1,219 m
3.4
6.8

邻近 Casal da Serra, Castelo Branco (Portugal)

Caminhada entre a aldeia do Casal da Serra e o Alto da Gardunha (1227m). Este percurso aproveitou uma secção importante da PR1 - FND/CTB - Rota da Gardunha, passando pelo Geoparque da Serra da Gardunha.
Este percurso é difícil, apresentando algumas pendentes com bastante inclinação.

Alguns pontos de interesse são o Castelo Velho (passagem em proximidade mas perfeitamente acessível a partir deste percurso), as geoformas, a paisagem e as construções tradicionais visíveis nos recantos da serra.

Um pormenor relevante é o facto de se passar por um caminho centenário que, outrora, ligava São Vicente da Beira ao Souto da Casa e ao Fundão. Este caminho está em mau estado e situa-se na descida do Alto da Gardunha para Casal da Serra, na ligação entre os dois estradões.

No caminho, a água é abundante mas no Verão escasseia, só havendo fontes no Casal da Serra. No final da caminhada, recomendamos uma paragem no café do Casal da Serra para descontrair e beber uma ginjinha.

NOTA IMPORTANTE: No início da descida a partir do Alto da Gardunha, o melhor é manterem-se no estradão em vez de optarem pelo corta-mato descrito neste percurso.