航迹点数 94

上传日期 2016年3月6日

-
-
13 m
0 m
0
2.4
4.8
9.55 km

浏览次数: 1881次 , 下载次数: 5次

邻近 Cibaúma, Rio Grande do Norte (Brazil)

Remada de aproximadamente 10km nas águas do rio Catu.
O rio Catu é um rio brasileiro que banha o litoral leste do estado do Rio Grande do Norte. O Catu nasce nos tabuleiros da Mata do Marfim, município de Canguaretama, e após cruzar a BR-101 passa pelos municípios de Goianinha, Vila Flor e Tibau do Sul, num percurso de aproximadamente trinta quilômetros, desaguando finalmente na praia de Sibaúma (Tibau do Sul). Ainda hoje na sua foz costuma eventualmente aparecer algum peixe-boi marinho.
No passado, suas margens eram cobertas de Mata Atlântica, que foi durante séculos substituída por canaviais ou pela agricultura de subsistência. Próximo à margem direita do rio, no município de Canguaretama, à altura do quilômetro 158 da BR-101, localiza-se a gruta "do Bode", ou "dos Sete Buracos", formada por uma rede de subterrâneos e respiradouros. O termo Catu significa "[de água] boa" em língua tupi. Fonte: Wikipedia
A remada aqui proposta começa no Sítio Verde, na margem direita do rio, município de Vila Flor/RN. Dependendo da época do ano, consegue-se remontar um percurso maior ou menor do rio. Nesta trilha, marcamos um ponto de chegada a cerca de 3km a monte do ponto de partida.
O panorama dominante nesta primeira parte da remada é a mata atlântica, ainda exuberante nas encostas perto das margens do rio.
Procedendo em silencio, será possível avistar muitas espécies de aves típicas da região, e, com um pouco de atenção e muita sorte, alguma raposa e pequenos jacarés.
Quando ficar difícil seguir à frente, começa-se a descida do pequeno rio potiguar. Na margem esquerda do rio, uma grande arvore, bem na beirada, oferece uma boa sombra para uma pausa, com direito a lanche e banho de rio.
A cerca de um quilometro abaixo, sempre na margem esquerda do rio, encontra-se um rancho de pescadores, que merece uma parada para visitar o local e tirar algumas fotos.
Passado o Sítio Verde, onde começou a remada, o panorama começa a mudar um pouco, alternando-se terrenos alagadiços, criadouros de camarão, vegetação do mangue e, enfim as dunas de areia da praia de Sibaúma, na barra do rio Catú, encontro das águas doces com a salgada do oceano.
系泊点

Sítio Verde

Ponto de partida desta atividade. À beira do Rio Catú, no território do município de Vila Flor/RN
路口

Foz do rio Galhardo

Foz do rio Galhardo, afluente do Catú. Seguir à esquerda.
河流

Rio Catú

Rio Catú - RN
观鸟点

Arvore à beira-rio

Grande arvore à beira-rio, com possibilidade de armar duas redes. Tem pedras já dispostas para acender um fogo, se quiser fazer um café, ou cozinhar. Lugar perfeito para birdwatching, observação de aves
休憩处/避难处

Rancho de pescadores

Rancho de pescadores à beira do rio; local onde os pescadores guardam seus apetrechos de pesca e consertam suas canoas. Não é uma casa, mas tem uma ampla varanda onde armar umas redes para descansar o dormir. Se for dormir no local, é bom avisar os pescadores antes... se for só arranchar por um almoço, nem precisa
海滩

Prainha de areia

Prainha de areia, boa para uma pausa

Ponte sobre o rio Catú

Ponte de madeira sobre o rio Catú. Cuidado ao passar por baixo dele; não é muito alto
河流

Barra do rio Catú

Encontros das águas do rio Catú com o oceano.
海滩

Praia de Sibaúma

Praia de Sibaúma, município de Tibau do Sul
系泊点

Porto de Sibaúma

评论

    You can or this trail