas a percorrer este caminho e não vi quem estivesse equipado para fazer uma caminhada longa. Por isso a "coisa" deve estar perto.
A paisagem logo se encarregou de dissipar hesitações. Mesmo que por aqui não seja está a valer bem a pena esta caminhada. Sempre gostei de rochas e aqui há-as de incrível beleza. O sol radioso e belíssimo azul do céu e da água da lagoa estão em simbiose de deslumbramento. Esqueço-me de mim e comungo, em êxtase, desta beleza. Melhor só com neve. Este céu, esta cor, esta paz, este odor e esta maravilha de afloramentos graníticos, rochas aborregadas e blocos erráticos que os glaciares por aqui foram semeando, dão um incomensurável prazer aos olhos de quem ama a natureza e as formas com que se veste.
A urze ou torga pinta de rosa-forte a paisagem. A urze-branca ou urze-molar abunda também, o ouro das flores dos piornos e giestas é admirável mas o que mais me surpreende é o zimbro que se espalha em tufos verdes rente ao solo e dá um aroma inebriante a estes espaços. Uns quantos poucos pinheiros de casquinha,  erguendo-se entre os rochedos, levam-me ao sonho de uma serra bosqueada destas e outras árvores. O carvalho negral e a azinheira abundariam nas zonas mais agrestes e, aqui junto às lagoas e lagoachos haveria bosques de bétulas e teixos.
Subimos penedos com estrias e caneluras que nos mostram em que sentido se foi deslocando o glaciar, colhendo paisagens sem preço. Sobe o olhar Serra acima e desce por vales sem fim. Lançamos um derradeiro olhar à esteira azul da lagoa e continuamos, de volta a um caminho, agora tropeçando nas pedras soltas pelas viaturas todo-terreno e lavadas pelos degelos.
Dois caminhantes já curtidos de muitas serras vêm em sentido contrário. - Vão ver o funil?... Não vão, já lá não está. Trouxemo-lo connosco.
— É longe? — perguntamos.
— Uns 5 kms. Vão lá que val a pena.
As pedras soltas do caminho continuam a combater os sapatos menos preparados para estas andanças.
— Tenho rede!...
— Vê onde fica.
— A direção é esta.
Saímos do caminho com intenção de atalhar na direção encontrada. Entramos num cervunal junto a um lagoacho. Não existem trilhos visíveis e eis-nos de volta ao caminho mas por pouco tempo. Um trilho à esquerda leva-nos até aos penedos altos junto à um declive na montanha. A paisagem é de uma beleza extraordinária. Lá em baixo existe uma lagoa e perto de uma dezena de pessoas junto dela. Será o Covão dos Conchos?... Questionamo-nos porque não se vê o desejado vertedouro. O desejo de chegar aumenta e porque não existem trilhos que nos permitam descer destes penedos voltamos ao caminho. Um outro pequeno trilho à esquerda e a vontade de ver cá de cima o grande funil leva-nos a outros grandes penedos aborregados. Subimo-los e, ainda que a vista da lagoa seja mais ampla, não temos sorte quanto à do vertedouro mas somos compensados com paisagens de sonho. Não teríamos tido este prazer não fora o desejo de observar cá de cima aquilo que, parece, só lá em baixo ser visível. Seguimos sobre os penedos tentando descortinar um tão desejado carreiro mas não há mesmo e temos que voltar ao malfadado caminho.
Pronto chegámos. Lá está. Mesmo no Cantinho da lagoa artificial, construída em 1955 para represar o excedente das águas da Ribeira das Naves e enviá-lo para a barragem da Lagoa Comprida. Para o efeito construiu-se um túnel de 1519m e, à entrada, permitindo escoar apenas a água excedente da ribeira, uma obra de engenharia surreal, parecendo saída de um filme de ficção científica, um portal  para outra dimensão que as imagens de um drone revelaram ao mundo. Aqui está! Olho daqui, dali e dalém. Vou armazenando as imagens que o telemóvel me vai permitindo. A água escasseia, por isso imagino o que será quando há chuva intensa ou neve a derreter. Ficamos ali até que os outros companheiros chegam e depois, como crianças que receberam brinquedo novo, mostramos o que encontrámos.
No regresso apreciamos as paisagens como se a primeira vez fora.
Bendigo o Criador e agradeço a quem com engenho e arte vai acrescentando pinceladas que compõem este quadro tão belo.
照片

Casa Alta e pedras aborregadas

照片

A Lagoa Comprida

照片

A beleza da Serra que nos enche a alma

照片

Blocos erráticos

照片

Seguindo o caminho de terra batida

照片

A urze

照片

Deixando para trás a lagoa

照片

Um bloco errático piramidal e os rochedos estriados

照片

Blocos erráticos por toda a parte

照片

É mesmo comprida a lagoa

照片

A lagoa, os urzais e uma casa do lago

照片

Subindo aos penedos, procurando rede e colhendo paisagens

照片

Urzais e piornais

照片

Um lagoacho

照片

Zimbreiras espalhadas como os blocos erráticos no planalto

照片

De cima do grande penedo já se vê uma lagoa lá em baixo

照片

Caneluras, um bloco e a lagoa ainda longe

照片

A beleza da torga

照片

Desvios que valem a pena pelo encanto das paisagens

照片

Nem daqui se vê o vertedouro

照片

Finalmente!

照片

Um vortal para outra dimensão

照片

Um pequeno sardão que já não é espectador exclusivo das maravilhas do lago

照片

Tão lindo!...

7则评论

  • 的照片 maria.alice.ligeiro

    maria.alice.ligeiro 2021年6月20日

    我已使用过这条路线  查看更多

    Paisagens maravilhosas até ao Covão dos Conchos que só por si já vale bem a pena mas a vista do vertedouro supera tudo pela singularidade.

  • 的照片 Delfim Nobre

    Delfim Nobre 2021年6月20日

    我已使用过这条路线  查看更多

    Perante a benção da Natureza, concluo que Deus existe. O acaso seria incapaz de criar algo tão belo e perfeito. Estes momentos, de preciosa partilha e amizade, inundam-me de gratidão pela Vida e fazem-me ter esperança no Homem, enquanto emanação do Criador.

  • 的照片 j.jesus

    j.jesus 2021年6月20日

    Delfim, a minha gratidão pela tua amizade e companheirismo e também por este comentário tão próximo do meu sentir. Bem hajas. Um abraço, Amigo.

  • mario_silvestre 2021年8月5日

    我已使用过这条路线  已验证  查看更多

    Uma caminhada agradável.

  • 的照片 j.jesus

    j.jesus 2021年8月5日

    Mário Silvestre, obrigado pelo comentário e avaliação do trilho.
    Respeito a sua avaliação mas reparei que avaliou com nota negativa a dificuldade do trilho (2 estrelas para o item "Fácil de fazer") mas depois considera que o trilho é fácil. Penso que houve alguma confusão na avaliação deste item.
    Avalia o item "Informações" com 3 estrelas, que tipo de informação acha que eu devia ter incluído na descrição?... Também avalia a Paisagem com 3 estrelas, acha mesmo que aquela paisagem só merece 3 estrelas?...
    Bem haja e boas caminhadas.

  • Rafael Corrado 2021年8月8日

    我已使用过这条路线  查看更多

    Fácil e muito intuitiva.
    O covão é intrigante.

  • 的照片 j.jesus

    j.jesus 2021年8月8日

    Bem haja, Rafael, pela avaliação. Reparo que o item "Informação" está a ser avaliado com 'nota" baixa. A informação disponível para trilhos não oficializados, certificados e marcados é aquela que nós, os que vamos publicando as nossas sensações ao longo dos caminhos, vamos escrevendo nessas publicações. Umas vezes mais pormenorizadas outras menos mas é a essas descrições que vamos atribuindo as nossas avaliações e não à falta de informação institucional que devia ou não existir ao longo dos percursos.
    Renovo o meu "bem haja" e espero que tenha sido útil a publicação do trilho.
    Boas caminhadas.

您可以这条路线