Moving time  2小时 25分钟

1,067 m
2.4
4.9

邻近 Mucugê, Bahia (Brazil)

6,9 km de trekking, a partir do estacionamento 1

O tracklog começa no centro de Mucuge e tem 2.84 km até o estacionamento 1.

Saindo do centro de Mucuge, pega-se o Contorno de Mucuge, sentido Ibicoara, e entra à esquerda no Condominio Ecoville Mucuge.

Dentro do condomínio, mantenha-se à direita, até chegar no caminho que afunila.

São 2 bifurcações, todas pegando à esquerda, para chegar no estacionamento 1.

Qualquer carro faz o percurso.

Dá para chegar de carro até o estacionamento 2, passando por um degrau de pedras.

Trilha muito bonita, com cachoeira para ducha, poços para banho e aquatrekking.

Trilha muito exposta .... Chapéu, boné e protetor solar são indispensáveis.

A trilha pode ser feita nos 2 sentidos; (1) até a cachoeira das andorinhas, subindo as sete quedas, alcançando a cachoeira do funil e retornando ao estacionamento, ou (2) subindo até a cachoeira do funil, descendo as sete quedas, alcançando a cachoeira das andorinhas e retornando ao estacionamento. Fizemos o percurso 1.

A trilha é fácil até a cachoeira das andorinhas, com uma descida forte na parte final. E a travessia do rio é extremamente escorregadia (se tiver sapatilhas de água, pode levar).

Porém, a subida para as sete quedas requer muita observação, pois não existe uma trilha demarcada e não há marcações nas pedras. Vc irá da margem esquerda para a direita, algumas vezes (cruzando o rio), com trechos de spider nas pedras. Por isso, caso vc não tenha experiência em trilha (embora ela seja intuitiva), aconselho a contratação de um guia.

A trilha começa no estacionamento e chega na bifurcação principal, que definirá seu caminho: (1) esquerda - andorinhas, sete quedas, funil, retorno; (2) funil, sete quedas, andorinhas, retorno.

Da bifurcação, a trilha para a cachoeira das andorinhas segue tranquila até o mirante do rio.

Chegando no mirante, começa a descida forte, que deve ser feita com cuidado, inclusive, existe uma fenda perigosa à direta, que deve ser evitada.

Chegando no rio, tem uma corda atravessada e bem firme, para auxiliar a travessia, que é feita em linha reta, acompanhando a corda.

Quando passsamos (Julho/2018), a água do rio cobria os tornozelos e tiramos as botas, passando descalsos.

Muito escorregadio .. muito mesmo ... O apoio na corda é fundamental.

Chegando na outra margem, à esquerda, vc alcança o poço e a cachoeira das andorinha (poço propicio para banho). à direita, segue o caminho para as sete quedas.

O caminho não está demarcado, não está sinalizado e é intuitivo, sendo que vc deverá observar o melhor trajeto, para subir o rio pelo lajeado.

Logo de início, tem um trecho de pula pedras ...

O caminho alterna pula pedras, lajeado e travessia do rio, alternando a margem esquerda e direita.

O tracklog auxiliará, mas é preciso observar o melhor trajeto.

A escolha do caminho é intuitiva, pois vc observa os paredões das margens e percebe o momento de trocar de margem. Vc perceberá que não tem mais caminho na margem esquerda e terá que atravessar o rio para a outra margem.

Além disso, em várias oportunidades, passamos as pedras no melhor estilo spider ... Nada sério, mas foi preciso segurar nas pedras e passar de lado para alcançar o próximo lajeado.

Entre a 4ª e a 5ª quedas, existe água potável na margem esquerda. Quando passamos (Julho/2018), havia uma folha, formando um biquinha para beber água. Esta água NÃO vem do rio, vem da montanha, sendo cristalina e potável, sem efeitos colaterais.

Todas as quedas formam poços para se refrescar, somente tomando cuidado com a profundidade (não entramos na água).

Depois da 7ª queda, vc subirá um pouco mais e chegará, pela margem direita do rio, na Cachoeira do Funil (que poderia ser a 8ª queda)

A cachoeira do funil somente é acessível para banho, nadando pelo poço ...

A trilha de retorno, começa na cachoeira do funil, subindo pelas pedras e chegando na trilha batida.

Nesta trilha, vc ainda encontrará uma gruta de garimpeiro e um muro secular.

Chegando de volta à primeira bifurcação, volta-se ao estacionamento.

IMPORTANTE:

Fizemos anotações nos wiewpoints, com as distâncias do trakking (sempre levando em consideração, que a distância anotada è a partir do estacionamento 1).

Tanto na trilha para as andorinhas, como na trilha para o funil, existem marcações nas pedras, indicando o caminho.

No percurso das sete quedas NÃO existem marcações ou indicações de trajeto.

Saída da rodovia

Descida forte

Muito cuidado ao descer

Rio

Atravesse o rio com auxílio da corda. Muito escorregadio. Se tiver calçado de água, pode levar. Quando passamos (Julho/2018), a água cobria os tornozelos.

Cachoeira das Andorinhas

2,4km de Trekking Linda.. Com poço para banho
照相

Trilha para as sete quedas

Seguir margeando o rio, pela margem esquerda.

1 queda

Desvio a esquerda

2a queda

3km Trekking

3a queda

4a queda

Água

Água potável, proveniente da montanha.

Spider

Passe pelas pedrinhas

Dá-lhe spider

Cachoeira do Funil

4,1km Trekking. Para chegar na cachoeira, tem que atravessar o poço a nado.

Trilha de retorno

É só subir as pedras e alcançar a trilha batida de retorno

Toca do Garimpeiro

• 的照片 Priscila e Thiago

Priscila e Thiago 2018-9-29

我已使用过这条航迹  验证  View more

Trilha ótima, natureza maravilhosa!

Geraldo e Mônica 2018-10-1

Realmente, esta trilha é fantástica .....

• Alexandre Celestino 2018-10-19

Muito boa sua trilha. Bem informada... Cometi uns errinhos, pois tem umas setas falsas. Da Andorinhas até Funis, acabou q a trilha ficou um pouco diferente, pois o rio está seco e dá pra caminhar no leito. Se quiser posso compartilhar essa parte com fotos, para poder ver a diferença das estações.

Geraldo e Mônica 2018-10-22

Olhei seu track e o rio estava com pouca água .... Bem diferente da época que passamos .... E vai mudar de novo ... Agora em Dezembro começa a época das chuvas mais pesadas .... E o rio sobe muito mais ... Abraços e bons passeios.

• matheus.ec1 2019-1-4

我已使用过这条航迹  View more

Ótima trilha e muito bem explicada. Consegui fazer sem problemas. Tinha algumas bifurcações mas consegui seguir facilmente. Parabéns

Geraldo e Mônica 2019-1-11

Legal. Espero que vc tenha tido um excelente passeio pela Chapada. abs

• 的照片 luizgsaraiva

luizgsaraiva 2019-4-5

我已使用过这条航迹  验证  View more

Belíssima trilha, muito bem explicada e ilustrada. Há alguns pontos em que me perderia sem o registro. Agradeço a gentileza de compartilhar.

Geraldo e Mônica 2019-4-8

Que bom que ajudamos vc ... Quando vc gravar suas trilhas, também passe adiante suas dificuldades e atalhos que encontrar ... Abraços e bons passeios ..

• 的照片 Danilo Vostok

Danilo Vostok 2019-10-28

我已使用过这条航迹  View more

Fiz esta trilha em outubro/2019.

O track foi realmente muito preciso e bem feito. Os waypoints sinalizados estão extremante acurados.

Permitiu-nos chegar ao atrativo final em perfeitas condições! Parabéns pelo registro do trajeto!

Geraldo e Mônica 2019-10-28

Obrigado e boas trilhas .... Lembre-se sempre de incluir nas suas trilhas, suas dificuldades e dicas para os demais ...