活动类别

:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha

下载

路线照片

的照片:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha 的照片:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha 的照片:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha

作者

路线统计数据

距离
16.46 公里
累积高度
334 米
技术难度
中等
海拔下降
334 米
最高海拔
228 米
TrailRank 
65 4
最低海拔
103 米
路线类型
环路
时间
7小时 9分钟
坐标
2935
上传日期
2021年10月6日
记录日期
十月 2021
  • 评分

  •   4 1条评论

邻近 Merceana, Lisboa (Portugal)

浏览次数: 1743次 , 下载次数: 64次

路线照片

的照片:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha 的照片:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha 的照片:-: Alenquer PR8H - Rota dos Caminhos da Raínha

行程描述

nota: imagens e links contidos nesta descrição só são visíveis em browser e não na app Wikiloc

Corria o ano de 1300.
Marciano, o touro, tinha desaparecido novamente. Não sabiam dele, mas nem se preocuparam muito, ele voltava sempre, e naquele dia, já perto do sol-pôr, lá veio ele, pachorrento, monte abaixo.
Um dia o pastor resolveu vigiá-lo, e quando ele começou a afastar-se do povo, seguiu-o a pouca distância.  Qual não foi a sua surpresa ao descobrir, mais adiante, o Marciano ajoelhado frente a um carvalho!
Chegou mais perto e descobriu que, entre os ramos do carvalho, estava uma pequena imagem de Nossa Senhora da Piedade ou do Carvalheiro.
Quando contou ao povo o que tinha visto, a decisão foi unânime: vamos trazer a Senhora para o altar da nossa igreja! Dito e feito, todos ficaram satisfeitos e orgulhosos por ali albergarem tal preciosidade.

Mas na manhã seguinte a imagem tinha desaparecido, e bastou constatar a ausência de Marciano para logo a localizar: estava de novo entre os ramos da frondosa árvore.
A história repetiu-se, e o povo decidiu erguer então uma ermida no lugar onde a imagem aparecera.

A devoção e o relato dos milagres da Virgem em acontecimentos ligados a animais, espalhou-se rapidamente, e em breve se estabeleceu um círio de romeiros que vinham de Lisboa, pelas festas do Espírito Santo, até Alenquer e que depois seguiam para a Merceana em adoração à milagrosa Senhora da Piedade.

Mas pouco mais de um século depois, a peste negra acaba com as peregrinações e a tradição fica esquecida. Só após quase outro século, em 1520, é que a Raínha D. Leonor, viúva de D. João II e que frequentemente passava por estes domínios a caminho das Caldas da Raínha, mandou construir uma nova igreja no lugar da ermida.
A antiga Confraria do Espírito Santo dá lugar à da Misericórdia e nos anos vindouros a protecção dos monarcas a este Santuário não cessa.
As obras de beneficiação não param, e depois do terramoto também,  e o que hoje temos é um templo que de feição maneirista e barroca, recheado com interessantes obras de arte.

(Nesta página da DGPC há informação completíssima sobre a igreja)


Fomos de Lisboa para o ponto de partida do nosso percurso seguindo pela A8 e depois N9, o que nos fez passar pela Carvoeira...
A adega fervilhava de actividade, estamos ainda em plena época de vindima, e a loja está aberta ao Sábado das 9 às 13h, oportunidade que não recusei para trazer comigo uma caixa de Velhos Tempos Reserva (4 eur) e do premiado Velhos Tempos Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon (3 eur).



Chegados ao largo Raínha Dona Leonor, na Merceana, parqueamos. Estava a decorrer o pequeno mercado ao ar livre, que acontece 3 vezes por semana. Abastecemo-nos só de hortícolas, que o peixe fresco de Peniche não aguentaria um dia ao sol no carro, e iniciamos a caminhada.


O percurso

Feita a saída da zona urbana, rápido começamos a sentir os aromas do campo. Meandros por quintinhas e vinhas, sobretudo depois de passar Casais das Eiras, vão ser a nossa companhia o dia todo.
Circundamos depois uma longa vinha pertencente à Quinta do Anjo, onde se produzem os vinhos Quinta do Pinto, até chegarmos a Barbas, que atravessamos, subindo depois atrás do povoado. Mais uma nogueira recheada. Ainda com poucos quilómetros, as mochilas já vão enchendo...
Mais adiante, a meio da subida para Aldeia Galega da Merceana, paramos para uma fuji e um cubo de marmelada. Um pastor veio com o seu rebanho de cabras para o terreno ao lado, a nossa pausa encheu-se de moscas e campainhas.



Continuamos depois por entre vinhas, macieiras e marmeleiros. As máquinas ainda vindimam em alguns terrenos.
Num alto, a vista da Aldeia Galega da Merceana, uma larga ninhada de casas alvas e a sua bela igreja a destacar-se do lado direito, tudo afogado no meio das vinhas que se começam a encher de cor, deixa-nos um bocado em contemplação. As terras de Alenquer encantam-nos mais uma vez.

Quando lá chegamos ficamos espantados com o asseio e beleza da aldeia. O Largo do Divino Espírito Santo, onde fica a Capela do Espírito Santo e a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, é um encanto. A igreja tem um monumental portal pré-Manuelino. Em todo aquele entorno se respirava paz e quietude, mas depois ouvimos vozes, que vinham da porta da sacristia. Entramos. Uma senhora mostrava a igreja a uns futuros noivos que ali se queriam casar; por sua vez todo o templo estava arranjado para um casamenro que iria ocorrer este mesmo fim de semana. Foi a nossa sorte. Sem entrar para a grande nave central, foi-nos permitido ver o interior ali da entrada do altar, tectos magníficos e belas imagens nos altares laterais, além, claro, da monumentalidade do altar mor. Tudo tão bem conservado e restaurado...
Aliás é essa a impressão que a Aldeia Galega nos deixa: muita história, magníficamente conservada e muito cuidada, por quem ama a sua terra.

Chegamos depois junto do pelourinho. Fabuloso trabalho em pedra, não é fácil encontrar um pelourinho tão elaborado. A Casa da Raínha, onde ela se detinha para pernoita na sua viagem de Lisboa para as Caldas, o que resta da velha igreja da Misericórdia... não resistimos: sentamos no banco junto da loja do cidadão (fechada ao Sábado) e aí fizemos o nosso almoço, apesar de só termos 6 km percorridos.

Ao nosso lado, o fontanário público - é água natural muito boa, vem de uma mina lá em cima, explicou-nos uma senhora que veio encher os seus cântaros. A encimar a fonte, um magnífico painel de azulejos representando o encontro de Jesus com a Samaritana do Poço, um dos mais significativos episódios bíblicos, muito bem descrito e explicado aqui. O episódio narrado ocorreu junto do Poço de Jacob, local bem enraízado nas tradições Cristãs, Judaicas, Samaritanas e Muçulmanas, e descrito nesta página da Wikipedia.



Ali ao lado, na Associação recreativa, há um café, onde uns expressos nos ajudaram a retomar o caminho. Tomamos então uma velha álea ladeada de vetustas árvores, até que chegamos aos terrenos da grande Quinta de Chocapalha, onde as vindimas ainda decorriam, em modo tradicional, cachos colhidos à mão.

Seguimos, subindo até Sobreiros de onde logo se sai pela Rua da Fonte onde pouco depois, escondido à direita, sob um grande sobreiro, se encontra a ruína de um poço coberto.
Os nossos passos levam-nos agora à Aldeia Gavinha, parada no tempo, casa de lavradores, casas brasonadas e de novo muita serenidade. Passamos a Fonte Gótica e fomos em seguida apreciar a Igreja de Santa Maria Madalena, onde existe um bonito conjunto de azulejos do séc. XVII.
Segundo uma nota que li, acredita-se que a Aldeia Gavinha tenha sido fundada no séc. XV, pelos sobreviventes de um surto de peste numa povoação vizinha.

Mais abaixo atravessamos a N9 e novamente as vinhas, nogueiras e marmeleiros são a nossa companhia. Já não cabe mais nada nas mochilas.

Chegamos mais adiante ao Bairro de São Martinho, mais adegas particulares e por todo o lado o cheiro ao mosto. Depois Casal das Queimadas e finalmente Freixial do Meio, povoação sem piada, salva-se a capelinha de S. Luís.
Pouco depois entrávamos na Merceana, onde as peixeiras lavavam banca e utensílios, no mercadinho.

Estava terminado o trajecto, e com este PR8H completamos a colecção de percursos da C. M. de Alenquer. Sem dúvida valiosa a recomendação no seu site de fazer este PR8 em final de Verão / princípio de Outono.
Note-se que, como algumas outras da Câmara de Alenquer, esta rota não está numerada e talvez não homologada (mas está marcada no terreno), por isso atribuí a designação PR8 seguido da letra H, para indicar que é numeração provisória minha, a rectificar um dia que ela seja homologado e numerada pelas entidades competentes.


Links para os outros Percursos Pedestres de Alenquer:

Alenquer PR1 - 16.53 Km - Rota das Encostas da Serra
Alenquer PR2H - 22.61 Km - Carreiro da Senhora (alternativa viável)
Alenquer PR3H - 10.94 Km - Charneca de Ota
Alenquer PR4 - 14.19 km - Rota dos Moínhos
Alenquer PR5 - 12.43 Km - Rota de Santa Quitéria
Alenquer PR6 - 11.87 Km - Rota de Nossa Senhora da Encarnação
Alenquer PR7H - 9.57 Km - Campos do Pereiro
Alenquer PR8H - 16.46 Km - Rota dos Caminhos da Raínha
Alenquer PR9H - 13.54 Km - Rota das Cerejas


O site dos percursos pedestres de Alenquer:

--> Percursos Pedestres de Alenquer

路线点

图示符号名胜 海拔 131 米
的照片Aldeia Gavinha - Fonte Gótica 的照片Aldeia Gavinha - Fonte Gótica 的照片Aldeia Gavinha - Fonte Gótica

Aldeia Gavinha - Fonte Gótica

图示符号兴趣点 海拔 115 米
的照片Bairro São Martinho 的照片Bairro São Martinho 的照片Bairro São Martinho

Bairro São Martinho

图示符号名胜 海拔 116 米
的照片Barbas - cruzeiro, lavadouro, painel azulejo Sra. Piedade e touro Marciano

Barbas - cruzeiro, lavadouro, painel azulejo Sra. Piedade e touro Marciano

图示符号教堂 海拔 123 米
的照片Capela de S. Luís

Capela de S. Luís

图示符号教堂 海拔 0 米
的照片Capela do Espírito Santo 的照片Capela do Espírito Santo

Capela do Espírito Santo

图示符号名胜 海拔 0 米
的照片Casa da Raínha 的照片Casa da Raínha

Casa da Raínha

图示符号兴趣点 海拔 0 米

Casais das Eiras

图示符号兴趣点 海拔 148 米

Casal das Queimadas

图示符号供应点 海拔 128 米
的照片Clube Recreativo e Cultural de Aldeia Galega

Clube Recreativo e Cultural de Aldeia Galega

图示符号水源 海拔 128 米
的照片Fonte - torneira na parede. Painel A Samaritana do Poço

Fonte - torneira na parede. Painel A Samaritana do Poço

图示符号兴趣点 海拔 132 米
的照片Freixial do Meio fonte e minimercado 的照片Freixial do Meio fonte e minimercado

Freixial do Meio fonte e minimercado

图示符号教堂 海拔 134 米
的照片Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres 的照片Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres 的照片Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

图示符号教堂 海拔 137 米
的照片Igreja Santa Maria Madalena sec XVI- XVIII e café Central

Igreja Santa Maria Madalena sec XVI- XVIII e café Central

图示符号兴趣点 海拔 0 米
的照片Largo do Divino Espírito Santo

Largo do Divino Espírito Santo

图示符号兴趣点 海拔 127 米

Lavadouro coberto

图示符号兴趣点 海拔 111 米

Lavadouro coberto com WCs fracos

图示符号信息点 海拔 133 米

Marca - Caminho de Fátima e Santiago

图示符号兴趣点 海拔 206 米
的照片Mina e lavadouros 的照片Mina e lavadouros 的照片Mina e lavadouros

Mina e lavadouros

图示符号停车场 海拔 158 米
的照片Parking - Largo Raínha Dona Leonor 的照片Parking - Largo Raínha Dona Leonor

Parking - Largo Raínha Dona Leonor

图示符号名胜 海拔 126 米
的照片Pelourinho 的照片Pelourinho

Pelourinho

图示符号 海拔 110 米

Ponte sobre vala

图示符号兴趣点 海拔 220 米
的照片Poço coberto ruínas

Poço coberto ruínas

图示符号兴趣点 海拔 0 米
的照片Quinta da Chocapalha 的照片Quinta da Chocapalha 的照片Quinta da Chocapalha

Quinta da Chocapalha

图示符号兴趣点 海拔 0 米
的照片Quinta do Anjo 的照片Quinta do Anjo 的照片Quinta do Anjo

Quinta do Anjo

图示符号照片 海拔 0 米
的照片Ruralidade 的照片Ruralidade 的照片Ruralidade

Ruralidade

图示符号废墟 海拔 126 米
的照片Ruínas fábrica telha e tijolos? 的照片Ruínas fábrica telha e tijolos?

Ruínas fábrica telha e tijolos?

图示符号教堂 海拔 130 米
的照片Santuário Nossa Senhora da Piedade 的照片Santuário Nossa Senhora da Piedade 的照片Santuário Nossa Senhora da Piedade

Santuário Nossa Senhora da Piedade

图示符号兴趣点 海拔 222 米

Sobreiros - paragem de autocarro coberta

图示符号水源 海拔 121 米
的照片Tanque e água

Tanque e água

图示符号兴趣点 海拔 138 米
的照片Velho poço ainda com água

Velho poço ainda com água

图示符号兴趣点 海拔 134 米

Wc

评论  (1)

  • 的照片 Caminhando com a natureza
    Caminhando com a natureza 2023年3月15日

     

    我已使用过这条路线  已验证  查看更多

    Trilha agradável de fazer com dunas e floresta

您可以这条路线