时间  3小时 25分钟

1,562 m
0.8
1.7

邻近 Sítio José B. dos Santos, Paraná (Brazil)

Última atualização: fevereiro/2019.

Trilha de ascensão ao Morro do Capivari Mirim (1.559 m), um dos cumes mais acessíveis da Serra dos Capivaris (ou Serra do Capivari), localizada nas margens da rodovia BR-116 (Régis Bittencourt), entre Curitiba e São Paulo, no limite entre os municípios de Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul.

Por uma questão de responsabilidade, publiquei aqui o arquivo com o trajeto de descida (na subida fizemos alguns desvios e explorações que "bagunçaram" um pouco o trajeto), o que resulta em dados estatísticos incorretos da trilha (como duração, km, etc), apresentadas pelo Wikiloc no quadro de resumo ao lado. Qualquer problema, especialmente em caso de uso de criação de rota, basta editar a track e inverter o seu sentido de percurso para subir a montanha.

A subida acumulada é de cerca de 670m até o cume do Capivari Mirim.

A Serra do Capivari é um dos blocos serranos que compõe a Serra do Mar em sua porção paranaense, localizada ao norte da Serra do Ibitiraquire (Pico Paraná). É uma Serra com vários cumes de altitude pronunciada e grande beleza cênica, geralmente esquecida e pouco frequentada pelos montanhistas.

O acesso ao Capivari Mirim se dá pela localidade de Ribeirão Vermelho, pequena vila nas margens da BR-116 e da Represa do Capivari (prestar atenção, pois a entrada fica ANTES da passarela de pedestres sobre a rodovia, cerca de 5,4 Km depois da ponte sobre o lago da represa do Capivari, para quem vem de Curitiba, sentido SP).

A mesma trilha de acesso ao Capivari Mirim dá acesso ao Capivari Médio (1.637 m), pouco antes do cume principal do Mirim, numa bifurcação pela esquerda, inicialmente descendo. Recentemente as trilhas dos Capivaris foram unidas permitindo se fazer uma pequena travessia entre os dois pontos de acesso a esta Serra, a norte, pelo Capivari Grande e a oeste, por esta trilha, via Capivari Mirim.

DETALHES DE ACESSO, CARACTERÍSTICAS E DIFICULDADE:

Há dois pontos de acesso para a trilha do Capivari Mirim. Um é a Loja de Materiais de Construção existente na entrada da vila, que é um dos pontos de estacionamento, devendo-se dali tomar a estradinha, hoje asfaltada, que sobe em direção ao morro. Outro acesso possível é, subindo este curto trecho da estradinha de carro até o seu final, cerca de 500m, estacionar na entrada da casa do Sr. Antônio, pastor de uma igreja local (solicitar permissão). Dali toma-se a estradinha de terra do lado oposto à casa, em direção à faixa de mata. A trilha no início é larga (leito de estrada) e logo depois encontra um clareirão onde atualmente encontram-se 2 grandes caixas d'água. Dali ela vai ficando mais escondida e estreita à medida que se sobe. Pouco antes desse ponto, à esquerda, é possível abastecer de água para a subida em uma pequena caixa d'água no chão, ao lado da estradinha. Pouco acima, quando a trilha se encaminha para a mata, é possível escutar o riacho próximo, que tem acesso por uma saída à esquerda mais acima, onde também é possível se abastecer de água. Como sempre há animais soltos por ali (cachorros principalmente) recomenda-se tratar essa água (clorin, por exemplo) antes do consumo.

depois disso a trilha continua em meio a um capinzal, seguindo as curvas de nível da encosta logo atingindo, num patamar superior, uma sequência de vários blocos de pedra, que afloram em meio à macega rala composta de painas e samambaias, testemunhas das frequentes queimadas que afetam a região. Há um pequeno trecho de escalaminhada a certo momento e logo se atinge um antecume numa ampla área de campo de altitude, e mais acima, depois de mais alguns minutos de caminhada alternando rampas de pedra mais íngremes e campos, o cume propriamente dito, que não é visível desde a base ou da encosta. Dali se obtém vista para o Capivari Grande (a NE), para o Capivari Médio, a (SE) e para o Capivari IV (ao S).

A caminhada até o topo é puxada, sempre num gradiente inclinado, médio, de 35º e, fora o início da trilha, não há sombra ao longo do percurso e tampouco no cume. Água, como já mencionado, existe apenas no começo da trilha, recomendando-se que o caminhante carregue consigo uns 2 litros em dia quentes para suprir as necessidades de hidratação.

Considerando-se estes fatores associados, e com base em critérios técnicos (MIDE adaptado) entendo que para este percurso o nível de caminhada é MODERADO.

MÍNIMO IMPACTO:

Ao trilhar pela região você também torna-se responsável por ela. Lembre-se:

- Você é o principal responsável por sua saúde e segurança. Preste atenção onde pisa, onde senta e onde se segura. Cobras, aranhas e outros insetos potencialmente perigosos são encontrados com frequência na área e constituem riscos reais em qualquer área selvagem;
- Traga TODO o seu lixo de volta consigo, isso inclui cascas de frutas, papéis e inclusive o papel higiênico usado;
- Não faça fogueiras - a área toda é muito sensível a incêndios florestais, especialmente no inverno. Evite também fumar, e se o fizer, não descarte suas bitucas no caminho - apague-as com água e traga junto com o seu lixo;
- Necessidades fisiológicas devem ser feitas longe de cursos d'água (pelo menos a 50m de distância). Dejetos sólidos devem ser enterrados e o papel higiênico trazido de volta com você. A água do riacho no início da trilha abastece as casas da comunidade, respeite e preserve, sobretudo, não a use para se lavar!

Agindo desta forma você contribui para a preservação do local, mantendo-o interessante aos que por ali passarão depois de você.

Boa montanha!

Cume Capivari Mirim
Início da trilha de subida, no final da rua de terra.
Antigo mercadinho da vila, hoje uma loja de materiais de construção. Um local como opção para estacionamento de veículos. Pedir permissão.
Passarela de pedestres sobre a rodovia em frente à vila, a entrada fica pouco antes, à direita.
Água ruim! Pequena bica, água que brota sob as pedras, porém imprópria para o consumo sem o adequado tratamento.
Ponto de estacionamento ao lado da Loja de Materiais de Contrução. Recomenda-se deixar o carro neste ponto e subir a pé os cerca de 500m de estradinha até o início da trilha. Mais acima há também como deixar o carro no quintal da casa do Sr. Antonio, pastor de uma igreja local. Pedir autorização.
Riacho com água de boa qualidade, no trecho inicial, ao lado esquerdo da trilha. Ficar atento ao barulho. Saída à esquerda da trilha, sentido da subida.
Local de acampamento próximo ao cume do Capivari Mirim
Primeiras pedras na trilha do Capivari Mirim, numa das passagens há um pequeno treco de escalaminhada.
Possível local para acampamento abaixo do cume do Capivari Mirim
Trilha Capivari Médio
Entrada da mata, trilha sentido do cume do Capivari Médio
Estacionamento para acampar, na casa do Sr. Antônio. Solicitar autorização. Não obstruir a estrada.

11则评论

• 的照片 jurandir candido

jurandir candido 2014-11-25

Opa Getúlio, tranquilo ? Esta está na minha lista de "a fazer"!!!

Por acaso você tem mapeada a trilha da mamona até a estação Marumbi ? Estou pensando em fazer este caminho na próxima subida ao olimpo.

Abraço,
    Jurandir.

gvogetta 2015-1-23

Salve Jurandir!
    Tudo na paz?

Desculpe, mas só vi sua msg. hoje, depois das correrias de final de ano e férias...
    Se ainda quiser a Tr. da Mamona, dê uma olhada nas minhas trilhas logo mais, vou publicá-la aqui no Wikiloc.
    Abraço!

• rafaelgava3 2017-9-7

我已使用过这条航迹  View more

Existe um ponto de água no final da antiga estrada, mas como comentado, a confiável está no inicio da trilha.

gvogetta 2018-3-12

Atualizadas algumas informações com base na última caminhada.

• 的照片 Leonardo Régnier

Leonardo Régnier 2018-3-19

Ótima narrativa da trilha. Valeu.

gvogetta 2018-4-25

Valeu Leonardo! Abraço!

• 的照片 Ícaro Paulichei

Ícaro Paulichei 2018-9-23

Excelente descrição!

• Rat_1969 2019-1-19

我已使用过这条航迹  View more

Boa descrição da trilha e da região, nível de dificuldade condiz com a avaliação atribuída pelo autor. A paisagem mudou um pouco, especialmente no início da trilha, mas nada que desabone.