Moving time  6小时 26分钟

• 可循迹程度

• 景色推荐程度

7.4

邻近 Tomar, Santarém (Portugal)

Há muito que queria fazer este caminho. Proporcionou-se agora. Iniciámos junto ao edifício da Misericórdia e dirigimo-nos à Praça da República. A leste desta praça encontra-se a Igreja de São João Batista. Este templo, já meu conhecido das muitas visitas a Tomar, data dos finais do século XV, tem um portal manuelino e a torre, com coruchéu, é de formato octogonal como se impunha num templo marcado pelos templários. No centro da praça destaca-se a estátua do mestre templário D. Gualdim Pais, fundador da cidade de Tomar. A nascente da praça fica o edifício dos Paços do Concelho (Casa da Câmara quando edificado no século XVI) com o primeiro plano em galilé de 3 arcos.
Bem, sigamos que temos muito que andar. Contornamos o edifício da Câmara pelo sul passando pela Taberna Antíqua (ainda é cedo para ir beber um copo), cortamos à esquerda para a Rua O Pé da Costa de Baixo, logo a seguir subimos a Calçada de S. Tiago, subimos a escadinha, atravessamos a Av. Dr. Vieira Guimarães e seguimos por uma calçada junto à muralha que contorna a Mata Nacional dos Sete Montes até à entrada para o Convento de Cristo. Sobre o Convento de Cristo, a Charola e a Janela Manuelina tudo é tão conhecido que não vamos aqui demorar-nos.
Tiramos mais umas fotos com o telemóvel e seguimos pelo caminho sinalizado até ao Aqueduto de Pegões, obra monumental que, cuja construção foi iniciada no reinado de Filipe I (em 1593) sob a direção de Filipe Terzio, (arquiteto-mor do reino) e concluída por Pedro Fernando de Torres em 1614. Este é um monumento monumental que vale a pena visitar. Vamos com pressa e não nos demoramos muito.
A partir daqui começa um caminho cuja paisagem é muito bonita mas sem grandes motivos de referência. Em Fungalvaz informamo-nos sobre a existência de um Albergue de Peregrinos junto à igreja, bebemos uma água naquele que seria o único café encontrado aberto até chegar a Fátima. Por isso, ATENÇÃO - neste caminho não há fontes (pelo menos nós não encontrámos) nem cafés abertos. É preciso levar um bom stock de água. Valeu-nos uma simpática senhora que se prontificou a encher-nos as garrafas de água.
Chegados a Fátima (7 horas de caminho contando com o tempo de almoço) a primeira coisa que procurámos foi uma imperial para matar a sede. Depois fomos para o Santuário e agradecemos a Nossa Senhora tudo aquilo que queríamos agradecer.

Igreja de S. João Batista e Paços do Concelho

D. Gualdim Pais - mestre Templário

Mais perspetivas da Praça da República

照相

A taberna fica para a próxima

照相

O sol nasce a leste e a igreja, naturalmente(?), abre para poente.

Traseira dos Paços do Concelho

照相

(?) no início da calçada que sobe até ao Convento

Lá em cima O Convento de Cristo

照相

Seguindo ao longo da parede

Fotos sem legenda

Já se vê o aqueduto

O aqueduto dos Pegões 1

O aqueduto dos Pegões 2

O aqueduto dos Pegões 3

照相

Um carreirinho ao longo do aqueduto

Interessante numa casa particular

Outros caminhos...

Igreja de Fungalvaz

Pormenor cársico na serra

照相

Uma capelinha aberta convidando a entrar.

Igreja do Outeiro das Matas

6则评论

• 的照片 Delfim Nobre

Delfim Nobre 2018-5-17

Avante amigos Joaquim e Alice!
    Pés no chão, coração ao alto!
    Abraço a ambos,
    Delfim e Paula

• Jorge Braga 1 2020-1-6

O Caminho tem indicações?

• 的照片 j.jesus

j.jesus 2020-1-6

Olá Jorge Braga.
    Todo o caminho está sinalizado com as tradicionais setas azuis. No entanto há um ou outro ponto que pode gerar hesitações. Na subida para o Convento de Cristo optámos por seguir uma calçada antiga, encostada à mata. Esta opção parece-me a mais acertada porquanto segue um itinerário muito mais agradável e histórico que a estrada. No entanto, se pretender visitar a Ermida de N.ª Sr.ª da Conceição deve seguir pelo asfalto acima e encontrará a dita ermida à sua direita antes de chegar ao convento.
    Se tiver jps e puder fazer download do trilho, será mais seguro.
    Um abraço e bom caminho.

• Jorge Braga 1 2020-1-6

Obrigado

• 的照片 daniel.ds.silva

daniel.ds.silva 2020-2-23

我已使用过这条航迹  验证  View more

Sendo Peregrino de Maria, há muito que queria fazer este caminho.
    Calhou agora.
    Bom caminho, bem sinalizado.
    Obrigado pelo aviso sobre a água, a falta dela.
    Quanto a restaurantes... Ou se para em Fungalvaz ou não há mais hipóteses até Fátima.
    Belíssimo caminho.
    Obrigado pela partilha.

• 的照片 j.jesus

j.jesus 2020-2-23

Olá Daniel,
    Eu também gostei do caminho e, por isso o publiquei. Penso fazê-lo de novo brevemente.