Moving time  35分钟

记录日期 三月 2019

0.7
1.4

邻近 Estivado, Mato Grosso (Brazil)

Nobres é uma região riquíssima em belezas naturais, cortada por diversas serras como a Serra do Tombador, Quitanda, Cancela, Santa Rita, Cuiabazinho, ao Centro temos as Serras de Furnas e Quebó, onde esncondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras, grutas e fauna e flora exuberantes. Apesar de Nobres ter a fama de local com vários atrativos turístico a maioria dos pontos se encontra na vila que fica a 65 km da cidade, em Vila Bom Jardim, a maioria das atrações se localiza num raio de 30 km em torno da Vila. As visitas aos passeios principais requer reserva e agendamento nas agências de viagens locais e os valores variam de R$20 ( Lagoa das Araras ) até R$ 80 (Rio triste, Cachoeira Serra Azul e outros) esse preço é por pessoa. Um dos únicos locais que ainda não é cobrado é a cachoeira dos namorados. .A Trilha sai do centro da vila Bom Jardim, logo apos o restaurante Chapolim, você deve ir no restaurante e perguntar informações ao proprietário do restaurente e pedir autorização para entrar na propriedade, que segundo informações, pertence ao irmão. Todos o chamam de Chapolim, ele se veste a caráter quando está trabalhando no restaurante, que é uma boa dica para almoço no retorno da trilha Esta trilha tem aproximadamente 45 min. dentro de mata preservada. A trilha é fácil e bem marcada, logo no inicio tem que se passar por uma cerca de arame liso e ao lado de uma área de piquenique, particular. Considero esta trilha uma das melhores opções de passeio em Vila Bom Jardim, trilha com tamanho certo para uma cachoeira com água azul. Na verdade é um complexo de várias cachoeiras, aproximadamente umas cinco, além disso, entre as cachoeiras existe um poço azul, lindo, ótimo para tomar banho. Dica, ao chegar na cachoeira dos namorados, existe uma outra triha, do lado direito que desce, vá até o fim dela e você verá uma cachoeira com uma queda lindíssima, talves a mais bonita do complexo de cachoeiras. Estando em Vila Bom Jardim, não deixe de conhecer estas cachoeiras, vale muito a pena.
No restaurante tem lugar para parar o carro, também deve-se pedir autorização para se ir na trilha ao Chapolim, como é chamado o dono do restaurante que é irmão de um dos proprietários das terras acima
No final da rua tem se a entrada da trilha
Passar a cerca e ir em direção a mata
Este é o ponto exato onde entramos na mata
Existe uma cerca com arames lisos onde tem que se atravessar
quase toda a trilha é dentro da mata
Estas duas árvores são referências na trilha
Essa Pedra é uma referência na trilha
Esta árvore se destaca na mata e seu tronco tem uma coloração marrom bem diferente das demais, outra referência.
Durante o trajeto nos deparamos com vários cogumelos.
Esta grande pedra chata no meio da trilha é uma referência.
Grande tronco queimado, serve de referência
aqui temos uma pequena subida
A descida a direita, margeando a cerca deve ser uma trilha antiga que sai bem na estrada na saída de Vila Bom Jardim em direção ao Rio Triste
Saida da mata e início de vegetação típica do cerrado
Acima e abaixo deste poço azul, existem cachoeiras a se explorar. O poço da foto é um dos melhores locais para se tomar banho, possui uma pequena queda e um poço azul
Esta laje de pedra da acesso a cachoeira dos namorados mais acima alguns metros.
Cachoeira dos namorados, na verdade é uma série de quedas, aproximadamente cinco sendo a que fica no final da trilha é que se chama cachoeira dos Namorados, porém se continuar descendo a última cachoeira é muito bonita, considero até mais bonita que a Cachoeira dos namorados e melhor para tomar banho porque dá para chegar bem embaixo da queda.
aqui é a cachoeira dos namorados, dar para chegar embaixo da queda mas o melhor é não ficar em pé, porque escorrega muito, recomendo ficar sentado sob a queda. Muito bom para se sentir a força da água batendo nas costas e recuperar a energia para a volta.

• 的照片 Luís Eduardo (Caôca)

Luís Eduardo (Caôca) 2019-3-10

Esta é uma trilha de ótimo custo benefício, do tamanho ideal, não é muito curta também não é longa, sai de dentro da Vila e é toda dentro da mata e no final temos um circuito de quedas com águas azuis. Na parte inferior do circuito tem a queda que considero mais bonita, deve ter uns 4 metros de queda livre que dá uma ótima massagem nas costas. Este é um dos poucos lugares de Nobres que está entre as melhores atrações da região e ainda não é cobrado a sua entrada. Se for a Nobres, não deixe de conhecer. Aproveite este paraíso.