1,342 m
2.4
4.9

邻近 Águas Brancas, Santa Catarina (Brazil)

Trilha da Pedra do Guardião do Pouso ou "Trilha do Guardião da Taipa",
Atrativo: Ascensão em um bloco de rocha de 84 metros de altura encravado no meio dos paredões da região. Muita atenção ao realizar esta escalaminhada, local escorregadio com poucas vegetações resistentes para auxiliar na ascensão. Atenção o trecho final da ascensão da rocha fica "Difícil", esta constitui-se em subida acentuada, tendo vários trechos quase verticais, sendo boa parte delas expostas a altura, que exigem bastante do físico (força em todo corpo para auxiliar na ascensão) e psicológico (devido a exposição a altura e dificuldade de ter onde se segurar).
Devido aos desafios técnicos nesta trilha que exigem razoavelmente do físico e psicológico e riscos de queda, graduo como uma trilha "Difícil".

O acesso a trilha faz-se pela Fazenda Pouso na Serra ou pelo Condomínio Curucaca - SC 110 (antiga 430) sentido Urubici/SC, situada na RPPN Curucaca,
No vale da Curucaca e Pouso na Serra são 195 hectares de florestas preservadas em RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), com altitudes de 900 a 1200 m, onde estão abundantes a fauna e flora nativa. De mata Ombrófila mista, estão presentes belos exemplares de araucárias, canelas e cedros. As nascentes e quedas d’agua contam-se as dezenas, lindas e de água cristalina. Na fauna, o canto das arapongas está sempre presente, assim como os macacos bugios e pregos. São freqüentes os vestígios de animais silvestres em via de extinção como o leão baio, jaguatirica, corvo branco, veado campeiro, tatus, quatis, graxaim e lontras, entre outros.
As RPPNs Curucaca correspondem ao jardim silvestre de um projeto residencial e de hospedagem rural. No vale estão dispostas áreas de terra e casas de campo, assim como um pequeno e charmoso hotel. Ao adquirir uma área, os condôminos tornam-se co-proprietários das reservas colaborando com a preservação ambiental e ainda podem ter a oportunidade de viver numa fazenda com grande riqueza natural. Com arquitetura em tetos vivos e baixa densidade de ocupação, somados ao compromisso de conservação e respeito à natureza, Pouso na Serra e Curucaca compõem um projeto singular.

Realizamos nossa entrada pela Fazenda Pouso na Serra mediante autorização. O percurso inicia-se com um aclive suave por meio de estrada até se atingir a parte mais alta do condomínio. Na sequência o caminho até então bem demarcado e vai estreitando-se até dar lugar a uma pequena trilha. Após passagem de um pequeno pontilhão a trilha fica mais fechada e começa uma subida bem íngreme por meio da mata fechada, sendo a ascensão neste momento de difícil acesso com trecho quase verticais, expostas a altura, que exigem bastante do físico (força em todo corpo para auxiliar na ascensão) e psicológico (devido a exposição a altura e dificuldade de ter onde se segurar). Ainda no final um pouco antes de chegar-se a rocha em si deve-se prestar bastante atenção na sinalização ali presente, elas lhe auxiliarão na orientação até por existir diversos caminhos por ali que já foram explorados. Ao chegar a base da rocha é necessário encarar uma escalaminhada vertical por cerca de uns 50m em um tereno irregular tendo que cravar as mãos no solo e projetar seu corpo para auxiliar a ascensão, local que deve ser transposto com a máxima atenção e por pessoas acostumadas a este tipo de situação.
#Tenha muita atenção neste trecho e fique ciente dos riscos, respeite suas limitações.#

Lembre-se: mantenha as porteiras fechadas se estiverem fechadas e, abertas se estiverem abertas. Além disso, procure contato com a responsável da propriedade antes de acessá-la, recebemos autorização da Nina no momento de nossa entrada. Facebook da Nina: (https://www.facebook.com/nina.velho.7). Contato do local: Telefone: (49) 9127-8734 | e-mail: pousonaserra@gmail.com

Trilha realizada em amigos: Celso, Claúdia, Dayanne, Fernando F., Johnny e Jules.

NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas, recolha o lixo que encontrar se for possível.
Preservemos a beleza natural do mundo.