时间  6小时 11分钟

路线点数 1517

上传日期 2020年12月27日

记录日期 十二月 2020

-
-
2,355 m
1,405 m
0
2.9
5.8
11.52 km

浏览次数: 65次 , 下载次数: 2次

邻近 Cardaño de Arriba, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

ASCENSÃO INVERNAL AO PICO MURCIA DESDE CARDAÑO DE ARRIBA

Pico Murcia (2341m) é um dos cumes mais populares da montanha de Palencia. O esbelto porte piramidal do seu cume é motivo suficiente para realizar a sua ascensão, acrescentando-se a sua localização estratégica que o torna um ponto de vista excecional da face Norte e Aresta Nordeste do emblemático Pico Espigüete (2451m). Também a sua situação isolada e a sua importante proeminência sobre o vale de Valcabe fazem dele um magnífico miradouro sobre o resto da Montanha Palentina: montanha Riaño, os vizinhos Picos de Europa e uma boa parte das montanhas da Cantábria.

Atividade inserida no Parque Natural Montaña Palentina, onde o vale de La Reina (León), a norte, e o vale de Liebana (Cantabria), a Sul, constituem um nó de esbeltas montanhas rochosas sobre verdes vales e bosques que dão formas ao grupo do Alto Carrión na Cordillera Cantábrica. O grupo tem no Sul duas grandes montanhas, Curavacas (2524m) e Espigüete (2450m), e no centro o Pico Murcia (2341m), Peña Malas (2279m), Cuartas (2448m), Três Provincias (2496m) e Peña Prieta (2539m).



Iniciamos a ascensão na localidade de Cardaño de Arriba (1418m), no Município de Velilla del Río Carrión (Palencia), dentro do Parque Natural Montaña Palentina. Para muitos, esta localidade é a porta de entrada para algumas das mais clássicas subidas deste Parque Natural Palentino. Ao chegar à aldeia de Cardaño de Arriba estacionamos o carro no parque à entrada da aldeia. A partir daqui, seguimos pelo amplo caminho “Senda del Pozo de las Lomas” que acompanha o Arroyo de las Lomas até à interseção com o Arroyo de Valcabe, o qual atravessamos por uma ponte numa curva acentuada à direita. Após atravessar a ponte sobre o Arroyo de Valcabe seguimos pelo caminho de pé posto à esquerda a “Senda del Pico Murcia” (1463m).

Gradualmente entramos no vale de Valcabe, a “Senda del Pico Murcia” não está sinalizada, mas por enquanto o caminho é obvio. Começamos, inicialmente, a deslumbrar o Pico Murcia para depois ver em toda a sua plenitude o característico pico piramidal. O percurso gradualmente ganhou altitude, seguimos paralelos ao Arroyo de Valcabe, atravessamos por pontes de madeira o Arroyo de Hontanillos, Arroyo de Valcaliente e Arroyo la Cuenca, afluentes do Arroyo Valcabe.



Pouco depois da Arroyo la Cuenca (1660m) deixamos o caminho, viramos à direita e fomos subindo paralelos ao dito Arroyo, sem trilho bem definido, seguimos pelo manto de neve, umas vezes pela direita outras pela esquerda. Quando a pendente se acentua fortemente colocamos os crampons e subimos em ziguezague para vencer o forte desnível até ao Collado de Peñas Caburdas (2128m). A sua ascensão não apresenta maior dificuldade do que o desnível a ser superado, e que não é pouco, são quase 1000 metros desde Cardaño de Arriba até ao cume. Agora desde a colina restam-nos sensivelmente 800 metros e um último esforço para superar a ascensão final ao cume. Chegamos! Pico Murcia com os seus 2341 metros de altitude oferece uma das mais completas panorâmicas de Fuentes Carrionas: ao Sul, o Pico Espigüete, e embalses de Compuerto e Camporredondo; ao Norte, sobressaem os maciços de Picos de Europa; ao Este, Peñas Malas (2279m) com Peña Prieta (2539m) ao fundo.



Seguiu-se uma pausa para almoço enquanto contemplávamos as magnificas panorâmicas de 360º, algumas fotos da “praxe”, pois o local e o dia convidavam, uma vez mais, a um momento de pura descontração... O regresso foi, no sentido inverso do mesmo itinerário, com a exceção da descida do Collado de Peñas Caburdas…

FICHA TÉCNICA
Realização: 21 de dezembro de 2020
Percurso: Cardaño de Arriba - Valcabe - Collado de Peñas Caburdas - Pico Murcia (regresso pelo sentido inverso)
Distancia: 11,5 km (ida e volta)
Duração: 6h12min
Tempo em movimento: 3h51min
Tempo parado: 2h21min
Movimento médio: 3,0km/h
Acumulado positivo: 998m
Acumulado negativo: 1009m


TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE NATURAL MONTANHA PALENTINA
PEÑA PRIETA INVERNAL
PICO MURCIA INVERNAL
PICO ESPIGÜETE POR ARISTA ESTE (BAJADA POR CARA NORTE)
PICO MURCIA DESDE CORDAÑO DE ARRIBA
PICO CURAVACAS POR CALLEJO GRANDE
SENDA DE LA CASCADA MAZOBRE





Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
兴趣点

PARKING CARDAÑO DE ARRIBA

兴趣点

FUENTE

兴趣点

PUENTE ARROYO VALCABE

兴趣点

PUENTE ARROYO HONTANILLAS

兴趣点

PUENTE ARROYO VALCALIENTE

兴趣点

PUENTE ARROYO LA CUENCA

兴趣点

COLLADO PEÑAS CABURDAS

兴趣点

PICO MURCIA (2341M)

评论

    您可以这条路线