时间  8小时 17分钟

路线点数 1761

上传日期 2020年12月22日

记录日期 十二月 2020

-
-
2,541 m
1,409 m
0
4.1
8.3
16.5 km

浏览次数: 107次 , 下载次数: 3次

邻近 Cardaño de Arriba, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

ASCENSÃO INVERNAL A PEÑA PRIETA DESDE CARDAÑO DE ARRIBA

Peña Prieta (2539m) é o pico mais alto do maciço Fuentes Carrionas, na Cordilheira Cantábrica. Encontra-se distribuído entre as províncias de Cantábria e Palencia, embora o seu cume se encontre na província cantábrica, muito perto dos Picos de Europa e seja a altura máxima da cordilheira cantábrica se não considerarmos os próprios Picos da Europa. A sua magnífica e escura face norte é visível do vale de Liebana e confere-lhe o seu nome, “Prieta”.

O norte da província de Palencia, o vale de La Reina (León) e o sul do vale de Liebana (Cantabria) constituem um nó de esbeltas montanhas rochosas sobre verdes vales e bosques que dão formas ao grupo do Alto Carrión na Cordillera Cantábrica. O grupo tem no sul duas grandes montanhas, Curavacas (2524m) e Espigüete (2450m), e no centro o grupo de Murcia (2341m), Peña Malas (2279m), Cuartas (2448m), Três Provincias (2496m) e Peña Prieta (2539m).



Iniciamos a ascensão na localidade de Cardaño de Arriba (1418m), no Município de Velilla del Río Carrión (Palencia), dentro do Parque Natural Montaña Palentina. Para muitos, esta localidade é a porta de entrada para algumas das mais clássicas subidas deste Parque Natural Palentino. Ao chegar à aldeia de Cardaño de Arriba estacionamos o carro no parque à entrada da aldeia. A partir daqui, seguimos pelo amplo caminho “Senda del Pozo de las Lomas” que acompanha quase sempre o Arroyo de las Lomas, só por um breve trecho acompanha o Arroyo de Valcabe, e que atravessamos por uma ponte numa curva acentuada à direita.

O caminho é óbvio e tem alguns postes de sinalética amarela e branca. O amplo caminho dá lugar a um caminho de pé posto, sempre com o arroyo de Las Lomas à direita. Atrás de nós podemos ver a face norte de Espigüete. Posteriormente, voltamos ao amplo caminho, ao longo da qual continuamos até chegar a uma bifurcação. Continuamos à direita, descendo suavemente até ao Arroyo de las Lomas, que atravessamos por cima de uma ponte. Do outro lado o caminho ainda é evidente, e sobe em direção ao Pozo de las Lomas.



Um pouco antes de chegar ao Pozo de las Lomas encontramos uma zona de vivac (1864m) e logo de seguida um poste de sinalética listado de cor branca e amarela, aqui deixamos a “Senda del Pozo de las Lomas” e seguimos à direita por Manantial de Valdemediano (2002m). Subimos em ziguezague, entre o Alto del Concejo e o Alto del Tio Celestino. Já perto da cumeada fomos tomando a direção do Alto del Concejo até o alcançar (2442m). Daqui já podemos avistar o circo, a lagoa de Fuentes Carrionas, o Pico Tres Provincias e o Pico Inferno (Pico Sul da Peña Prieta).

Continuamos para norte, ao longo da aresta, baixamos em direção à colina de Alto de Fuentes Carrionas (2421m), bem visível as Agujas de Cardaño à nossa esquerda. Voltamos a subir até alcançar o Alto de Tres Provincias (2499m), um marco da fronteira entre León, Palencia e Cantabria. Daqui já podemos ver o cume da Peña Prieta.

Seguimos para Este, descemos do cume das Três Provincias e atravessamos pela aresta para subir ao Pico del Inferno (2537m), ou Peña Prieta Sul, ponto mas alto da Província de Palencia, e logo de seguida ascendemos ao cume principal, Peña Prieta (2539m), que se encontra na província de Cantábria. Destes picos vemos bastante bem algumas montanhas próximas, como Espigüete, Curavacas e no horizonte os Picos de Europa e toda a Cordilheira Cantábrica de Somiedo a Piedrasluengas.



Seguiu-se uma longa pausa, pois o trilho e o dia convidavam, uma vez mais, a um momento de pura descontração... O regresso foi, no sentido inverso do mesmo itinerário.


FICHA TÉCNICA
Realização: 20 de dezembro de 2020
Percurso: Cardaño de Arriba - Manantinal de Valdemediano - Alto del Concejo - Alto de Fuentes Carrionas - Ato de las Tres Provincias - Pico del Inferno - Peña Prieta (regresso pelo sentido inverso)
Distancia: 16,5 km (ida e volta)
Duração: 8h17min
Tempo em movimento: 5h20min
Tempo parado: 2h57min
Movimento médio: 3,09km/h
Acumulado positivo: 1423m
Acumulado negativo: 1427m


TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE NATURAL MONTANHA PALENTINA
PEÑA PRIETA INVERNAL
PICO MURCIA INVERNAL
PICO ESPIGÜETE POR ARISTA ESTE (BAJADA POR CARA NORTE)
PICO MURCIA DESDE CORDAÑO DE ARRIBA
PICO CURAVACAS POR CALLEJO GRANDE
SENDA DE LA CASCADA MAZOBRE





Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
兴趣点

PARKING CARDAÑO DE ARRIBA

兴趣点

PUENTE ARROYO VALCABE

兴趣点

CAMIÑO DE LAS LOMAS

兴趣点

PUENTE ARROYO DE LAS LOMAS

兴趣点

VIVAC

兴趣点

DESVÍO DE SENDA

兴趣点

MANANTIAL DE VALDEMEDIANO

兴趣点

ALTO DEL CONCEJO (2442M)

兴趣点

ALTO DE LAS TRES PROVINCIAS (2499M)

兴趣点

PICO DEL INFERNO (2537M)

兴趣点

PEÑA PRIETA (2539M)

兴趣点

CRESTA

兴趣点

ALTO DE FUENTES CARRIONAS (2421M)

评论

    您可以这条路线