移动时间  4小时 46分钟

记录日期 一月 2021

1,060 m
6.4

邻近 Landeira, Viseu (Portugal)

Em 2019 tinha realizado este percurso, à data ficou a certeza que iria efetuar novamente o percurso porque era necessárioa algumas alterações, assim, lá seguimos mais uma vez para a Serra da Arada, para ligar a aldeia da Landeira, aldeia da Arada e aldeia da Coelheira com passagem pela Fraguinha.
Iniciamos o percurso à entrada da aldeia da Landeira, seguimos no sentido contrário aos ponteiros do relógio pela estrada alcatroada até ao cruzamento da estrada de alcatrão que liga Santa Cruz da Trapa à Coelheira, atravessamos a estrada e passamos para um estradão florestal bastante largo e que segue na direção da aldeia do Pisão, rapidamente este caminho desvia à esquerda e inicia uma subida constante em direção à aldeia da Arada, esta subida é dura mas sem qualquer dificuldade técnica, sempre por estradão com bom piso a subida termina junto à aldeia da Arada que se encontra em fase de remodelação num projeto turístico, nós não chegamos a ir à aldeia nem visitar as famosas mariolas da Arada, ao chegar ao alto, viramos à esquerda e seguimos pelo caminho em terra batida em direção à aldeia da Coelheira, este caminho sem qualquer dificuldade leva-no até à aldeia, deixamos o caminho e descemos à direita para o centro da aldeia da Coelheira, passamos pela Capela local e neste cruzamento entramos num caminho agricola por trás da aldeia que nos leva até à estrada em alcatrão junto à Fraguinha, atravessamos a estrada e viramos à esquerda na direção da barragem A Pioneira, passamos o pontão da barragem e chegamos ao bar do Parque de campismo da Fraguinha.
Agora seguimos pelo estradão na direção do alto pelas marcações do PR2 Rota das Bétulas, no entanto mais acima deixamos este caminho e viramos à direita por um caminho florestal mais irregular com misto de trilho de pé posto, este caminho termina junto às eólicas, aqui, viramos à esquerda e já no planalto seguimos pelos estradões das eólicas até chegar à estrada de alcatrão, entramos no alcatrão de ligação da Coelheira a Vilarinho de Manhouce, na estrada em alcatrão viramos à direita, mais à frente deixamos o alcatrão, viramos à esquerda e entramos no estradão largo em terra batida que percorre todo o planalto desta Serra por cima da aldeia da Landeira, este caminho segue na direção da Serra da Gravia e aos lugares das Antas, passamos pelo antigo parque de merendas das Antas, atualmente destruido pelos incêndios e chegamos à estrada de alcatrão.
No cruzamento das povoações das aldeias de Anta Cova e Anta de Baixo já na estrada em alcatrão, agora e por cerca de 2 km, percorremos a estrada de alcatrão até bem perto da aldeia de Gamoal, antes de chegar à aldeia viramos à esquerda e entramos novamente num estradão de montanha em terra batida em direção à aldeia da Landeira, este caminho a meia encosta da Serra não tem qualquer dificuldade até começar a descer para a aldeia da Landeira, perto desta aldeia, descemos para a ribeira da Landeira, através de um caminho pedonal, este trilho é fabuloso, pois desenvolve-se entre um bosque onde predomina a floresta autóctone e passa por algumas habitações junto à ribeira, entramos em alguns terrenos agrícolas de particulares passamos uma vedação em arbustos e chegamos à ponte que atravessa a Ribeira da Landeira, esta parte do percurso parace dificil mas facilmente se passa, para quem não quiser passar pelo terreno agricola, pode virar para a Ribeira e atravessa o pontão mais abaixo e sobe à Landeira, nós optamos por seguir e ir ter ao segundo pontão bem ais acima.
Após passar o pontão o caminho está bem definido, bem largo e com o piso em calçada, esta zona é bastante interessante, com a ribeira por perto, por entre um magnifico bosque o caminho em pedra segue na direção da povoação da Landeira, ao chegar às primeiras habitações, viramos à direita e entramos num trilho ladeado de muros, bem apertado que nos leva até ao centro da aldeia junto à antiga Escola Primária.
A partir daqui é seguir na estrada em alcatrão por entre as ruas da aldeia até chegar ao local onde dexamos o carro estacionado.
Este é daqueles percursos que devem utilizar o GPS, pois não existe qualquer marcação, percorre duas Serras bem juntas a da Arada e da Gravia.
O grau de dificuldade não é nenhum, caminhos muito fáceis de percorrer, no entanto, em dias de calor, devem ter algumas precauções pois tem muita exposição solar.