移动时间  7小时 2分钟

上传日期 2021年3月6日

记录日期 三月 2021

7.6

邻近 Coelheira, Viseu (Portugal)

Este percurso pela Serra da Arada com cerca de 30km e perto de 1600mt acumulado (Por erro do GPS marcou 3997) é dos melhores percursos que se pode fazer por esta Serra.
Com inicio no centro da aldeia da Coelheira optei por realizar o percurso no sentido dos ponteiros do relógio, inicialmente passamos por um caminho florestal por trás da antiga escola primária, este caminho segue no vale da serra e após chegar pertro da Fraguinha subimos o corta fogo na direção das eólicas, caminho fácil é bastante acentuado a inclinação, este caminho tipo corta fogo termina junto à construção das eólicas já no planalto da Serra, daqui, viramos à esquerda e sempre pelo estradão das eólicas seguimos bem no alto onde se pode apreciar toda beleza deste vale da Fraguinha.
Ao chegar à eólica n.º13 , local denominado Alto do Cota, deixamos o estradão e à direita entramos no trilho de pé posto que nos leva por uma das Garras da Arada, sempre a descer até chegara a Covelo do Paivô, este trilho é fabuloso, de um lado avista-se a Póvoa das Leiras, o Candal e mais longe Cabreiros e Tebilhão, do outro lado da Garra, temos a Drave, o Portal do Inferno e Regoufe, a desceida é longa e antes de chegar ao Covelo do Paivô, atravessa-se o Rio Paivô pelas poldras, daqui seguimos na direção desta aldeia e por entre as ruas da aldeia subimos até à Igreja Matriz, local onde inicia (ou termina, o PR13 de Arouca "Na Senda do Paivô", foi também este local que aproveitamos para uma paragem para comer algo, pois a caminhada é longa.
A partir deste local seguimos todo o percurso do PR13 de Arouca as marcações seguem ao longo da encosta, este caminho, em pedra tipo lageiras e paralelo ao Rio Paivô tem vistas magnificas, já perto da aldeia de Regoufe, deixamo a encosta do Rio e segue paralelo à Ribeira de Regoufe, são cerca de 4km de pura beleza até à aldeia.
No centro de Regoufe, deixamos o PR13 "Na Senda do Paivô" e viramos à direita agora pelas marcações do PR14 "Aldeia Mágica", a saida da aldeia faz-se por um caminho com badstante pedra solta por uma subida bem dura, a subida termina no alto de Regoufe, encruzinhada com o caminho para o Portal do Inferno e Drave, nós continuamos a seguir as marcações que seguem para a Drave, este caminho por cima da Ribeira da Drave, tem uma vista magnifica, as lagoas da Ribeira e as garras da Arada são de uma beleza indescritível.
Ao chegar à Drave, não entramos na aldeia, nas primeiras casas e antes de passar a ponte, deixamos o PR14 e viramos à esquerda, agora seguimos pelas marfcações amarelas denominado "Trilho do Sol", este trilho segue junto à ribeira de Palhais onde podemos contemplar as diversas quedas e poços de água cristalina, este trilho por vezes com alguma vegetação segue na direção do fundo do Portal do Inferno, atravessamos a ribeira para a outra margem e iniciamos a subida em zig zag, pela outra encosta, esta subida é curta mas dura e termina bem no alto onde se tem uma panorâmica do Portal do Inferno.
Agora o caminho segue pela encumeada na direção da estrada de ligação à Drave e Gourim ao chegara e sta estrada, em terra batida, o caminho inicia a descida até chegar ao cruzamento de Gourim e Drave, aqui viramos para Gourim e mais uma descida a serpentear a Serra até chegar a Gourim, foi este o local escolhido para o almoço, local onde existe apenas uma casa e que serve de Turismo Rural.
Após o almoço, descemos até à Ribeira de Gourim, para travessar a linha de água e iniciar a subida da Garra, o inicio da subida é muito duro, depois, já na encumeada, apesar de continuar a subir é menos acentuada, mas, mais acima, a subida endurece novamente e termina junto ao recente baloiço colocado pela Câmara de S. Pedro do Sul já na estrada de alcatrão, local para descansar um pouco e retemperar as forças.
Daqui atravessamos a estrada e subimos até à esólicas, depois já nas eólicas seguimos pelo estradão até encontrar a mariola da Arada, junto a uma eólica e onde iniciamos a descida por um trilho de montanha, este trilho sempre a descer segue para a aldeia da Arada, atravessamos a aldeia e subimos até ao estyradão de ligação à aldeia da Coelheira, a entrada nesta aldeia faz-se pela estrada de alcatrão e termina junto à Capela local onde iniciamos este fantástico trilho com 30 km bem duros, com 1600 acumulado positivo, mas bastante interessante.
Lógico que o percurso não tem marcações, tirando a ligação de Covelo do Paivô a Regoufe e daqui à Drave, todo o resto é sem marcações e para quem não conhece esta Serra devem usar GPS.
Atenção, caso façam este trilho em dias de calor devem ter cuidado com o Sol porque é basatnte exposto e pode ser doloroso.